Funcionalidade argumentativa das orações subordinadas adverbiais: uma proposta didática

Funcionalidade argumentativa das orações subordinadas adverbiais: uma proposta didática

Autor(a)
Santos, Marcelo Ferreira dos.
<marceloferreira_fs@hotmail.com>
Ano de publicação
2019
Data da defesa
07/10/2019
Curso/Outros
Letras - Língua Portuguesa
Número de folhas
36
Tipo
TCC - Trabalho de Conclusão de Curso
Local
UFAL, Campus Arapiraca, Unidade Educacional ARAPIRACA
Resumo

Este trabalho é uma proposta de estudo das orações subordinadas adverbiais por meio do seu papel argumentativo no texto, e não apenas com base em suas definições e/ou descrições sintáticas. Autores como Guimarães (2002) e Koch (2002) apresentam conjunções subordinativas operando com o princípio argumentativo sem expandir suas ideias ao nível da oração. Inicialmente pela revisão das ideias desses autores citados, essa pesquisa pretende, com base em Silva (2016) e Lima (2004), ampliar a discussão em torno do nível da oração, em específico das adverbiais, e como um todo, não apenas a seus conectores como se indica acima. Nesse sentido, lança uma proposta de que seria mais produtiva, no âmbito escolar, a familiarização dos alunos com a função argumentativa exercida diretamente pelas orações subordinadas, e não apenas a partir das conjunções que as introduzem. Tradicionalmente, as orações coordenadas e subordinadas são muito pouco estudadas sob o ponto de vista das relações que exercem no nível do texto. Torna-se, portanto, importante a percepção de que, por exemplo, as orações subordinadas substantivas e adjetivas estariam ligadas às suas principais para garantir a estrutura do enunciado, enquanto as subordinadas adverbiais estariam ligadas às suas principais para atender exigências do discurso. Em outras palavras, as orações Subordinadas Substantivas e Adjetivas operam em nível mais sintático e as Orações Subordinadas Adverbiais operam em nível mais semântico. Assim, perceber essas relações seria bem mais produtivo ao aluno para que desenvolvesse o pensamento crítico de ler, compreender e escrever os gêneros textuais do que a repetição das classificações das orações. Com base nessa visão, nasce uma proposta didática baseada na função argumentativa das orações subordinadas adverbiais como um todo e não apenas voltada às conjunções que as introduzem. 

Abstract


This job is a study proposal of adverbial subordinate clauses through their argumentative role in the text, and not just based on their definitions and / or syntactic descriptions. Authors such as Guimarães (2002) and Koch (2002) present subordinative conjunctions operating with the argumentative principle without expanding their ideas at the level of prayer. Initially by reviewing the ideas of these authors, this research aims, based on Silva (2016) and Lima (2004), to broaden the discussion around the level of prayer, specifically the adverbials, and as a whole, not just their connectors as shown above. In this sense, it launches a proposal that the students' familiarization with the argumentative function exercised directly by the subordinate clauses would be more productive in the school context, and not only from the conjunctions that introduce them. Traditionally, coordinated and subordinate prayers are very little studied from the point of view of their relationships at the level of the text. It is therefore important to realize that, for example, substantive and adjective subordinate clauses would be linked to their main ones in order to guarantee the structure of the utterance, while the adverbial subordinates would be linked to their principal to meet requirements discourse. In other words, Subordinate and Subjunctive clauses operate on a more syntactic level and Adverbial Subordinate Prayers operate at a more semantic level. Thus, realizing these relationships would be much more productive for the student to develop critical thinking of reading, understanding, and writing textual genres than repetition of classifications of sentences. Based on this vision, a didactic proposal based on the argumentative function of adverbial subordinate clauses as a whole is born and not only focused on the conjunctions that introduce them. 

Orientador(a)
Dr. Silva, Elias André da.
Banca Examinadora
Dr. Melo, Deywid Wagner de.
Dr.ª Oliveira, Eliane Vitorino de Moura.
Palavras-chave
Orações subordinadas adverbiais.
Função argumentativa.
Proposta didática.
Áreas do Conhecimento/Localização
Coleção Propriedade Intelectual (CPI) - BSCA.
Categorias CNPQ
8.00.00.00-2 Linguística, letras e artes.
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