Conhecimentos docentes sobre a variação linguística numa escola no município de Arapiraca

Conhecimentos docentes sobre a variação linguística numa escola no município de Arapiraca

Autor(a)
Cordeiro, Maria Eduarda Lima de Oliveira.
<eduarda.cordeiro023@gmail.com>
Ano de publicação
2020
Data da defesa
13/02/2020
Curso/Outros
Pedagogia
Número de folhas
15
Tipo
TCC - Trabalho de Conclusão de Curso
Local
UFAL, Campus Arapiraca, Unidade Educacional ARAPIRACA
Resumo

Este trabalho teve como objetivo identificar os conhecimentos de uma professora que atua no 2º ano do ensino fundamental da rede pública municipal de ensino da cidade de Arapiraca sobre Variação linguística. Para tanto, nos ancoramos em pressupostos da sociolinguística variacionista (LABOV, 2008; BORTONI-RICARDO, 2004, 2005, 2008; CAVALCANTE, 2005-2006, MARCUSCHI, 2002, entre outros). A metodologia utilizada se fundamentou na pesquisa qualitativa, para seu desenvolvimento foi aplicado de um questionário contendo perguntas abertas sobre o tema variação linguística. Conforme análise, mesmo com orientação dos documentos oficiais (PCN (1998), Base Nacional Comum Curricular (2017)) e muitos estudos já desenvolvidos sobre o tema variação linguística, ainda há um distanciamento entre teoria e prática. Verifica-se a carência de uma adequada transposição didática do tema e que ocorrem, inclusive, muitas contradições e equívocos por parte de educadores em relação à variação linguística; mesmo se reconhecendo que o tema tem relevância para a sociedade como um todo, pois envolve questões de identidade, prestígio e preconceito social. Contudo, esses equívocos e contradições por parte de educadores são passíveis de compreensão, visto que sua motivação pedagógica é proporcionar ao aluno a aquisição de conhecimentos, atitudes e procedimentos que o qualifiquem para o trabalho e exercício da cidadania. No entanto, é necessária uma mudança de concepção pedagógica, ensinar dentro de uma perspectiva de uma pedagogia culturalmente sensível.

Abstract

This work aimed to identify the knowledge of a teacher who works in the 2nd year of elementary education in the municipal public school system in the city of Arapiraca on linguistic variation. For this, we are anchored in assumptions of variationist sociolinguistics (LABOV, 2008; BORTONI-RICARDO, 2004, 2005, 2008; CAVALCANTE, 2005-2006, MARCUSCHI, 2002, among others). The methodology used was based on qualitative research, for its development was applied a questionnaire containing open questions on the topic of linguistic variation. According to analysis, even with guidance from official documents (PCN, BNCC) and many studies already developed on the topic of linguistic variation, there is still a gap between theory and practice. There is a lack of an adequate didactic transposition of the theme and there are even many contradictions and mistakes on the part of educators in relation to linguistic variation; even recognizing that the theme has relevance for society as a whole, as it involves questions of identity, prestige and social prejudice. However, these mistakes and contradictions on the part of educators are subject to understanding, since their pedagogical motivation is to provide students with the acquisition of knowledge, attitudes and procedures that qualify them for the work and exercice of citizenship. However, it is necessary to change the pedagogical conception, to teach from the perspective of a culturally sensitive pedagogy.

Orientador(a)
Dr.ª Santos, Marta Maria Minervino dos.
Banca Examinadora
Me. Vitorino, Anderson Francisco.
Dr.ª Silva, Janaíla dos Santos.
Palavras-chave
Ensino.
Variação linguística.
Saberes pedagógicos.
Áreas do Conhecimento/Localização
Coleção Propriedade Intelectual (CPI) - BSCA.
Categorias CNPQ
7.00.00.00-0 Ciências humanas.
Visualizações
167
Observações


Não foi possível exibir o PDF