A importância da educação infantil para o desenvolvimento integral da criança
A importância da educação infantil para o desenvolvimento integral da criança
<gggeanedejesus@gmail.com>
Este trabalho tem como objetivo principal apontar a importância da educação infantil como
espaço propulsor do desenvolvimento da criança. A pesquisa partiu da observação de crianças
no dia a dia fora dos espaços institucionais, bem como dentro deles, através do estágio
supervisionado II, realizado em uma turma de educação infantil e de atividades de campo
realizadas durante as disciplinas da área da educação infantil do Curso de Licenciatura em
Pedagogia. A partir de então surgiu da problemática: que importância tem a creche e a préescola enquanto propulsoras (ou não) do desenvolvimento da criança em seus aspectos motor,
social e cognitivo? A fim de encontrar a resposta para tal questionamento, foi realizada uma
pesquisa bibliográfica, apoiada na legislação da educação infantil brasileira, especialmente em
documentos como a Constituição de 88 (BRASIL, 1988), o Estatuto da Criança e do
Adolescente (BRASIL, 1990), o Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil
(BRASIL, 1998), as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil (BRASIL,
2009) e a Base Nacional Comum Curricular (BRASIL, 2017) e estudos históricos de
Khulmann (2000; 2007) e Sarmento (2007). Também encontra fundamento em estudiosos do
desenvolvimento infantil como Wallon (2007) e seus seguidores, Carvalho, ImprérioHamburger e Pedrosa e Rossetti-Ferreira (1996), pesquisadores do brincar da criança, como
Kishimoto (2007), Lima (2001) e a relação entre pares (CORSARO, 2009), dentre outros.
Deste estudo, conclui-se que a creche e a pré-escola são lugares em que as crianças podem
exercitar sua autonomia, sua afetividade, a motricidade, a cognição e suas relações com seus
pares e outros parceiros adultos, e que estes últimos têm papel fundamental para o
desenvolvimento das crianças, especialmente no que diz respeito à organização dos espaços,
dos materiais e da rotina como propulsores do desenvolvimento.
The main objective of this work is to emphasize the importance of early childhood education
as a propelling space for child development. The research started from the observation of
children in the day-out outside the institutional spaces, as well as within them, through the
supervised stage II, realized in a class of infantile education and of activities of field realized
during the disciplines of the area of the infantile education of the Course Degree in Pedagogy.
From then on came the problematic: what is the importance of kindergarten and preschool as
propellants (or not) of the development of the child in its motor, social and cognitive aspects?
In order to find the answer to such questioning, a bibliographical research was carried out,
supported by the legislation of the Brazilian infantile education, especially in documents such
as the Constitution of 88 (BRAZIL, 1988), the Statute of the Child and the Adolescent
(BRASIL, 1990) , the National Curriculum Framework for Early Childhood Education
(BRASIL, 1998), the National Curriculum Guidelines for Early Childhood Education
(BRASIL, 2009) and the National Curricular Common Base (BRASIL, 2017) and historical
studies by Khulmann (2000; Sarmento (2007). It also finds support in children's development
scholars such as Wallon (2007) and his followers, Carvalho, Imprério-Hamburger and
Pedrosa and Rossetti-Ferreira (1996), child-play researchers such as Kishimoto (2007), Lima
(2001) and relationship between peers (CORSARO, 2009), among others. From this study, it
was concluded that nursery and preschool are places where children can exercise their
autonomy, affectivity, mobility, cognition and their relationships with their peers and other
adult partners, and the latter have role fundamental for the development of children, especially
with regard to the organization of spaces, materials and routine as drivers of development.
Dr.ª Santos, Marta Maria Minervino dos.
Educação infantil.
Pré-escola.