Empreendedorismo materno e a sua relação com a internet: um estudo de caso da Rede Maternativa
Empreendedorismo materno e a sua relação com a internet: um estudo de caso da Rede Maternativa
<samara.s.silva2016@gmail.com>
Ao longo do tempo as mulheres ocidentais lutam por direitos que lhe foram negados
e/ou retirados, um desses direitos é o da maternidade e uma boa conciliação com a
vida profissional. Muitas mulheres que são mães estão enveredando no mundo dos
negócios, e encontrando nesse universo a chance de estarem mais próximas aos
filhos, tendo a internet e as redes de empreendedorismo como grandes aliadas
nesta causa. Este trabalho tem por objetivo analisar de que forma uma rede firmada
por mulheres com identidade compartilhada a partir da maternidade impulsiona seus
projetos empreendedores. Para isto utilizou-se da metodologia de pesquisa
qualitativa, através da técnica do Estudo de Caso. A pesquisa foi realizada no
período entre Julho de 2019 e Dezembro de 2019 foram observados os perfis da
Rede Maternativa no Facebook, Instagram, YouTube, sites e podcasts. Observou-se
a Rede de mães empreendedoras Maternativa, em suas plataformas na Internet, que
foi selecionada por seu engajamento com o empreendedorismo materno, sendo uma
das maiores do país a discutir e promover o tema. Foi possível observar como as
mães se utilizam das redes sociais para a promoção de seus empreendimentos. A
Rede Maternativa e a Internet impulsionam empreendedoras e compartilham seus
conhecimentos, proporciona auxilio para as mães que voltam ao mercado de
trabalho e auxiliam na conquista da independência financeira, além de promover o
pensamento coletivo em favor da causa. A Rede também se utiliza de inúmeras
plataformas virtuais e do ativismo digital para a promoção de seu trabalho e do
trabalho das mães, conectando o empreendedorismo materno ao mundo digital.
Over time, Western women fight for rights that have been denied and / or taken
away, one of those rights is that of motherhood and a good balance with professional
life. Many women who are mothers are embarking on the business world, and finding
in this universe the chance to be closer to their children, with the internet and
entrepreneurship networks as great allies in this cause. This work aims to analyze
how a network established by women with a shared identity from maternity drives
their entrepreneurial projects. For this, we used the qualitative research methodology,
through the Case Study technique. The survey was carried out in the period between
July 2019 and December 2019, the profiles of the Maternity Network were observed
on Facebook, Instagram, YouTube, websites and podcasts. The Maternal
Entrepreneurial Mothers Network was observed on its Internet platforms, which was
selected for its engagement with maternal entrepreneurship, being one of the largest
in the country to discuss and promote the theme. It was possible to observe how
mothers use social networks to promote their ventures. The Maternal Network and
the Internet encourage entrepreneurs and share their knowledge, provide assistance
to mothers who return to the labor market and help in achieving financial
independence, in addition to promoting collective thinking in favor of the cause. The
Network also uses numerous virtual platforms and digital activism to promote its work
and the work of mothers, connecting maternal entrepreneurship to the digital world.
Almeida, Jamilla de Paula dos Santos.
Ativismo digital.
Rede Maternativa.