Elaboração e análise de sequências didáticas: possibilidades de integração entre a química e as relações étnico-raciais a partir da temática café

Elaboração e análise de sequências didáticas: possibilidades de integração entre a química e as relações étnico-raciais a partir da temática café

Autor(a)
Santos, Deysiane Alves Lima dos.
<deyseals@gmail.com>
Ano de publicação
2020
Data da defesa
18/02/2020
Curso/Outros
Química
Número de folhas
71
Tipo
TCC - Trabalho de Conclusão de Curso
Local
UFAL, Campus Arapiraca, Unidade Educacional ARAPIRACA
Resumo

Tendo em vista as exigências curriculares postas pela lei 10.639/03, verifica-se a necessidade de ampliar a discussão da temática étnico-racial no campo das ciências da natureza, em especial por meio da elaboração de propostas didático-pedagógicas que envolvam a temática em sala de aula. Em contrapartida, percebe-se que mesmo com as exigências curriculares os cursos de licenciatura não têm dado a real atenção para esta demanda. Nesse sentido, discutir sobre a formação de professores no Brasil é fator primordial para que a discussão a respeito da diversidade cultural chegue às salas de aula e a Lei 10.639 seja de fato efetivada. Considerando o cenário apresentado, o presente trabalho visou contribuir com o debate que envolve a inclusão da temática étnico-racial em sala de aula, através de uma oficina pedagógica realizada com 11 discentes do curso de licenciatura em Química, participantes do Programa de Residência Pedagógica da Universidade Federal de Alagoas – Campus de Arapiraca. Essa oficina pedagógica teve como foco a elaboração e análise de sequências didáticas que possibilitassem a integração entre a química e as relações étnico-raciais. Vale assinalar que a análise das sequências didáticas aqui realizada antecede sua aplicação em sala de aula.Foram elaboradas cinco sequências didáticas que apresentaram um total de 22 atividades, variando entre 3 e 7 atividades numa mesma proposta. As 22 atividades foram agrupadas em seis categorias e analisadas com o olhar nas dimensões epistêmicas e pedagógicas propostas por Mehéut (2005). A dimensão epistêmica foi observada em 19 atividades, onde a partir de um tema gerador que foi o café, trabalhou-se o contexto social do mesmo a partir de discussões problematizadas envolvendo a temática racial, bem como conceitos químicos definidos, como por exemplo soluções químicas, funções orgânicas, substâncias e misturas. A dimensão pedagógica foi observada em 12 atividades, por meio de discussões, atividades experimentais investigativas, construção de modelos moleculares, produção de vídeos, uso de simuladores computacionais, análise de músicas e textos. Acredita-se que as atividades propostas podem contribuir para construção de sentidos e significados a partir da abordagem de conteúdos químicos por meio de um contexto real (dimensão epistêmica) e processos de interação social desencadeados pelas discussões em sala de aula entre os professor-alunos e alunos-alunos (dimensão pedagógica). 

Abstract

In view of the curricular requirements laid down by law 10.639 / 03, there is a need to broaden the discussion of the ethnic-racial theme in the field of natural sciences. This can be accomplished, for example, through the elaboration of didactic-pedagogical proposals that involve the theme in classroom. Moreover, it is clear that even with curricular requirements, undergraduate courses have not given real attention to this demand. In this sense, discussing about teacher education in Brazil is a key factor for the discussion of cultural diversity to reach classrooms and Law 10,639 be effectively implemented. Considering the presented scenario, the present work aimed to contribute to the debate that involves the inclusion of ethnic-racial themes in the classroom, through a pedagogical workshop held with 11 students of the Chemistry degree course, participants in the Pedagogical Residency Program of Federal University of Alagoas - Arapiraca Campus. This pedagogical workshop focused on the elaboration and analysis of didactic sequences that would enable the integration between chemistry and ethnic-racial relations. It is worth noting that the analysis of the didactic sequences performed here precedes its application in the classroom. Five didactic sequences were elaborated and presented a total of 22 activities, varying between 3 and 7 activities in the same sequence. The 22 activities were grouped into six categories and analyzed in the light of the epistemic and pedagogical dimensions proposed by Mehéut (2005). The epistemic dimension was observed in 19 activities, where from a generating theme that was coffee, the social context of it was developed and analyzed from problematized discussions involving the racial theme, as well as defined chemical concepts, such as chemical solutions, organic functions, substances and mixtures. The pedagogical dimension was observed in 12 activities, through discussions, investigative experimental activities, construction of molecular models, production of videos, use of computer simulators, analysis of music and texts. It is believed that the proposed activities can contribute to the construction of senses and meanings by approaching chemical contents through a real context (epistemic dimension) and processes of social interaction triggered by classroom discussions between teacher-students and student-students (pedagogical dimension).

Orientador(a)
Dr. Francisco Júnior, Wilmo Ernesto.
Banca Examinadora
Dr. Araújo, Adelmo Fernandes.
Dr.ª Oliveira, Iara Terra de.
Palavras-chave
Formação de professores .
Relações étnico-raciais.
Ensino de química.
Sequências didáticas.
Áreas do Conhecimento/Localização
Coleção Propriedade Intelectual (CPI) - BSCA.
Categorias CNPQ
1.00.00.00-3 Ciências exatas e da terra.
Visualizações
237
Observações


Não foi possível exibir o PDF