Educação física no Ensino médio em escolas da rede estadual de Penedo/ AL: uma análise da utilização do referencial curricular de Alagoas e de outras fontes para fundamentação dos tempos pedagógicos

Educação física no Ensino médio em escolas da rede estadual de Penedo/ AL: uma análise da utilização do referencial curricular de Alagoas e de outras fontes para fundamentação dos tempos pedagógicos

Autor(a)
Silva Junior, Cloel Augusto Lima da.
<junior-lima88@live.com>
Ano de publicação
2019
Data da defesa
16/12/2019
Curso/Outros
Educação Física
Número de folhas
46
Tipo
TCC - Trabalho de Conclusão de Curso
Local
UFAL, Campus Arapiraca, Unidade Educacional ARAPIRACA
Resumo

A presente pesquisa foi realizada tendo por base a tematização da Educação Física Escolar na perspectiva da utilização do Referencial Curricular de Alagoas, voltada para a Educação Física, a qual contempla conteúdos organizados e sistematizados que envolvem o Jogo, a Dança, a Ginástica, o Esporte e as Lutas. O objetivo foi investigar a aplicabilidade do Referencial curricular de Alagoas e apurar quais outros documentos os professores utilizam para nortear o trabalho pedagógico em escolas da rede pública do município de Penedo-AL. A fundamentação teórica da pesquisa teve por base estudiosos que abordam questões da Educação Física Escolar, além de documentos valiosos como a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), a Lei de Diretrizes e Bases (LDB) e o próprio Referencial Curricular de Alagoas, assim como regulamentações educacionais vigentes na área. A pesquisa seguiu a linha descritiva do tipo exploratória, uma vez que descreveu delineamentos particulares dos objetivos e do objeto, este último, os professores das escolas-alvo, utilizando-se uma entrevista adaptada para a resolução da proposta de investigação da pesquisa. A amostra constituiu-se de 7 professores do ensino médio, dos sexos masculino e feminino, em duas escolas da rede pública-estadual de Penedo-AL. Os resultados obtidos demonstraram que a maioria dos professores de Educação Física Escolar destas escolas utilizam o Referencial Curricular para nortear suas aulas, contudo, demonstraram pouco conhecimento sobre o documento e seus conteúdos destoam do que o Referencial Curricular prega. 

Abstract

This research was carried out based on the thematization of School Physical Education from the perspective of the use of the Alagoas Curriculum Referential, focused on Physical Education, which includes organized and systematized contents involving the Game, Dance, Gymnastics, Sport. and the fights. The objective was to investigate the applicability of the Alagoas Curriculum Framework and to determine which other documents teachers use to guide pedagogical work in public schools in the municipality of Penedo-AL. The theoretical basis of the research was based on scholars who address issues of School Physical Education, as well as valuable documents such as the Common National Curriculum Base (BNCC), the Law of Guidelines and Bases (LDB) and the Alagoas Curriculum Reference itself, as well as existing educational regulations in the area. The research followed the exploratory descriptive line, since it described particular delineations of the objectives and the object, the latter, the teachers of the target schools, using an interview adapted to solve the research investigation proposal. The sample consisted of 7 male and female high school teachers in two public-state schools in Penedo-AL. The results showed that most of the Physical Education teachers of these schools use the Curriculum Reference to guide their classes, however, demonstrated little knowledge about the document and its contents differ from what the Curricular Reference preaches.

Orientador(a)
Me. Santos, Douglas Henrique Bezerra.
Banca Examinadora
Dr. Giudicelli, Bruno Barbosa.
Ma. Santos, Petra Schnneider Lima dos.
Palavras-chave
Educação física.
Educação física - Professores.
Referencial curricular - Alagoas.
Áreas do Conhecimento/Localização
Coleção Propriedade Intelectual (CPI) - BSCA.
Categorias CNPQ
4.00.00.00-1 Ciências da saúde.
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