Padaria Lanchonete Ouro Preto: plano de negócio para análise da viabilidade da implantação no município de Arapiraca

Padaria Lanchonete Ouro Preto: plano de negócio para análise da viabilidade da implantação no município de Arapiraca 

Autor(a)
Macedo, Ana Karla da Silva.
<anakarla.1994@hotmail.com>
Ano de publicação
2019
Data da defesa
22/05/2019
Curso/Outros
Administração
Número de folhas
64
Tipo
TCC - Trabalho de Conclusão de Curso
Local
UFAL, Campus Arapiraca, Unidade Educacional ARAPIRACA
Resumo

O plano de negócio é uma ferramenta potencial para utilização na tomada de decisão sobre implantações, expansões ou mudança de localidade, que auxilia a todo e qualquer empreendedor que identifica uma oportunidade e queira aproveitá-la. O propósito da presente monografia é a elaboração de um plano de negócio que visa expor o planejamento de ações para a implantação de uma Padaria Lanchonete no Município de Arapiraca. Um plano de negócio tem por base a elaboração de um passo-a-passo, um mapa que mostrará o percurso a ser seguido para a montagem do negócio, conduzindo o empreendedor a uma visão estratégica deste, diminuindo os riscos e incertezas futuras. O desenvolvimento deste iniciou-se na disciplina de Pesquisa de Marketing com a estruturação da ideia de negócio e um estudo exploratório, através de pesquisas secundárias, com o intuito de evidenciar a necessidade da implantação do empreendimento na referida cidade. As informações colhidas serviram como base para a elaboração do plano de negócio, desenvolvido através do software livre “Plano de Negócio” do SEBRAE/Minas Gerais. No decorrer do trabalho será apresentado detalhadamente, o empreendimento, a atividade a ser desenvolvido, o caminho a ser percorrido para a sua implantação, assim como, a viabilidade econômica do mesmo. 

Abstract

The business plan is a potential tool for use in decision-making on deployments, expansions or relocation, which assists any entrepreneur who identifies an opportunity and wants to take advantage of it. The purpose of this monograph is to draw up a plan of business that aims to expose the planning of actions for the implantation of a Bakery Cafeteria in the Municipality of Arapiraca. A business plan is based on the elaboration of a step-by-step, a map that will show the course to be followed for the assembly of the business, leading the entrepreneur to a strategic vision of this, reducing future risks and uncertainties. The development of this, began in the discipline of Marketing Research with the structuring of the business idea and an exploratory study, through secondary researches, with the intention of evidencing the need of the implementation of the enterprise in that city. The information gathered served as a basis for the elaboration of the business plan, developed through the free software "Business Plan" of SEBRAE / Minas Gerais. In the course of the work will be presented in detail, the enterprise, the activity to be developed, the way to be traveled for its implementation, as well as the economic viability of it. 

 

Orientador(a)
Dr. Silva, Egberto Pedro da.
Banca Examinadora
Dr.ª Souza, Ademária Aparecida de.
Ma. Souza, Emanuelle de Sales Oliveira.
Palavras-chave
Lanchonete.
Plano de negócios.
Empreendimento.
Padaria.
Áreas do Conhecimento/Localização
Coleção Propriedade Intelectual (CPI) - BSCA.
Categorias CNPQ
6.00.00.00-7 Ciências sociais aplicadas.
Visualizações
358
Observações


Não foi possível exibir o PDF