Elaboração e análise de sequências didáticas: possibilidades de integração entre a química e as relações étnico-raciais a partir da temática café
Elaboração e análise de sequências didáticas: possibilidades de integração entre a
química e as relações étnico-raciais a partir da temática café
<deyseals@gmail.com>
Tendo em vista as exigências curriculares postas pela lei 10.639/03, verifica-se a necessidade de ampliar a discussão da temática étnico-racial no campo das ciências da natureza, em especial por meio da elaboração de propostas didático-pedagógicas que envolvam a temática em sala de aula. Em contrapartida, percebe-se que mesmo com as exigências curriculares os cursos de licenciatura não têm dado a real atenção para esta demanda. Nesse sentido, discutir sobre a formação de professores no Brasil é fator primordial para que a discussão a respeito da diversidade cultural chegue às salas de aula e a Lei 10.639 seja de fato efetivada. Considerando o cenário apresentado, o presente trabalho visou contribuir com o debate que envolve a inclusão da temática étnico-racial em sala de aula, através de uma oficina pedagógica realizada com 11 discentes do curso de licenciatura em Química, participantes do Programa de Residência Pedagógica da Universidade Federal de Alagoas – Campus de Arapiraca. Essa oficina pedagógica teve como foco a elaboração e análise de sequências didáticas que possibilitassem a integração entre a química e as relações étnico-raciais. Vale assinalar que a análise das sequências didáticas aqui realizada antecede sua aplicação em sala de aula.Foram elaboradas cinco sequências didáticas que apresentaram um total de 22 atividades, variando entre 3 e 7 atividades numa mesma proposta. As 22 atividades foram agrupadas em seis categorias e analisadas com o olhar nas dimensões epistêmicas e pedagógicas propostas por Mehéut (2005). A dimensão epistêmica foi observada em 19 atividades, onde a partir de um tema gerador que foi o café, trabalhou-se o contexto social do mesmo a partir de discussões problematizadas envolvendo a temática racial, bem como conceitos químicos definidos, como por exemplo soluções químicas, funções orgânicas, substâncias e misturas. A dimensão pedagógica foi observada em 12 atividades, por meio de discussões, atividades experimentais investigativas, construção de modelos moleculares, produção de vídeos, uso de simuladores computacionais, análise de músicas e textos. Acredita-se que as atividades propostas podem contribuir para construção de sentidos e significados a partir da abordagem de conteúdos químicos por meio de um contexto real (dimensão epistêmica) e processos de interação social desencadeados pelas discussões em sala de aula entre os professor-alunos e alunos-alunos (dimensão pedagógica).
In view of the curricular requirements laid down by law 10.639 / 03, there is a need to
broaden the discussion of the ethnic-racial theme in the field of natural sciences. This
can be accomplished, for example, through the elaboration of didactic-pedagogical
proposals that involve the theme in classroom. Moreover, it is clear that even with
curricular requirements, undergraduate courses have not given real attention to this
demand. In this sense, discussing about teacher education in Brazil is a key factor for
the discussion of cultural diversity to reach classrooms and Law 10,639 be effectively
implemented. Considering the presented scenario, the present work aimed to
contribute to the debate that involves the inclusion of ethnic-racial themes in the
classroom, through a pedagogical workshop held with 11 students of the Chemistry
degree course, participants in the Pedagogical Residency Program of Federal
University of Alagoas - Arapiraca Campus. This pedagogical workshop focused on
the elaboration and analysis of didactic sequences that would enable the integration
between chemistry and ethnic-racial relations. It is worth noting that the analysis of
the didactic sequences performed here precedes its application in the classroom.
Five didactic sequences were elaborated and presented a total of 22 activities,
varying between 3 and 7 activities in the same sequence. The 22 activities were
grouped into six categories and analyzed in the light of the epistemic and
pedagogical dimensions proposed by Mehéut (2005). The epistemic dimension was
observed in 19 activities, where from a generating theme that was coffee, the social
context of it was developed and analyzed from problematized discussions involving
the racial theme, as well as defined chemical concepts, such as chemical solutions,
organic functions, substances and mixtures. The pedagogical dimension was
observed in 12 activities, through discussions, investigative experimental activities,
construction of molecular models, production of videos, use of computer simulators,
analysis of music and texts. It is believed that the proposed activities can contribute
to the construction of senses and meanings by approaching chemical contents
through a real context (epistemic dimension) and processes of social interaction
triggered by classroom discussions between teacher-students and student-students
(pedagogical dimension).
Dr.ª Oliveira, Iara Terra de.
Relações étnico-raciais.
Ensino de química.
Sequências didáticas.