Fatores envolvidos na identificação dos sinais de risco e intervenção precoce para o transtorno do espectro autista: uma revisão integrativa da literatura
Fatores envolvidos na identificação dos sinais de risco e intervenção precoce para o transtorno do espectro autista: uma revisão integrativa da literatura
<amanda_aparecida@hotmail.com> Santos, Lucila Melo dos.
<melolucila95@gmail.com>
O Transtorno do Espectro Autista (TEA) é considerado um transtorno do neurodesenvolvimento e é caracterizado por problemas na comunicação social e por comportamentos restritos e repetitivos. O presente artigo objetiva investigar, na produção acadêmica, como se dá a identificação dos sinais de risco do TEA pelos profissionais da saúde e a intervenção precoce. Trata-se de uma revisão integrativa da literatura de estudos publicados no período de 2009 a 2019, nos idiomas inglês, português e espanhol, utilizando as bases de dados SciELO e LILACS, via Biblioteca Virtual em Saúde (BVS). Os descritores utilizados foram: “Transtorno Autístico”, “Risco”, “Rastreamento” e “Intervenção Médica Precoce”. Foram incluídos 17 artigos e, a partir da leitura, foram criadas três categorias, evidenciando-se a necessidade de identificação dos sinais de risco do TEA, sendo que, muitas vezes, são inicialmente reconhecidos pelos familiares. Destaca-se ainda a necessidade da intervenção precoce e a limitação dos profissionais da saúde na identificação dos sinais de alerta do transtorno. Ademais, são diversos os instrumentos que podem ser utilizados no rastreamento do TEA, entretanto, há uma limitação na disponibilização destes no Brasil. Percebe-se a que há a necessidade de maior esclarecimento da população em geral, familiares e profissionais da saúde e educação quanto a percepção de sinais de risco para desenvolvimento de TEA, além da adoção de protocolos que exijam a efetiva utilização de instrumentos de identificação de risco e consequente intervenção precoce.
Esp. Machado, Sandro Lins.
Autismo - Fatores de risco.
Autismo - Rastreamento.
Intervenção médica precoce.
Acesso restrito definido pelas autoras. Provável liberação em 29 out. 2020.
Acesso aberto em 01 ago. 2022.