Limites e possibilidades do trato pedagógico do _rugby _nas aulas de educação física: experiências a partir do Estágio Supervisionado 3

Limites e possibilidades do trato pedagógico do rugby nas aulas de educação física: experiências a partir do Estágio Supervisionado 3

Autor(a)
Silva, Jefté Maurício Santana da.
<jefte.mauricio.s@gmail.com>
Ano de publicação
2020
Data da defesa
16/12/2019
Curso/Outros
Educação Física
Número de folhas
61
Tipo
TCC - Trabalho de Conclusão de Curso
Local
UFAL, Campus Arapiraca, Unidade Educacional ARAPIRACA
Resumo

Esta pesquisa é resultado das observações e intervenções de uma experiência no Estágio Supervisionado 3 do Curso de Licenciatura em Educação Física da Universidade Federal de Alagoas (UFAL) – Campus Arapiraca. Trata-se de um estudo de natureza qualitativa, com o objetivo de analisar os limites e possibilidades do trato com o Rugby nas aulas de Educação Física em uma Escola Pública de Arapiraca. Esta é uma pesquisa de campo, caracterizada como pesquisa-ação. Como técnica para análise dos dados, foi utilizada uma análise interpretativa. Como resultado, encontramos limitações como a carência de materiais, pouca participação nas aulas práticas, distanciamento entre os calendários escolar e acadêmico, o que reduziu o número de intervenções. Todavia, encontramos como possibilidades o uso de materiais alternativos e das mídias durante as aulas, percebendo assim que, o desenvolvimento do Rugby em âmbito escolar é possível, mesmo com todas as dificuldades encontradas. 

Abstract

This research is resulted of observations and interventions of an experience on Supervised Internship 3 of Physical Education degree course at Federal University of Alagoas (UFAL) - Campus Arapiraca. It‟s about a qualitative study, with the objective that analyze the limites and possibilities of tract with Rugby in Physical Education‟s classes in a Public School of Arapiraca. This is field research, characterized as action research. As a technique to analyze the data, it was used an interpretative analysis. As results, we found limitations as lack of materials, the low participation in the practical classes, the distance between the scholar and academic calendar, which reduced the intervention‟s number. However, we found possibilities as the use of alternative materials and midias during the classes, realizing so that, the Rugby‟s development in class is possible, even with all difficulties found. 

Orientador(a)
Me. Santos, Douglas Henrique Bezerra.
Banca Examinadora
Me. Lima, Braúlio Patrick da Silva.
Ma. Santos, Petra Schnneider Lima dos.
Palavras-chave
Educação física escolar.
Estágio supervisionado.
Abordagem crítico-superadora.
Rugby.
Áreas do Conhecimento/Localização
Coleção Propriedade Intelectual (CPI) - BSCA.
Categorias CNPQ
4.00.00.00-1 Ciências da saúde.
Visualizações
257
Observações


Não foi possível exibir o PDF