Experiências e memórias no espaço-escola
Experiências e memórias no espaço-escola
<marcia-gmsantiago@hotmail.com>
O espaço-escola e suas implicações como dimensão material do currículo da Educação Infantil
é permeado por saberes e experiências que impactarão diretamente na constituição da
identidade da criança através de sua organização e experiências proporcionadas à elas.
Problematizar a organização e utilização do espaço-escola me provoca reflexões acerca das
intencionalidades presente neste espaço. Esta pesquisa, estruturada na problemática acerca da
organização do espaço-escola enquanto dimensão material do currículo no Centro de Educação
Infantil, CEI, busca na observação e analise da organização dos espaços, cantinho da leitura,
parquinho e refeitório elementos para compreender as implicações do espaço na valorização
das especificidades dos fazeres na Educação Infantil, partindo da compreensão de criança e
currículo presente nas Diretrizes Curriculares para a Educação Infantil, DCNEI, e o
entendimento de espaço-escola, presentes em Viñao Frago e Escolano (2001) e Horn (2004).
Rememorando as experiências que vivenciei no espaço-escola e que constitui minha
subjetividade (LARROSA, 2002; SOUZA, 2007), minhas experiências vividas, e as
experiências educacionais que o Estágio Supervisionado na Educação Infantil me
proporcionou, de acordo com o aporte teórico que discute o tema abordado. São elementos
fundantes deste trabalho e início para a discussão das intencionalidades presentes no espaçoescola, as essências e ausências dos eixos norteadores do currículo da educação Infantil
juntamente com a concepção de criança presentes nos documentos oficiais que direcionam as
práticas na Educação Infantil.
The space-school and its implications as a material dimension of the preschool curriculum is
permeated by knowledge and experiences that will directly impact the constitution of the child's
identity through its organization and experiences provided to them. Problematizing the
organization and use of the school space provokes me reflections about the intentionalities
present in this space. This research, structured in the problematic about the organization of the
school-space as a material dimension of the curriculum in the day care institution, seeks in the
observation and analysis of the organization of the spaces, reading corner, playground and
refectory elements to understand the implications of the space in the valorization of the
specificities of the school. This work starts from understanding of children and curriculum
present in the Curriculum Guidelines for Early Childhood Education and the understanding of
school-space, presented by Viñao Frago and Escolano (2001) and Horn (2004). Taking the
experiences that I lived in the school-space that has constituted my subjectivity (LARROSA,
2002; SOUZA, 2007), my lived experiences, and the educational experiences that the
Supervised Internship in Early Child Education level provided me, according to the theoretical
contribution that discusses the topic covered. Founding elements of this work and beginning
for the discussion of intentionalities present in the school space, the essences and absences of
the guiding axes of the preschool curriculum along with the conception of children present in
the official documents that guide the practices in preschool.
Dr.ª Santos, Marta Maria Minervino dos.
Educação infantil.
Criança.
Espaço-escola.