O perfil socioeconômico da feira livre de Teotônio Vilela: a cidade, os feirantes e os consumidores

O perfil socioeconômico da feira livre de Teotônio Vilela: a cidade, os feirantes  e os consumidores

Autor(a)
Silva, Wellington Pereira da.
<pereirawellington205@gmail.com>
Ano de publicação
2020
Data da defesa
09/12/2019
Curso/Outros
Administração
Número de folhas
49
Tipo
TCC - Trabalho de Conclusão de Curso
Local
UFAL, Campus Arapiraca, Unidade Educacional ARAPIRACA
Resumo

Este trabalho refere-se à feira livre do município de Teotônio Vilela, apresentando como objetivo principal, investigar as contribuições econômicas e sociais que a mesma possui para o município, que mesmo através dos anos, resiste e faz parte da rotina semanal dos munícipes e moradores das adjacências, bem como a organização e melhorias para a comercialização local, fator importante para análise de estudo. Para isso, é necessário mapear os produtos ou setores de produtos comercializados, mapear as características dos feirantes da feira e mapear o perfil do consumidor. Realiza-se então, uma pesquisa bibliográfica e pesquisa de campo de caráter descritivo, através da aplicação de questionários e entrevistas, utilizando métodos qualitativo-quantitativo em 3 tipos de público: representantes da Secretaria de Indústria e Comércio e Turismo – SMICTV; os feirantes da feira livre do município; como também, com os consumidores. Diante disso, verifica-se que a feira apresenta uma segmentação relativamente eficiente, porém deve-se haver melhorias na distribuição, a maioria dos feirantes não concluíram o ensino fundamental e apresenta a feira como importante fonte de renda e os consumidores frequentam a feira da cidade como meio de economizar, tradição. O que impõe a constatação de que a feira está entrelaçada com o surgimento da cidade, é fundamental para a economia e para a sociedade, apresentam também múltiplas relações, os resultados obtidos foram satisfatórios e servirão para trabalhos posteriores.

Abstract

This work refers to the free fair of the municipality of Teotônio Vilela, presenting as its main objective, to investigate the economic and social contributions that it has to the municipality, which, even through the years, resists and is part of the weekly routine of residents and residents of the vicinity, as well as the organization and improvements to local marketing, important factor for study analysis. For this, it is necessary to map the products or sectors of products traded, map the characteristics of the fair marketers and map the consumer profile. Then, a bibliographic research and field descriptive research are carried out, through the application of questionnaires and interviews, using qualitative-quantitative methods in three types of public: responsible for Municipal Secretary of Industry and Tourism Trade - SMICTV; the fair market fair of the municipality; as well as with consumers. Given this, it appears that the fair has a relatively efficient segmentation, but there must be improvements in distribution, most fair have not completed elementary school and presents the fair as an important source of income and consumers attend the fair of the city as a means of saving, tradition. What imposes the realization that the fair is intertwined with the emergence of the city, is fundamental for the economy and society, also has multiple relationships, the results obtained were satisfactory and will serve for further work.

Orientador(a)
Dr.ª Corá, Maria Amélia Jundurian.
Banca Examinadora
Dr. David, Acúrcio Castelo.
Me. Leal, Leonardo Prates.
Palavras-chave
Feira livre.
Impacto socioeconômico.
Feirantes.
Consumidores.
Áreas do Conhecimento/Localização
Coleção Propriedade Intelectual (CPI) - BSCA.
Categorias CNPQ
6.00.00.00-7 Ciências sociais aplicadas.
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