Sugestão de conteúdo verbal para a Educação Básica: variação de uso dos tempos verbais Pretérito Imperfeito (PTI) e Futuro do Pretérito (FPT) em construções hipotéticas

Sugestão de conteúdo verbal para a Educação Básica: variação de uso dos tempos verbais Pretérito Imperfeito (PTI) e Futuro do Pretérito (FPT) em construções hipotéticas 

Autor(a)
Magalhães, Lucas Antonio Bezerra.
<lucas.magalhaes@arapiraca.ufal.br>
Ano de publicação
2019
Data da defesa
09/10/2019
Curso/Outros
Letras - Língua Portuguesa
Número de folhas
47
Tipo
TCC - Trabalho de Conclusão de Curso
Local
UFAL, Campus Arapiraca, Unidade Educacional ARAPIRACA
Resumo

Este trabalho visa apresentar uma sugestão de um conteúdo verbal para Educação Básica: Discussão sobre a variação de uso dos tempos verbais Futuro do Pretérito (FPT) e Pretérito Imperfeito (PTI) em construções hipotéticas. Esse fenômeno foi verificado no do Livro Didático (LD), em oito exemplares, do 6° Ano do Ensino Fundamental ao 3° Ano do Ensino Médio. A questão central é verificar se os livros adotados e selecionados contemplam ou não esse conteúdo e, se contemplam, como propõem sua apresentação para os alunos. Em produções do tipo “Eu poderia trabalhar se eu tivesse saúde”, a condicionante hipotética para que pudesse trabalhar seria ter saúde. Neste exemplo, a forma verbal que apresenta esse sentido condicional não é o pretérito perfeito, mas, sim, o futuro do pretérito na forma “poderia”. Entretanto, é muito comum no PB o uso do Pretérito Imperfeito nesses contextos, estruturando-se da seguinte forma: “Eu podia trabalhar, se eu tivesse saúde”. A partir dessas verificações, será apresentada a sugestão do conteúdo da variação descrita, de maneira que esse assunto seja abordado de modo o mais contextualizado possível, ou seja, mais voltado ao uso corrente do que a prescrição canônica, assim, fugindo um pouco aos padrões que são apresentadas atualmente na Educação Básica como se espera seja a proposta pelo livro didático de Língua Portuguesa.  

 

Abstract

This paper aims to propose a verbal content for Basic Education: Discussion about the co-occurrence of the Imperfect Past (PTI) and of the future of the past (FPT) verbal tenses in hypothetical constructions. This phenomenon is being verified in the textbook space, in 08 copies, from the 6th grade of elementary school to the 3rd grade of high school. The central question is whether or not the adopted and selected books contemplate this content and, if they contemplate it, how it is proposed to students. In “I could work if I were healthy” productions, the hypothetical condition that I could work was to be healthy. In this example, the verbal form that presents this conditional meaning is not the perfect past tense, but the future of the past tense in the form of "could". “Therefore, the most frequent use of the past tense future is 'metaphorical', for the expression of unreality, which suggested for that verbal tense the denomination of 'conditional'” (CÂMARA JR., 2011, p. 101). However, it is very common in PB the use of the imperfect tense in these contexts, structured as follows: “I could work if I were healthy”. From these verifications, the suggestion of the content of the variation described above will be presented, so that this subject is approached in the most contextualized possible way, that is, more focused on current use than canonical prescription. Thus, a little off from the standards that are currently presented in Basic Education as expected is proposed by the Portuguese language textbook. 

Orientador(a)
Dr. Silva, Elias André da.
Banca Examinadora
Dr.ª Oliveira, Eliane Vitorino de Moura.
Dr.ª Vitório, Elyne Giselle de Santana Lima Aguiar.
Palavras-chave
Língua portuguesa.
Tempos verbais - Variação de uso.
Livros didáticos - Conteúdo verbal.
Áreas do Conhecimento/Localização
Coleção Propriedade Intelectual (CPI) - BSCA.
Categorias CNPQ
8.00.00.00-2 Linguística, letras e artes.
Visualizações
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