O uso de material manipulável no processo de ensino aprendizagem dos números racionais

O uso de material manipulável no processo de ensino aprendizagem dos números racionais

Autor(a)
Lima, Adeval Rodrigues de.
<adeval115retiro@gmail.com>
Ano de publicação
2019
Data da defesa
17/10/2019
Curso/Outros
Matemática
Número de folhas
67
Tipo
TCC - Trabalho de Conclusão de Curso
Local
UFAL, Campus Arapiraca, Unidade Educacional ARAPIRACA
Resumo

O presente trabalho teve como proposta apresentar os reflexos do ensino tradicional e o uso de materiais manipuláveis como ferramenta facilitadora do processo de ensino dos números racionais, no qual o ensino de números racionais foi desenvolvido por aulas tradicionais e por meio de aplicações de sequências didáticas e manipulação do material concreto Equivalência de Frações. O trabalho é proposto em cinco etapas e baseado no conceito de frações equivalentes. Sua fundamentação teórica é embasada na Teoria dos Registros de Representações Semióticas, de Raymond Duval (2010), Lorenzato (2010), Parâmetros Curriculares Nacionais e a fundamentação metodológica é a Engenharia Didática, que foi usada para coleta de resultados. O trabalho foi aplicado na Escola Agrícola São Francisco de Assis, localizada na cidade de Junqueiro, em uma turma de 6° ano, a turma era composta por 30 alunos. Em uma avaliação geral das aulas ministradas tradicionalmente, verificou-se que 13 dos alunos envolvidos acertaram duas das 4 questões propostas, foi possível perceber que mesmo o conteúdo sendo bastante trabalhado em sala os alunos não conseguiram compreender sobre tais conceitos, já em relação ao teste aplicado após o uso das sequências didáticas e o  material manipulável, percebeu-se que os alunos tiveram um melhor desempenho e que todos os alunos conseguiram responder pelo menos dois itens propostos corretamente. Com a aplicação e a coleta dos resultados dessa pesquisa foi possível constatar que se pode ensinar matemática de maneira prazerosa aos alunados, percebendo que o ensino tradicional em sala de aula é importante, porém não é o único recurso existente, podendo cada vez mais oferecer aos alunos metodologias diferentes no ensino da matemática. 

 

Abstract

This paper aims to present a reflection on the traditional way of teaching mathematics and the use of manipulable materials, in which the teaching of rational numbers was developed by traditional classes and through the application of didactic sequences and manipulation of concrete material Equivalence of Fractions. The work is proposed in stages and based on the concept of equivalent fractions. Its theoretical foundation is based on the Theory of Semiotic Representation Records, by Raymond Duval (2010), Lorenzato (2010), National Curriculum Parameters and the methodological foundation is Didactic Engineering, which was used to collect results. The work was applied at the São Francisco de Assis Agricultural School, located in the city of Junqueiro, in a 6th grade class, consisted of 30 students. In a general evaluation of the traditionally taught classes, it was found that 43.3% of the students correctly answered 50% of the proposed questions, it was possible to notice that even with the content being worked in class, the students could not understand about these concepts, but when the test was applied after the use of the didactic sequences and the manipulable material, it was noticed that the students performed better and that all students were able to answer correctly at least two of the proposed items. The application and collection of the results of this research allowed me to see that we can teach mathematics in a pleasurable way to our students, I realized that traditional classroom teaching is important, but it is not the only existing resource, we can increasingly offer our students different methodologies in math teaching. 

Orientador(a)
Dr. Barros, José da Silva.
Coorientador(a)
Me. Silva, Cristiano Marinho da.
Banca Examinadora
Dr.ª Souza, Ademária Aparecida de.
Dr.ª Fonseca, Simone Silva da.
Palavras-chave
Representações semióticas.
Números fracionários.
Material manipulável.
Ensino tradicional.
Áreas do Conhecimento/Localização
Coleção Propriedade Intelectual (CPI) - BSCA.
Categorias CNPQ
1.00.00.00-3 Ciências exatas e da terra.
Visualizações
521
Observações


Não foi possível exibir o PDF