Análise da compreensão de estudantes da Educação básica em relação às infecções sexualmente transmissíveis

Análise da compreensão de estudantes da Educação básica em relação às infecções sexualmente transmissíveis

Autor(a)
Santos, Mônica Fagundes dos.
<monica.fagundes@gmail.com>
Ano de publicação
2019
Data da defesa
26/09/2019
Curso/Outros
Ciências Biológicas
Número de folhas
69
Tipo
TCC - Trabalho de Conclusão de Curso
Local
UFAL, Campus Arapiraca, Unidade Educacional ARAPIRACA
Resumo

A adolescência é fase mais intensa da vida humana, na qual o indivíduo também se encontra mais suscetível a contrair uma Infecção Sexualmente Transmissível (IST), visto que o seu conhecimento é condicionado à complexidade da vivência da sexualidade nesse período. O baixo conhecimento sobre as infecções e suas formas de prevenção, somados a outras vulnerabilidades, levam os adolescentes a se expor a situações de risco. Nesse contexto, é notado que um número cada vez maior de jovens adolescentes têm sido atingidos pelas IST. Diante disso, a presente pesquisa buscou realizar uma análise comparativa acerca compreensão dos adolescentes estudantes do ensino fundamental e médio de duas escolas públicas de educação básica de Arapiraca (AL) sobre as Infecções Sexualmente Transmissíveis. Tratando-se de um estudo exploratório, descritivo de natureza qualiquantitativa realizado entre 2016 e 2017 em duas escolas da Zona Urbana de Arapiraca, Alagoas, sendo uma de Ensino Fundamental II (Escola I) e outra de Ensino Médio (Escola II), selecionadas aleatoriamente. São participantes desta pesquisa 368 alunos, 119 da Escola I e 249 da Escola II, com faixa etária entre 13 e 19 anos de idade pertencentes aos sexos masculino e feminino. Após o cumprindo os preceitos éticos, a coleta de dados foi realizada com a aplicação de um questionário semiestruturado, os quais foram organizados em uma planilha do Microsoft Office Excel 2010, nas quais as variáveis sociodemográficas e questões objetivas foram tratadas com estatística descritiva (média, desvio padrão, frequência absoluta, frequência relativa). Para avaliação das questões subjetivas foi realizada análise de conteúdo na modalidade temática, com o auxílio do software Iramuteq versão 0.7 alpha 2. Dentre os estudantes da escola I, houve predominância do sexo feminino (58,0 %) com média de idade média de idade dos alunos desta escola corresponde a 14,5 anos (±1,24). Na escola II também houve predominância do sexo feminino (63,85%), com média de idade de 16,7 anos (±1,29). Sobre o julgamento dos estudantes em relação ao próprio conhecimento a respeito das IST, 32,9% declaram ter conhecimento baixo, 53,0% conhecimento médio, 13,6% conhecimento alto. Com base na CHD, foram obtidas 2 categorias temáticas denominadas: IST reconhecidas pelos estudantes e a concepção dos estudantes sobre a profilaxia às IST, com aproveitamento de 83,5% do corpus textual. Dentro das duas categorias, a IST e forma de prevenção mais conhecida pelos escolares de ambos os níveis foi o HIV/AIDS (p<0,0001) e o preservativo (p<0,0001). Uma pequena parcela reconhece outros tipos de IST e formas de prevenção, acreditando que o uso de métodos contraceptivos possa prevenir as IST. Além disso, os estudantes do ensino fundamental acreditam que o câncer do colo de útero é uma IST e os dois níveis fazem confusão sobre o conceito HIV/AIDS. Observou-se ainda que os estudantes do ensino médio reconhecem mais tipos de IST e forma de prevenção do que os estudantes do ensino fundamental. Entretanto, os dois níveis, desconhecem principalmente outras formas de prevenção. A respeito do julgamento de conhecimento não houve coerência entre o autojulgamento e o real conhecimento demonstrado pelos estudantes. Nesse contexto, considerando que o baixo nível de conhecimento contribui para o aumento da vulnerabilidade dos jovens as IST, é possível que a realidade observada por meio desse estudo e em tantos outros, esteja refletindo no aumento da incidência de jovens infectados, na mesma faixa etária, no país. Assim, os resultados obtidos sugerem a necessidade de se intensificar a abordagem da temática como um tema transversal no ensino fundamental II e no ensino médio, no âmbito da educação e da promoção de saúde na escola. 
 

