Uma pesquisa sobre a segurança da informação em escolas municipais da área urbana de Girau do Ponciano - AL

Uma pesquisa sobre a segurança da informação em escolas municipais da área urbana de Girau do Ponciano - AL

Autor(a)
Silva, Daniese Boia da.
<danieeseboia@gmail.com> Silva, Edelane Nunes da.
<delanynunes72@gmail.com>
Ano de publicação
2020
Data da defesa
18/12/2019
Curso/Outros
Sistemas de Informação (EaD)
Número de folhas
107
Tipo
TCC - Trabalho de Conclusão de Curso
Local
UFAL, Campus Arapiraca, Unidade Educacional ARAPIRACA
Resumo

A evolução tecnológica possibilitou que informações, antes processadas manualmente, passassem a ser automatizadas. Estas mudanças permitiram que diversas organizações, inclusive instituições de ensino, passassem a utilizar sistemas e tecnologias para produzir, tratar e armazenar seus dados e informações. Essas necessitam estar sempre disponíveis de forma íntegra, confiável e segura. Assim que uma informação é criada, é de grande importância que ela seja protegida. A informação é um dos bens mais valiosos de qualquer ambiente organizacional, e, por esta razão, é comum este ativo enfrentar diversos obstáculos, tais como, ameaças, vulnerabilidades e ataques. A segurança da informação é um fator fundamental e deve ser tratada e priorizada nas grandes e pequenas organizações, sejam elas públicas ou privadas. Portanto, existe uma série de mecanismos de segurança que podem ser adotados como barreiras para impedir que ameaças cheguem a causar sérios incidentes as informações. O objetivo geral deste trabalho é investigar a realidade situacional das escolas municipais localizadas na área urbana de Girau do Ponciano - Alagoas com relação à segurança da informação, observando as práticas e os procedimentos adotados para proteger as informações nestas instituições e qual o conhecimento dos colaboradores sobre o assunto. Para alcançar este objetivo foi primeiramente realizada uma revisão bibliográfica baseada em fontes secundárias, que permitiu desenvolver o questionário para coleta de dados. Os resultados obtidos mostraram que os ambientes educacionais estudados possuem vulnerabilidades que podem ser exploradas por diferentes ameaças e trazer sérios riscos e incidentes para suas informações. O estudo de caso mostrou que o cenário atual das escolas em relação a segurança da informação ainda é crítico, porém com a adoção de alguns mecanismos de segurança, assim como, a implantação de políticas de segurança da informação e a realização de capacitações para conscientizar os funcionários podem minimizar as falhas na segurança e preservar as informações contra futuras eventualidades. 

Abstract

Technological evolution has enabled information, previously processed manually, to be automated. These changes have enabled many organizations, including educational institutions, to use systems and technologies to produce, process and store their data and information. These need to be always available in a complete, reliable and secure manner. Once information is created, it is of great importance that it be protected. Information is one of the most valuable assets of any organizational environment, and for this reason, it is common for this asset to face many obstacles, such as threats, vulnerabilities and attacks. Information security is a key factor and should be addressed and prioritized in large and small organizations, whether public or private. There are then a number of security mechanisms that can be adopted as barriers to prevent threats from causing serious information incidents. The general objective of this work is to investigate the situational reality of municipal schools located in the urban area of Girau do Ponciano - Alagoas regarding information security, observing the practices and procedures adopted to protect the information in these institutions and what is the knowledge of employees about the subject. To achieve this objective, a bibliographic review based on secondary sources was first performed, which allowed the development of the questionnaire for data collection. The results showed that the studied educational environments have vulnerabilities that can be exploited by different threats and bring serious risks and incidents to their information. The case study showed that the current scenario of schools in relation to information security is still critical, but with the adoption of some security mechanisms, as well as the implementation of information security policies and training to raise awareness. Employees can minimize security breaches and preserve information against future eventualities. 

Orientador(a)
Me. Oliveira, Rômulo Nunes de.
Banca Examinadora
Lima, Kelciane Cavalcante de.
Dr. Cavalcante, Rodolfo Carneiro.
Palavras-chave
Segurança da informação.
Mecanismos de segurança.
Segurança da informação - Políticas.
Áreas do Conhecimento/Localização
Coleção Propriedade Intelectual (CPI) - BSCA.
Categorias CNPQ
1.00.00.00-3 Ciências exatas e da terra.
Visualizações
418
Observações


Não foi possível exibir o PDF