Conhecimentos docentes sobre a variação linguística numa escola no município de Arapiraca
Conhecimentos docentes sobre a variação linguística numa escola no município de Arapiraca
<eduarda.cordeiro023@gmail.com>
Este trabalho teve como objetivo
identificar os conhecimentos de uma professora que atua no 2º ano do ensino
fundamental da rede pública municipal de ensino da cidade de Arapiraca sobre
Variação linguística. Para tanto, nos ancoramos em pressupostos da
sociolinguística variacionista (LABOV, 2008; BORTONI-RICARDO, 2004, 2005, 2008;
CAVALCANTE, 2005-2006, MARCUSCHI, 2002, entre outros). A metodologia utilizada
se fundamentou na pesquisa qualitativa, para seu desenvolvimento foi aplicado
de um questionário contendo perguntas abertas sobre o tema variação
linguística. Conforme análise, mesmo com orientação dos documentos oficiais
(PCN (1998), Base Nacional Comum Curricular (2017)) e muitos estudos já
desenvolvidos sobre o tema variação linguística, ainda há um distanciamento
entre teoria e prática. Verifica-se a carência de uma adequada transposição
didática do tema e que ocorrem, inclusive, muitas contradições e equívocos por
parte de educadores em relação à variação linguística; mesmo se reconhecendo
que o tema tem relevância para a sociedade como um todo, pois envolve questões de
identidade, prestígio e preconceito social. Contudo, esses equívocos e
contradições por parte de educadores são passíveis de compreensão, visto que
sua motivação pedagógica é proporcionar ao aluno a aquisição de conhecimentos,
atitudes e procedimentos que o qualifiquem para o trabalho e exercício da
cidadania. No entanto, é necessária uma mudança de concepção pedagógica,
ensinar dentro de uma perspectiva de uma pedagogia culturalmente sensível.
This work aimed to identify the knowledge of a teacher who works in the
2nd year of elementary education in the municipal public school system in the
city of Arapiraca on linguistic variation. For this, we are anchored in assumptions
of variationist sociolinguistics (LABOV, 2008; BORTONI-RICARDO, 2004, 2005,
2008; CAVALCANTE, 2005-2006, MARCUSCHI, 2002, among others). The methodology
used was based on qualitative research, for its development was applied a
questionnaire containing open questions on the topic of linguistic variation.
According to analysis, even with guidance from official documents (PCN, BNCC)
and many studies already developed on the topic of linguistic variation, there
is still a gap between theory and practice. There is a lack of an adequate
didactic transposition of the theme and there are even many contradictions and
mistakes on the part of educators in relation to linguistic variation; even
recognizing that the theme has relevance for society as a whole, as it involves
questions of identity, prestige and social prejudice. However, these mistakes
and contradictions on the part of educators are subject to understanding, since
their pedagogical motivation is to provide students with the acquisition of
knowledge, attitudes and procedures that qualify them for the work and exercice
of citizenship. However,
it is necessary to change the pedagogical conception, to teach from the
perspective of a culturally sensitive pedagogy.
Dr.ª Silva, Janaíla dos Santos.
Variação linguística.
Saberes pedagógicos.