Educação física no Ensino médio em escolas da rede estadual de Penedo/ AL: uma análise da utilização do referencial curricular de Alagoas e de outras fontes para fundamentação dos tempos pedagógicos
Educação física no Ensino médio em escolas da rede estadual de Penedo/ AL: uma análise da utilização do referencial curricular de Alagoas e de outras fontes para fundamentação dos tempos pedagógicos
<junior-lima88@live.com>
A presente pesquisa foi realizada tendo por base a tematização da Educação Física
Escolar na perspectiva da utilização do Referencial Curricular de Alagoas, voltada
para a Educação Física, a qual contempla conteúdos organizados e sistematizados
que envolvem o Jogo, a Dança, a Ginástica, o Esporte e as Lutas. O objetivo foi
investigar a aplicabilidade do Referencial curricular de Alagoas e apurar quais outros
documentos os professores utilizam para nortear o trabalho pedagógico em escolas
da rede pública do município de Penedo-AL. A fundamentação teórica da pesquisa
teve por base estudiosos que abordam questões da Educação Física Escolar, além
de documentos valiosos como a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), a Lei de
Diretrizes e Bases (LDB) e o próprio Referencial Curricular de Alagoas, assim como
regulamentações educacionais vigentes na área. A pesquisa seguiu a linha
descritiva do tipo exploratória, uma vez que descreveu delineamentos particulares
dos objetivos e do objeto, este último, os professores das escolas-alvo, utilizando-se
uma entrevista adaptada para a resolução da proposta de investigação da pesquisa.
A amostra constituiu-se de 7 professores do ensino médio, dos sexos masculino e
feminino, em duas escolas da rede pública-estadual de Penedo-AL. Os resultados
obtidos demonstraram que a maioria dos professores de Educação Física Escolar
destas escolas utilizam o Referencial Curricular para nortear suas aulas, contudo,
demonstraram pouco conhecimento sobre o documento e seus conteúdos destoam
do que o Referencial Curricular prega.
This research was carried out based on the thematization of School Physical
Education from the perspective of the use of the Alagoas Curriculum Referential,
focused on Physical Education, which includes organized and systematized contents
involving the Game, Dance, Gymnastics, Sport. and the fights. The objective was to
investigate the applicability of the Alagoas Curriculum Framework and to determine
which other documents teachers use to guide pedagogical work in public schools in
the municipality of Penedo-AL. The theoretical basis of the research was based on
scholars who address issues of School Physical Education, as well as valuable
documents such as the Common National Curriculum Base (BNCC), the Law of
Guidelines and Bases (LDB) and the Alagoas Curriculum Reference itself, as well as
existing educational regulations in the area. The research followed the exploratory
descriptive line, since it described particular delineations of the objectives and the
object, the latter, the teachers of the target schools, using an interview adapted to
solve the research investigation proposal. The sample consisted of 7 male and
female high school teachers in two public-state schools in Penedo-AL. The results
showed that most of the Physical Education teachers of these schools use the
Curriculum Reference to guide their classes, however, demonstrated little knowledge
about the document and its contents differ from what the Curricular Reference
preaches.
Ma. Santos, Petra Schnneider Lima dos.
Educação física - Professores.
Referencial curricular - Alagoas.