Empreendedorismo materno e a sua relação com a internet: um estudo de caso da Rede Maternativa

Empreendedorismo materno e a sua relação com a internet: um estudo de caso da Rede Maternativa

Autor(a)
Silva, Samara dos Santos da.
<samara.s.silva2016@gmail.com>
Ano de publicação
2020
Data da defesa
15/05/2020
Curso/Outros
Administração
Número de folhas
53
Tipo
TCC - Trabalho de Conclusão de Curso
Local
UFAL, Campus Arapiraca, Unidade Educacional ARAPIRACA
Resumo

Ao longo do tempo as mulheres ocidentais lutam por direitos que lhe foram negados e/ou retirados, um desses direitos é o da maternidade e uma boa conciliação com a vida profissional. Muitas mulheres que são mães estão enveredando no mundo dos negócios, e encontrando nesse universo a chance de estarem mais próximas aos filhos, tendo a internet e as redes de empreendedorismo como grandes aliadas nesta causa. Este trabalho tem por objetivo analisar de que forma uma rede firmada por mulheres com identidade compartilhada a partir da maternidade impulsiona seus projetos empreendedores. Para isto utilizou-se da metodologia de pesquisa qualitativa, através da técnica do Estudo de Caso. A pesquisa foi realizada no período entre Julho de 2019 e Dezembro de 2019 foram observados os perfis da Rede Maternativa no Facebook, Instagram, YouTube, sites e podcasts. Observou-se a Rede de mães empreendedoras Maternativa, em suas plataformas na Internet, que foi selecionada por seu engajamento com o empreendedorismo materno, sendo uma das maiores do país a discutir e promover o tema. Foi possível observar como as mães se utilizam das redes sociais para a promoção de seus empreendimentos. A Rede Maternativa e a Internet impulsionam empreendedoras e compartilham seus conhecimentos, proporciona auxilio para as mães que voltam ao mercado de trabalho e auxiliam na conquista da independência financeira, além de promover o pensamento coletivo em favor da causa. A Rede também se utiliza de inúmeras plataformas virtuais e do ativismo digital para a promoção de seu trabalho e do trabalho das mães, conectando o empreendedorismo materno ao mundo digital. 

Abstract

Over time, Western women fight for rights that have been denied and / or taken away, one of those rights is that of motherhood and a good balance with professional life. Many women who are mothers are embarking on the business world, and finding in this universe the chance to be closer to their children, with the internet and entrepreneurship networks as great allies in this cause. This work aims to analyze how a network established by women with a shared identity from maternity drives their entrepreneurial projects. For this, we used the qualitative research methodology, through the Case Study technique. The survey was carried out in the period between July 2019 and December 2019, the profiles of the Maternity Network were observed on Facebook, Instagram, YouTube, websites and podcasts. The Maternal Entrepreneurial Mothers Network was observed on its Internet platforms, which was selected for its engagement with maternal entrepreneurship, being one of the largest in the country to discuss and promote the theme. It was possible to observe how mothers use social networks to promote their ventures. The Maternal Network and the Internet encourage entrepreneurs and share their knowledge, provide assistance to mothers who return to the labor market and help in achieving financial independence, in addition to promoting collective thinking in favor of the cause. The Network also uses numerous virtual platforms and digital activism to promote its work and the work of mothers, connecting maternal entrepreneurship to the digital world.

Orientador(a)
Dr.ª Corá, Maria Amélia Jundurian.
Banca Examinadora
Dr.ª Souza, Ademária Aparecida de.
Almeida, Jamilla de Paula dos Santos.
Palavras-chave
Empreendedorismo materno.
Ativismo digital.
Rede Maternativa.
Áreas do Conhecimento/Localização
Coleção Propriedade Intelectual (CPI) - BSCA.
Categorias CNPQ
6.00.00.00-7 Ciências sociais aplicadas.
Visualizações
265
Observações


Não foi possível exibir o PDF