As contribuições dos gêneros textuais para o ensino da EJA

As contribuições dos gêneros textuais para o ensino da EJA

Autor(a)
Silva, Keisyanne Isabelly Nunes Marques da.
<keisyanne_16@hotmail.com>
Ano de publicação
2020
Data da defesa
13/02/2020
Curso/Outros
Pedagogia
Número de folhas
22
Tipo
TCC - Trabalho de Conclusão de Curso
Local
UFAL, Campus Arapiraca, Unidade Educacional ARAPIRACA
Resumo

A Educação de Jovens e Adultos (EJA) é uma modalidade da educação que se fundamenta no direito de aprender dos alunos ampliando os conhecimentos ao longo da vida e não apenas de se escolarizar. A disciplina de língua portuguesa através dos gêneros textuais na EJA é voltada para o processo de aprendizado como foco de enfrentamento das desigualdades que caracterizam a sociedade brasileira, potencializando desta forma a transformação social, contemplando a solidariedade, a igualdade e a diversidade junto ao conteúdo. O objetivo deste trabalho é analisar como o Gênero Textual contribui para o aprendizado dos alunos da EJA. As questões que nortearam a pesquisa foram:como os gêneros textuais contribuem para o aprendizado dos alunos da EJA? A metodologia utilizada foi à pesquisa qualitativa, utilizando questões teórico metodológico para desenvolver análise das aulas de EJA. Portanto, entende-se que as aulas na EJA devem ir além do conteúdo, e é essencial, entender que a aula para jovens e adultos deve ser dialógica e diferenciada buscando interagir junto à comunidade para contextualizar as aulas.

Abstract


Orientador(a)
Dr.ª Santos, Marta Maria Minervino dos.
Banca Examinadora
Me. Vitorino, Anderson Francisco.
Dr.ª Silva, Janaíla dos Santos.
Palavras-chave
Cidadania.
Gêneros textuais.
Aprendizagem.
Educação de Jovens e Adultos (EJA).
Áreas do Conhecimento/Localização
Coleção Propriedade Intelectual (CPI) - BSCA.
Categorias CNPQ
7.00.00.00-0 Ciências humanas.
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