Limites e possibilidades do trato pedagógico do _rugby _nas aulas de educação física: experiências a partir do Estágio Supervisionado 3
Limites e possibilidades do trato pedagógico do rugby nas aulas de educação física: experiências a partir do Estágio Supervisionado 3
<jefte.mauricio.s@gmail.com>
Esta pesquisa é resultado das observações e intervenções de uma experiência no
Estágio Supervisionado 3 do Curso de Licenciatura em Educação Física da
Universidade Federal de Alagoas (UFAL) – Campus Arapiraca. Trata-se de um
estudo de natureza qualitativa, com o objetivo de analisar os limites e possibilidades
do trato com o Rugby nas aulas de Educação Física em uma Escola Pública de
Arapiraca. Esta é uma pesquisa de campo, caracterizada como pesquisa-ação.
Como técnica para análise dos dados, foi utilizada uma análise interpretativa. Como
resultado, encontramos limitações como a carência de materiais, pouca participação
nas aulas práticas, distanciamento entre os calendários escolar e acadêmico, o que
reduziu o número de intervenções. Todavia, encontramos como possibilidades o uso
de materiais alternativos e das mídias durante as aulas, percebendo assim que, o
desenvolvimento do Rugby em âmbito escolar é possível, mesmo com todas as
dificuldades encontradas.
This research is resulted of observations and interventions of an experience on
Supervised Internship 3 of Physical Education degree course at Federal University of
Alagoas (UFAL) - Campus Arapiraca. It‟s about a qualitative study, with the objective
that analyze the limites and possibilities of tract with Rugby in Physical Education‟s
classes in a Public School of Arapiraca. This is field research, characterized as
action research. As a technique to analyze the data, it was used an interpretative
analysis. As results, we found limitations as lack of materials, the low participation in
the practical classes, the distance between the scholar and academic calendar,
which reduced the intervention‟s number. However, we found possibilities as the use
of alternative materials and midias during the classes, realizing so that, the Rugby‟s
development in class is possible, even with all difficulties found.
Ma. Santos, Petra Schnneider Lima dos.
Estágio supervisionado.
Abordagem crítico-superadora.
Rugby.