Abstract

Adolescence is the most intense phase of human life, in which the individual is also more susceptible to contracting a Sexually Transmitted Infection (STI), since their knowledge is conditioned to the complexity of the experience of sexuality in this period. Low knowledge about infections and their prevention methods, together with other vulnerabilities, lead adolescents to expose themselves to risk situations. In this context, it is noted that an increasing number of young adolescents have been affected by STIs. Given this, the present research sought to perform a comparative analysis on the understanding of adolescent elementary and high school students from two public schools of city Arapiraca (AL) about Sexually Transmitted Infections subject. This is an exploratory, descriptive study of qualitative and quantitative nature conducted between 2016 and 2017 in two schools in the Arapiraca Urban Zone, one of Elementary School II (School I) and another of High School (School II) both than was select randomly. Participants in this research are 368 students, 119 from School I and 249 from School II, with ages between 13 and 19 years old belonging to males and females. After complying with the ethical precepts, data collection was performed using a semi-structured questionnaire, which was organized in a Microsoft Office Excel 2010 spreadsheet, in which sociodemographic variables and objective questions were treated with descriptive statistics (mean, standard deviation, absolute frequency, relative frequency). For the evaluation of subjective questions, content analysis was performed using thematic modality, with the aid of Iramuteq software version 0.7 alpha 2. Among the students from school I, there was a predominance of females (58.0%) with average age of the students correspond to 14.5 years (± 1.24). In school II there was also a predominance of females (63.85%), with a mean age of 16.7 years (± 1.29). Regarding the students' judgment regarding their own knowledge about STIs, 32.9% report low knowledge, 53.0% average knowledge, 13.6% high knowledge. Based on the CHD, two thematic categories were obtained: STIs recognized by the students and the students' conception of STI prophylaxis, with 83.5% of the textual corpus was successful for the research. Within the two categories, STI and the best known form of prevention by students at both levels was HIV / AIDS (p <0.0001) and condoms (p <0.0001). A small portion recognize other types of STIs and forms of prevention, believing that the use of contraceptive methods can prevent STIs. In addition, elementary students believe that cervical cancer is an STI and both levels confuse the concept of HIV / AIDS. It was also observed that high school students recognize more types of STI and form of prevention than elementary school students. However, both levels are unaware of other forms of prevention. Regarding the judgment of knowledge, there was no coherence between self-judgment and the actual knowledge demonstrated by the students. In this context, considering that the low level of knowledge contributes to the increased vulnerability of young people to STIs, it is possible that the reality observed through this study and many others is reflecting the increased incidence of infected young people in the same age group, including in the country. Thus, the results suggest the need to intensify the approach of the theme as a transversal subject in elementary school II and high school, in the context of education and health promotion at school.
 

Orientador(a)
Dr.ª Bezerra, Maria Lusia de Morais Belo.
Banca Examinadora
Ma. Amorim, Ana Maria da Silva.
Ma. Santos, Cícera Lopes dos.
Palavras-chave
Ensino fundamental.
Adolescente.
Ensino médio.
Infecção Sexualmente Transmissível (IST).
Áreas do Conhecimento/Localização
Coleção Propriedade Intelectual (CPI) - BSCA.
Categorias CNPQ
2.00.00.00-6 Ciências biológicas.
Visualizações
120
Observações


Não foi possível exibir o PDF