A concepção dos professores quanto ao ensino de matemática e as dificuldades enfrentadas nos anos iniciais do Ensino fundamental

A concepção dos professores quanto ao ensino de matemática e as dificuldades enfrentadas nos anos iniciais do Ensino fundamental 

Autor(a)
Silva, Jailson Izidio da.
<jailsonizidio@gmail.com>
Ano de publicação
2019
Data da defesa
03/09/2019
Curso/Outros
Matemática
Número de folhas
42
Tipo
TCC - Trabalho de Conclusão de Curso
Local
UFAL, Campus Arapiraca, Unidade Educacional ARAPIRACA
Resumo

O presente trabalho busca esclarecer até que ponto a dificuldade de aprendizagem de matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental está ligada às dificuldades que os professores têm de ministrar esta disciplina nesse período escolar. Tendo como objetivo principal compreender as razões que levam os alunos a apresentarem dificuldades na aprendizagem de Matemática a partir dos anos iniciais do ensino fundamental. Desse modo, escola, comunidade e alunos deparam-se com situações de difícil solução, no que se refere às dificuldades de aprendizagem apresentadas em sala de aula no decorrer do ano letivo, as quais, maioria das vezes, levam à reprovação. Frente a isso, nasceu o interesse em desenvolver uma pesquisa sobre as práticas docentes ocorridas na escola, especificamente, nos anos iniciais do ensino fundamental, em relação ao ensino da Matemática por professores, com o intuito de encontrar questões inerentes a esses fatores. A pesquisa foi realizada com 10 (dez) professores que atuam nos anos iniciais do Ensino Fundamental de escolas públicas de Arapiraca/AL. Percebeu-se que os professores dessa modalidade de ensino necessitam compreender que o ensino da matemática acontece em conformidade com as necessidades dos alunos e relacionado com o cotidiano dos mesmos, além de necessitarem de metodologias mais atrativas para garantir a positividade do processo ensino aprendizagem.


Abstract

The present work seeks to clarify to what extent the difficulty of learning mathematics in the early years of elementary school is linked to the difficulties that teachers have to teach this subject in this school period. With the main objective to understand the reasons that lead students to have difficulties in learning mathematics from the early years of elementary school. Thus, school, community and students face difficult situations to solve, regarding the learning difficulties presented in the classroom during the school year, which often lead to failure. In view of this, the interest was born in developing a research about the teaching practices that occurred in the school, specifically in the early years of elementary school, in relation to the teaching of mathematics by teachers, in order to find questions inherent to these factors. The research was conducted with 10 (ten) teachers who work in the early years of elementary school in public schools in Arapiraca / AL. It was noticed that teachers of this type of teaching need to understand that the teaching of mathematics happens in accordance with the needs of students and related to their daily lives, besides needing more attractive methodologies to ensure the positivity of the teachinglearning process.


Orientador(a)
Dr. Barros, José da Silva.
Coorientador(a)
Me. Silva, Cristiano Marinho da.
Banca Examinadora
Me. Silva, Eben Alves da.
Ma. Alves, Vanessa da Silva.
Palavras-chave
Ensino de matemática.
Prática pedagógica.
Aprendizagem - Dificuldades.
Áreas do Conhecimento/Localização
Coleção Propriedade Intelectual (CPI) - BSCA.
Categorias CNPQ
1.00.00.00-3 Ciências exatas e da terra.
Visualizações
273
Observações


Não foi possível exibir o PDF