A importância da educação infantil para o desenvolvimento integral da criança

A importância da educação infantil para o desenvolvimento integral da criança

Autor(a)
Costa, Celia Jeane Silva da.
<gggeanedejesus@gmail.com>
Ano de publicação
2020
Data da defesa
20/05/2019
Curso/Outros
Pedagogia
Número de folhas
28
Tipo
TCC - Trabalho de Conclusão de Curso
Local
UFAL, Campus Arapiraca, Unidade Educacional ARAPIRACA
Resumo

Este trabalho tem como objetivo principal apontar a importância da educação infantil como espaço propulsor do desenvolvimento da criança. A pesquisa partiu da observação de crianças no dia a dia fora dos espaços institucionais, bem como dentro deles, através do estágio supervisionado II, realizado em uma turma de educação infantil e de atividades de campo realizadas durante as disciplinas da área da educação infantil do Curso de Licenciatura em Pedagogia. A partir de então surgiu da problemática: que importância tem a creche e a préescola enquanto propulsoras (ou não) do desenvolvimento da criança em seus aspectos motor, social e cognitivo? A fim de encontrar a resposta para tal questionamento, foi realizada uma pesquisa bibliográfica, apoiada na legislação da educação infantil brasileira, especialmente em documentos como a Constituição de 88 (BRASIL, 1988), o Estatuto da Criança e do Adolescente (BRASIL, 1990), o Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil (BRASIL, 1998), as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil (BRASIL, 2009) e a Base Nacional Comum Curricular (BRASIL, 2017) e estudos históricos de Khulmann (2000; 2007) e Sarmento (2007). Também encontra fundamento em estudiosos do desenvolvimento infantil como Wallon (2007) e seus seguidores, Carvalho, ImprérioHamburger e Pedrosa e Rossetti-Ferreira (1996), pesquisadores do brincar da criança, como Kishimoto (2007), Lima (2001) e a relação entre pares (CORSARO, 2009), dentre outros. Deste estudo, conclui-se que a creche e a pré-escola são lugares em que as crianças podem exercitar sua autonomia, sua afetividade, a motricidade, a cognição e suas relações com seus pares e outros parceiros adultos, e que estes últimos têm papel fundamental para o desenvolvimento das crianças, especialmente no que diz respeito à organização dos espaços, dos materiais e da rotina como propulsores do desenvolvimento.

Abstract

The main objective of this work is to emphasize the importance of early childhood education as a propelling space for child development. The research started from the observation of children in the day-out outside the institutional spaces, as well as within them, through the supervised stage II, realized in a class of infantile education and of activities of field realized during the disciplines of the area of the infantile education of the Course Degree in Pedagogy. From then on came the problematic: what is the importance of kindergarten and preschool as propellants (or not) of the development of the child in its motor, social and cognitive aspects? In order to find the answer to such questioning, a bibliographical research was carried out, supported by the legislation of the Brazilian infantile education, especially in documents such as the Constitution of 88 (BRAZIL, 1988), the Statute of the Child and the Adolescent (BRASIL, 1990) , the National Curriculum Framework for Early Childhood Education (BRASIL, 1998), the National Curriculum Guidelines for Early Childhood Education (BRASIL, 2009) and the National Curricular Common Base (BRASIL, 2017) and historical studies by Khulmann (2000; Sarmento (2007). It also finds support in children's development scholars such as Wallon (2007) and his followers, Carvalho, Imprério-Hamburger and Pedrosa and Rossetti-Ferreira (1996), child-play researchers such as Kishimoto (2007), Lima (2001) and relationship between peers (CORSARO, 2009), among others. From this study, it was concluded that nursery and preschool are places where children can exercise their autonomy, affectivity, mobility, cognition and their relationships with their peers and other adult partners, and the latter have role fundamental for the development of children, especially with regard to the organization of spaces, materials and routine as drivers of development.

Orientador(a)
Dr.ª Maynart, Renata da Costa.
Banca Examinadora
Dr.ª Silva, Janaíla dos Santos.
Dr.ª Santos, Marta Maria Minervino dos.
Palavras-chave
Creche.
Educação infantil.
Pré-escola.
Áreas do Conhecimento/Localização
Coleção Propriedade Intelectual (CPI) - BSCA.
Categorias CNPQ
7.00.00.00-0 Ciências humanas.
Visualizações
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