O estudo em curso matinal, em escola de Arapiraca, afeta o desempenho e a saúde de adolescentes com cronotipos vespertinos

O estudo em curso matinal, em escola de Arapiraca, afeta o desempenho e a saúde de adolescentes com cronotipos vespertinos

Autor(a)
Melo, Carlianny Almeida de.
<carliany.almeida.melo@gmail.com>
Ano de publicação
2019
Data da defesa
10/05/2019
Curso/Outros
Ciências Biológicas
Número de folhas
63
Tipo
TCC - Trabalho de Conclusão de Curso
Local
UFAL, Campus Arapiraca, Unidade Educacional ARAPIRACA
Resumo

Os ritmos biológicos são os fenômenos vivos que se repetem ao longo do tempo, em que podem ocorrer num período de 24 horas (ritmos circadianos). Os ritmos circadianos possuem gênese em um conjunto de genes, conhecidos como genes relógio. Há três fenótipos humanos relacionados aos horários de sono e de atividades: Matutino, vespertino e intermediário. Indivíduos matutinos apresentam preferência por despertar nas primeiras horas da manhã e de dormir nas primeiras horas da noite, enquanto que os indivíduos vespertinos costumam dormir mais tarde, com maior dificuldade de acordar cedo. Os indivíduos intermediários apresentam flexibilidade em se ajustar à diferentes horários. Estudos têm demonstrado que alunos vespertinos tendem a apresentar menor rendimento escolar. Por conta disso, novos estudos são necessários para o entendimento e divulgação de seu impacto na saúde e na atividade humana. Em vista disso, o presente trabalho teve como objetivo analisar como os horários de estudo influenciam no aprendizado e na saúde dos estudantes do ensino médio em Arapiraca que apresentam diferentes cronotipos. O estudo foi realizado com 108 alunos, sendo que somente 66 alunos (14 vespertino moderado, 46 intermediário e 6 matutinos) estudaram os 3 anos na escola Quintella Cavalcanti. 51 estudam de manhã, 26 à tarde e 31 à noite. Para identificar os cronotipos foi usado o questionário de Horne-Ostberg (HO), para qualidade do sono o Mini-sleep Questionnaire (MSQ), para nível de sonolência a escala de sonolência de Epworth, de depressão pelo inventário de BECK e de agressividade, pelo questionário de Buss-Perry. As médias das notas das disciplinas foram comparadas através do método estatístico de Test-t de Student (p<0.05). Observou-se que alunos vespertinos que estudam pela manhã possuem notas com média inferior, níveis de sonolência fora do padrão, baixa qualidade do sono, dificuldades para dormir, níveis elevados de agressividade e predisposição a sintomas depressivos. Os dados revelam impacto na saúde mental e no rendimento escolar, de turnos incomuns aos cronotipos, principalmente vespertinos, podendo estimular políticas escolares  que busquem melhorias na qualidade de vida dos estudantes. 

Abstract

Biological rhythms are living phenomena that repeat over time, and can occur in a period of 24 hours (circadian rhythms). Circadian rhythms have genes in a set of genes, such as clock genes. There are three phenotypes related to sleep hours and activities: morning, afternoon and intermediate. Morning people have a preference in the main evening and evening sleeves, while evening sleepers tend to sleep later, with greater difficulty in waking up early. Students meet schedules at different times. The student enrollment figures tend to be a lower school income. For this reason, new studies are needed to understand and disseminate their impacts on human health and activity. In view of this, the present study had as an outcome as the study schedules of the non-learning influence and health of the high school students in Arapiraca that present different schedules. The course was carried out with 108 students, and only 66 students (14 returned to moderate, 46 intermediate and 6 morning) studied the 3 years in the Quintella Cavalcanti School. 51 study in the morning, 26 in the afternoon and 31 in the evening. For the calendar of sleep (Horn) questionnaires, for sleep quality Miniature Sleep Questioner (MSQ), for the degree of somnolence of an Epworth Sleepiness Scale, for the BECK inventory test and for aggressiveness, by the questionnaire Buss-Perry. As an average of the subjects' scores were compared using Student's t-test (p <0.05). Children who study the child's history have lower scores, standard sleepiness, poor sleep quality, difficulty sleeping, high levels of aggressiveness, and predisposition to depressive symptoms. The data show a mental performance and no school performance, of scheduling shifts, especially evening schedules, which are based on the school cycles that seek improvements in the quality of life of the students. 

Orientador(a)
Dr. Figueredo, Diego de Siqueira.
Banca Examinadora
Dr.ª Martins, Gleica Maria Correia.
Dr. Silva, Victor Menezes.
Palavras-chave
Estudantes.
Educação.
Saúde.
Cronotipos.
Sono.
Áreas do Conhecimento/Localização
Coleção Propriedade Intelectual (CPI) - BSCA.
Categorias CNPQ
2.00.00.00-6 Ciências biológicas.
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