Acolhimento institucional em abrigo de crianças e adolescentes: a construção de práticas para um serviço excepcional e provisório

Acolhimento institucional em abrigo de crianças e adolescentes: a construção de práticas para um serviço excepcional e provisório

Autor(a)
Nascimento, Ana Karolline Porto.
<anakarollinep@gmail.com>
Ano de publicação
2020
Data da defesa
28/02/2020
Curso/Outros
Serviço Social (U.E.Palmeira dos Índios)
Tipo
TCC - Trabalho de Conclusão de Curso
Local
UFAL, Campus Arapiraca, Unidade Educacional PALMEIRA DOS ÍNDIOS
Resumo

O presente trabalho de conclusão de curso tem como objetivo discutir sobre o caráter excepcional e provisório do serviço de acolhimento institucional em abrigo, identificando práticas que auxiliam no cumprimento desses princípios. Para isso, fundamenta-se em pesquisa bibliográfica mediante revisão de literatura, análises documentais, artigos e cartilhas relacionadas ao tema, baseando-se no método materialista histórico dialético, de Karl Marx. Inicialmente, apreende-se as bases histórico-materiais da “questão social”, direcionando nosso olhar para as crianças e suas condições de vida no contexto do desenvolvimento capitalista. Posteriormente, discute-se a trajetória da assistência prestada às crianças e adolescentes no Brasil para, então, adentrar na discussão sobre o acolhimento institucional, voltando-se para os princípios da excepcionalidade e provisoriedade do serviço. Ao observar as razões que encaminham crianças e adolescentes aos abrigos, percebe-se que essas se complexificam na medida em que estão assentadas na estrutura da sociedade capitalista, se caracterizando como limites postos à provisoriedade e excepcionalidade do serviço. Todavia, é possível criar, por meio de ações articuladas em rede, bem como desenvolvidas no próprio abrigo, práticas para um acolhimento institucional provisório e excepcional, para que crianças e adolescentes possam conviver em meio familiar e comunitário. 

Abstract

The purpose of this course conclusion paper is to discuss the exceptional and temporary nature of the institutional shelter service, identifying practices that assist in the fulfillment of these principles. For this, it is based on bibliographic research through literature review, documentary analysis, articles and booklets related to the theme, based on the dialectical materialistic historical method. Initially, the historical-material bases of the “social question” are apprehended, directing our look at children and their living conditions in the context of capitalist development. Subsequently, the trajectory of assistance provided to children and adolescents in Brazil is discussed, so that they can enter the discussion on institutional care, turning to the principles of exceptional and provisional service. When observing the reasons that lead children and adolescents to shelters, it is clear that they become more complex as they are based on the structure of capitalist society, being characterized as limits placed on the provisionality and exceptionality of the service. However, it is possible to create, through actions articulated in a network, as well as developed in the shelter itself, practices for a temporary and exceptional institutional reception, so that children and adolescents can live in family and community. 

Orientador(a)
Lima, Mônica Silva de.
Banca Examinadora
Lima, Francisca Gomes.
Ma. Silva, Monique Maria Rodrigues da.
Palavras-chave
Capitalismo.
Assistência a menores.
Política social - Brasil.
Menores – Estatutos, leis, etc.
Assistência social.
Áreas do Conhecimento/Localização
Coleção Propriedade Intelectual (CPI) - BSPI.
Categorias CNPQ
6.00.00.00-7 Ciências sociais aplicadas.
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