O perfil socioeconômico da feira livre de Teotônio Vilela: a cidade, os feirantes e os consumidores
O perfil socioeconômico da feira livre de Teotônio Vilela: a cidade, os feirantes e os consumidores
<pereirawellington205@gmail.com>
Este trabalho refere-se à feira livre do município de Teotônio Vilela, apresentando
como objetivo principal, investigar as contribuições econômicas e sociais que a
mesma possui para o município, que mesmo através dos anos, resiste e faz parte da
rotina semanal dos munícipes e moradores das adjacências, bem como a
organização e melhorias para a comercialização local, fator importante para análise
de estudo. Para isso, é necessário mapear os produtos ou setores de produtos
comercializados, mapear as características dos feirantes da feira e mapear o perfil
do consumidor. Realiza-se então, uma pesquisa bibliográfica e pesquisa de campo
de caráter descritivo, através da aplicação de questionários e entrevistas, utilizando
métodos qualitativo-quantitativo em 3 tipos de público: representantes da Secretaria
de Indústria e Comércio e Turismo – SMICTV; os feirantes da feira livre do
município; como também, com os consumidores. Diante disso, verifica-se que a feira
apresenta uma segmentação relativamente eficiente, porém deve-se haver
melhorias na distribuição, a maioria dos feirantes não concluíram o ensino
fundamental e apresenta a feira como importante fonte de renda e os consumidores
frequentam a feira da cidade como meio de economizar, tradição. O que impõe a
constatação de que a feira está entrelaçada com o surgimento da cidade, é
fundamental para a economia e para a sociedade, apresentam também múltiplas
relações, os resultados obtidos foram satisfatórios e servirão para trabalhos
posteriores.
This work refers to the free fair of the municipality of Teotônio Vilela, presenting as its
main objective, to investigate the economic and social contributions that it has to the
municipality, which, even through the years, resists and is part of the weekly routine
of residents and residents of the vicinity, as well as the organization and
improvements to local marketing, important factor for study analysis. For this, it is
necessary to map the products or sectors of products traded, map the characteristics
of the fair marketers and map the consumer profile. Then, a bibliographic research
and field descriptive research are carried out, through the application of
questionnaires and interviews, using qualitative-quantitative methods in three types
of public: responsible for Municipal Secretary of Industry and Tourism Trade -
SMICTV; the fair market fair of the municipality; as well as with consumers. Given
this, it appears that the fair has a relatively efficient segmentation, but there must be
improvements in distribution, most fair have not completed elementary school and
presents the fair as an important source of income and consumers attend the fair of
the city as a means of saving, tradition. What imposes the realization that the fair is
intertwined with the emergence of the city, is fundamental for the economy and
society, also has multiple relationships, the results obtained were satisfactory and will
serve for further work.
Me. Leal, Leonardo Prates.
Impacto socioeconômico.
Feirantes.
Consumidores.