A prática do _feedback_ nas Empresas Juniores: estudo de caso da "Consulti Júnior" do curso de Administração da Universidade Federal de Alagoas - _campus_ Arapiraca / AL

A prática do feedback nas Empresas Juniores: estudo de caso da "Consulti Júnior"  do curso de Administração da Universidade Federal de Alagoas - campus Arapiraca / AL

Autor(a)
Lima, Jayanne Andressa dos Santos.
<jayandressa@gmail.com>
Ano de publicação
2020
Data da defesa
14/05/2020
Curso/Outros
Administração
Número de folhas
45
Tipo
TCC - Trabalho de Conclusão de Curso
Local
UFAL, Campus Arapiraca, Unidade Educacional ARAPIRACA
Resumo

Hoje em dia, os líderes atuam como agentes de transformação nas organizações. Essa mudança de atitude, só é possível através de uma comunicação presente no dia-a-dia organizacional. O uso do feedback como uma ferramenta de gestão, tem sido cada vez mais frequente nas empresas. As Empresas Juniores funcionam como o laboratório dos estudantes, fazendo com que eles cheguem ao mercado de trabalho com uma postura profissional e um olhar inovador. O feedback é presente nas pequenas atividades do cotidiano dos juniores, pois estimular essa troca de ideias permite que cada júnior, enquanto líderes que são, busquem as devidas ações para alcançar suas metas, além de ser uma troca mútua de aprendizado. O objetivo dessa pesquisa é compreender como a prática do feedback ocorre entre os líderes e liderados que integram a empresa júnior do curso de administração da UFAL - Arapiraca. Como metodologia utilizou-se um estudo de caso na empresa júnior (Consulti Júnior) do curso de administração da Universidade Federal de Alagoas - campus Arapiraca, realizando entrevistas presenciais gravadas com 5 juniores da gestão 2020. Os resultados evidenciam que a percepção dos juniores, em relação ao feedback como uma maneira de evoluir, seja pessoal ou profissionalmente. Eles compreendem que a falta do feedback e de uma comunicação mais efetiva geram grandes problemas na empresa e que se a comunicação estiver bem, a confiança vai existir e consequentemente o desenvolvimento da organização.

Abstract

Today, leaders act as agents of transformation in organizations. This change in attitude is only possible through communication present in the day-to-day organizational life. The use of feedback as a management tool has been increasingly common in companies. Junior companies function as the students' laboratory, making them reach the job market with a professional attitude and an innovative look. Feedback is present in the small daily activities of juniors, as encouraging this exchange of ideas allows each junior, as leaders who are, to seek the appropriate actions to achieve their goals, in addition to being a mutual learning exchange. The objective of this research is to understand how the practice of feedback occurs among the leaders and subordinates who are part of the junior company in the UFAL administration course - Arapiraca. As methodology, a case study was used in the junior company (Consulti Júnior) of the administration course of the Federal University of Alagoas - Arapiraca campus, conducting face-to-face interviews recorded with 5 juniors from the 2020 management. The results show that the perception of juniors in relation to feedback to evolve, either personally or professionally. They understand that the lack of feedback and more effective communication create major problems in the company and that if the communication is well, trust will exist and consequently the development of the organization. 

Orientador(a)
Dr.ª Corá, Maria Amélia Jundurian.
Banca Examinadora
Dr.ª Souza, Ademária Aparecida de.
Me. Costa, Adriano César Rosa da.
Palavras-chave
Comunicação.
Liderança.
Movimento Empresa Júnior - Feedback.
Áreas do Conhecimento/Localização
Coleção Propriedade Intelectual (CPI) - BSCA.
Categorias CNPQ
6.00.00.00-7 Ciências sociais aplicadas.
Visualizações
246
Observações


Não foi possível exibir o PDF