A utilização e produção de histórias em quadrinhos curtas (tirinhas) como proposta lúdica nas aulas de ciências

A utilização e produção de histórias em quadrinhos curtas (tirinhas) como proposta lúdica nas aulas de ciências

Autor(a)
Santos, Luiz Carlos dos.
<luizcarlos592@hotmail.com>
Ano de publicação
2019
Data da defesa
01/11/2019
Curso/Outros
Ciências Biológicas
Número de folhas
37
Tipo
TCC - Trabalho de Conclusão de Curso
Local
UFAL, Campus Arapiraca, Unidade Educacional ARAPIRACA
Resumo

Frente à realidade da educação básica brasileira são debatidos diversos problemas que dificultam o processo de aprendizagem dos alunos e soluções que amenizem ou sanem tais situações como: inovações, recriação e diversas maneiras que despertem a atenção dos educandos para que possam aprender. O lúdico vem se tornando uma das alternativas mais viáveis neste processo de ensino e aprendizagem. Dentro desse contexto, o uso das Histórias em Quadrinhos curtas (HQ’s), ou seja, das tirinhas em sala de aula é uma ferramenta que gera diversos benefícios aos envolvidos nesse ambiente escolar, entre eles pode-se citar: o exercício da escrita, aquisição de vocabulário, desenvolvimento da leitura e outras características que podem ser estendidas ao processo de elaboração das histórias. Partindo dessa hipótese, este trabalho teve como objetivo mostrar uma experiência didática realizada com alunos do 7° ano do ensino fundamental na disciplina de ciências, que constou com o uso e elaboração de tirinhas, e como objetivos específicos, buscaram-se: avaliar e analisar a aceitação do uso das tirinhas em sala de aula pelos  alunos participantes; mostrar as dificuldades e as vantagens inerentes com o trabalho das tirinhas em sala de aula, e; estabelecer uma articulação entre os conhecimentos da disciplina de ciências e entre o uso das tirinhas. Dessa forma, para realização da intervenção, uma turma de 42 alunos foi dividida em seis grupos, e a intervenção foi dividida em dois momentos: no primeiro, foram distribuídas nove tirinhas sobre a disciplina de ciências para possível interpretação e elaboração de respostas sobre o tema; no segundo momento, foi utilizada uma imagem que continha uma frase com uma mensagem sobre a importância da conservação dos recursos ambientais e, ao mesmo tempo, foram discutidos os problemas, suas causas e consequências na natureza. Logo em seguida, foi solicitado que os alunos produzissem uma tirinha utilizando-se dessa temática. Como resultado, notou-se que alguns grupos tiveram dificuldade tanto em interpretar as tirinhas disponibilizadas quanto em elaborar as mesmas. No entanto, houve resultados bastante motivadores, pois permitiu o incentivo à reflexão e a uma maior atuação dos alunos, tornando-os mais ativos em sala de aula. E que, por fim, ficou evidente que atividades lúdicas, mais precisamente o uso das tirinhas na sala de aula, são prazerosas, despertam a curiosidade e a criatividade dos alunos. E como proposta, a necessidade no contínuo uso de tirinhas e demais atividades lúdicas, pela turma trabalhada e pelas demais salas de aulas. 
 

Abstract

Facing the reality of Brazilian basic education, several problems are discussed that hamper the learning process of students and solutions that soften or remedy such situations as: innovations, recreation and various ways that draw students' attention so that they can learn. The playful has become one of the most viable alternatives in this process of teaching and learning. Within this context, the use of comics (short comics), that is, of the comics in the classroom is a tool that generates several benefits to those involved in this school environment, among them we can mention: the exercise of writing, acquisition vocabulary development, reading development, and other characteristics that can be extended to the story-making process. Based on this hypothesis, this work aimed to show a didactic experience with students of the 7th year of elementary school in the discipline of science, which consisted of the use and elaboration of strips, and as specific objectives, sought to evaluate and analyze the acceptance of the use of comic strips in the classroom by the participating students; show the difficulties and advantages inherent in the work of the comic strips in the classroom; to establish an articulation between the knowledge of the discipline of science and between the use of strips. Thus, for the intervention, a class of 42 students was divided into six groups, and the intervention was divided into two moments: in the first, nine comic strips were distributed on the discipline of sciences for possible interpretation and elaboration of conscious answers; in the second moment, an image was used that contained a sentence with a message about the importance of conservation of environmental resources and, at the same time, the problems, their causes and consequences in nature were discussed. Soon after, students were asked to produce a comic strip using this theme. As a result, it was noted that some groups had difficulty both in interpreting the strips made available and in elaborating them. However, there were very motivating results, as it allowed the students to reflect on their work and make them more active in the classroom. And finally, it became clear that play activities, more precisely the use of comics in the classroom, are more pleasurable, arouse the curiosity and creativity of the students. And as a proposal, the need in the continuous use of strips and other play activities, by the class worked and by the otheereza 

Orientador(a)
Dr.ª Albuquerque, Tereza Cristina Cavalcanti de.
Banca Examinadora
Esp. Carnauba, Anderson Ferreira.
Dr. Costa, Jefferson Silva.
Palavras-chave
Aprendizagem.
Ensino de ciências.
Educação lúdica.
Áreas do Conhecimento/Localização
Coleção Propriedade Intelectual (CPI) - BSCA.
Categorias CNPQ
2.00.00.00-6 Ciências biológicas.
Visualizações
417
Observações


Não foi possível exibir o PDF