A prática do _feedback_ nas Empresas Juniores: estudo de caso da "Consulti Júnior" do curso de Administração da Universidade Federal de Alagoas - _campus_ Arapiraca / AL
A prática do feedback nas Empresas Juniores: estudo de caso da "Consulti Júnior" do curso de Administração da Universidade Federal de Alagoas - campus Arapiraca / AL
<jayandressa@gmail.com>
Hoje em dia, os líderes atuam como agentes de transformação nas organizações.
Essa mudança de atitude, só é possível através de uma comunicação presente no
dia-a-dia organizacional. O uso do feedback como uma ferramenta de gestão, tem
sido cada vez mais frequente nas empresas. As Empresas Juniores funcionam
como o laboratório dos estudantes, fazendo com que eles cheguem ao mercado
de trabalho com uma postura profissional e um olhar inovador. O feedback é
presente nas pequenas atividades do cotidiano dos juniores, pois estimular essa
troca de ideias permite que cada júnior, enquanto líderes que são, busquem as
devidas ações para alcançar suas metas, além de ser uma troca mútua de
aprendizado. O objetivo dessa pesquisa é compreender como a prática do
feedback ocorre entre os líderes e liderados que integram a empresa júnior do
curso de administração da UFAL - Arapiraca. Como metodologia utilizou-se um
estudo de caso na empresa júnior (Consulti Júnior) do curso de administração da
Universidade Federal de Alagoas - campus Arapiraca, realizando entrevistas
presenciais gravadas com 5 juniores da gestão 2020. Os resultados evidenciam
que a percepção dos juniores, em relação ao feedback como uma maneira de
evoluir, seja pessoal ou profissionalmente. Eles compreendem que a falta do
feedback e de uma comunicação mais efetiva geram grandes problemas na
empresa e que se a comunicação estiver bem, a confiança vai existir e
consequentemente o desenvolvimento da organização.
Today, leaders act as agents of transformation in organizations. This change in attitude
is only possible through communication present in the day-to-day organizational life.
The use of feedback as a management tool has been increasingly common in
companies. Junior companies function as the students' laboratory, making them reach
the job market with a professional attitude and an innovative look. Feedback is present
in the small daily activities of juniors, as encouraging this exchange of ideas allows
each junior, as leaders who are, to seek the appropriate actions to achieve their goals,
in addition to being a mutual learning exchange. The objective of this research is to
understand how the practice of feedback occurs among the leaders and subordinates
who are part of the junior company in the UFAL administration course - Arapiraca. As
methodology, a case study was used in the junior company (Consulti Júnior) of the
administration course of the Federal University of Alagoas - Arapiraca campus,
conducting face-to-face interviews recorded with 5 juniors from the 2020 management.
The results show that the perception of juniors in relation to feedback to evolve, either
personally or professionally. They understand that the lack of feedback and more
effective communication create major problems in the company and that if the
communication is well, trust will exist and consequently the development of the
organization.
Me. Costa, Adriano César Rosa da.
Liderança.
Movimento Empresa Júnior - Feedback.