A dança na educação física escolar: contribuições no trato com este conteúdo a partir de intervenções do PIBID Educação Física UFAL - Arapiraca no Ensino Médio

A dança na educação física escolar: contribuições no trato com este conteúdo a partir de intervenções do PIBID Educação Física UFAL - Arapiraca no Ensino Médio

Autor(a)
Santos, Rafaela Farias dos.
<rafaelafarias270@gmail.com>
Ano de publicação
2019
Data da defesa
16/04/2019
Curso/Outros
Educação Física
Tipo
TCC - Trabalho de Conclusão de Curso
Local
UFAL, Campus Arapiraca, Unidade Educacional ARAPIRACA
Resumo

Este trabalho de conclusão de curso teve sua produção desenvolvida no campo de conhecimento da Dança na Educação Física Escolar. Analisou-se as contribuições do trato com este conteúdo a partir das intervenções o Ensino Médio pelo PIBID Educação Física – UFAL-Arapiraca no Ensino Médio. Para fundamentar a pesquisa, foram utilizados estudos de teóricos, como Darido (2000), Marques (2010), Coletivo de Autores (1992), Brasileiro (2010) E Strazzacappa (2001), que abordam os dados históricos e filosóficos da dança, seu valor cultural, sua representação como arte e sua tradução e exploração de emoções. A metodologia utilizada se sustenta numa abordagem qualitativa do tipo não-experimental, que utiliza o questionário diagnóstico, planos de aula e relatórios de intervenção como instrumento para a coleta dos dados. Os resultados mostraram que as intervenções do PIBID possuem uma contribuição significativa no avanço da pedagogização da dança na escola, entretanto, em meio as problemáticas que rodeiam este conteúdo, defendemos que há a necessidade de um trato contínuo da dança nas aulas de Educação Física.  

Abstract

This work of completion of course, had its production developed in the field of knowledge of dance in Physical Education School. The objective of this study was to analyze the contributions of the deal with this content from the interventions of pibid Physical Education – Ufal-Arapiraca in high school. To substantiate the research, we used theoretical studies that address the historical and philosophical data of dance, its cultural value, its representation as art and its translation and exploitation of emotions. The methodology used is sustained in a non-experimental qualitative approach, which uses the diagnostic questionnaire, lesson plans and intervention reports as an instrument for data collection. The results showed that the interventions of the pibid have a significant contribution to the advancement of the pedagogization of dance in the school, however, amid the problems surrounding this content, we consider that there is a need for a continuous treatment of Dance in the lessons of Physical Education. 

Orientador(a)
Ma. Assis, Vannina de Oliveira.
Banca Examinadora
Ma. Santos, Petra Schnneider Lima dos.
Esp. Souza, Priscila Costa.
Palavras-chave
Educação física escolar.
Dança .
Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docencia (PIBID).
PIBID.
Cultura escolar.
Áreas do Conhecimento/Localização
Coleção Propriedade Intelectual (CPI) - BSCA.
Categorias CNPQ
4.00.00.00-1 Ciências da saúde.
Visualizações
294
Observações


Não foi possível exibir o PDF