A educação do campo nos planos educacionais: uma análise crítica sobre as metas estabelecidas no Plano Municipal de Arapiraca

A educação do campo nos planos educacionais: uma análise crítica sobre as metas estabelecidas no Plano Municipal de Arapiraca

Autor(a)
Silva, Vanessa Araujo.
<wannessssaaraujo2011@hotmail.com>
Ano de publicação
2019
Data da defesa
12/07/2019
Curso/Outros
Pedagogia
Número de folhas
25
Tipo
TCC - Trabalho de Conclusão de Curso
Local
UFAL, Campus Arapiraca, Unidade Educacional ARAPIRACA
Resumo

Este artigo analisa algumas metas e estratégias do Plano Nacional de Educação (PNE) e do Plano Municipal de Educação de Arapiraca (PME/Arapiraca), bem como apresenta alguns encaminhamentos da Educação do Campo no Plano Estadual de Educação de Alagoas (PEE/AL). Analisa, ainda, alguns dados sobre Educação do campo, disponíveis em sites oficiais do governo federal. O interesse pela temática foi procedido pela seguinte questão: como o Município de Arapiraca tem assumido a Educação do Campo no Plano Municipal de Educação? Para responder à problemática lançada, realizaram-se os seguintes procedimentos metodológicos: pesquisa bibliográfica em autores que tratam da educação e em autores que discutem a política educacional; pesquisa documental nos planos já citados e em outros documentos, a exemplo da LDB 9.394/96; e análise de dados. Buscou-se fazer uma análise crítica das estratégias e metas analisadas, visando discutir sobre a Educação do Campo, levando-se em consideração o tratamento que o Estado tem atribuído às peculiaridades da cultura das populações do campo, bem como no tocante à necessidade de uma política educacional que compreenda essas questões. 

 

Abstract

This article looks at some of the goals and strategies of the National Education Plan (PNE) and the City of Arapiraca Education Plan (PME/Arapiraca), as well as features some referrals of education field in the State plan of Education of Alagoas (PEEP/AL). Analyzes, still, some data on the Education field, available on official sites of the federal Government. The interest in the subject was carried out by the following question: as the city of Arapiraca has taken the education field in the Municipal Plan of education? To respond to the problem were launched the following methodological procedures: bibliographical research on authors that deal with education and authors who discuss educational policy; documentary research on plans already mentioned and in other documents, such as the LDB 9,394/96; and data analysis. Sought to do a critical analysis of the strategies and goals tested, aiming to discuss the Education of the field, taking into consideration the treatment which the State has awarded the peculiarities of culture of the people of the country, as well as with regard to need for an educational policy that understands these issues. 

Orientador(a)
Dr.ª Silva, Jane Marinho da.
Banca Examinadora
Dr.ª Amorim, Maria Gorete Rodrigues de.
Dr.ª Moura, Severina Mártyr Lessa de.
Palavras-chave
Educação do campo.
Política educacional.
Plano Nacional de Educação (PNE).
Plano Municipal de Educação (PME) - Arapiraca.
Plano Estadual de Educação - Alagoas.
Áreas do Conhecimento/Localização
Coleção Propriedade Intelectual (CPI) - BSCA.
Categorias CNPQ
7.00.00.00-0 Ciências humanas.
Visualizações
249
Observações


Não foi possível exibir o PDF