A importância da inclusão digital no processo de inserção social e educacional: um estudo de caso na Escola Alternativa em Arapiraca / AL

A importância da inclusão digital no processo de inserção social e educacional: um estudo de caso na Escola Alternativa em Arapiraca / AL

Autor(a)
Sena, Francisco Emanuel Pereira de.
<del-al@hotmail.com> Bento, Rodrigo Farias.
<rodrigofb18@gmail.com>
Ano de publicação
2020
Data da defesa
18/12/2019
Curso/Outros
Sistemas de Informação (EaD)
Número de folhas
46
Tipo
TCC - Trabalho de Conclusão de Curso
Local
UFAL, Campus Arapiraca, Unidade Educacional ARAPIRACA
Resumo

A inclusão digital é uma ferramenta indispensável para um país que pretende evoluir. Para que ela seja feita de uma maneira significativa deve abranger todas as classes sociais e os mais variados territórios do mundo. Ela é capaz de democratizar o conhecimento e inserir o cidadão nesta sociedade que depende cada vez mais de acessibilidade. O presente trabalho de conclusão de curso tem como objetivo propor uma discussão e reflexão acerca da importância da inclusão digital no ambiente escolar e os reflexos da formação do professor na atuação como docente integrante de uma sociedade digital. O trabalho foi desenvolvido a partir de uma análise bibliográfica das principais literaturas que discorrem sobre a Lei do Marco Civil da Internet (lei 12.965 de 23 de abril de 2014) e de uma pesquisa desenvolvida em uma escola na cidade de Arapiraca que apresenta em seu currículo a inclusão digital. Adotamos o estudo de caso como metodologia e para a coleta de dados, utilizamos entrevistas individuais e em grupo para investigar o papel da escola nesse processo de inclusão digital.

Abstract

Digital inclusion is an indispensable tool for a country that wants to evolve. For it to be done in a meaningful way it must cover all social classes and the most varied territories in the world. It is capable of democratizing knowledge and inserting citizens in this society that increasingly depends on accessibility. The present work of completion of course aims to propose a discussion and reflection on the importance of digital inclusion in the school environment and the reflexes of teacher training in acting as a member of a digital society. The work was developed from a bibliographic analysis of the main literatures that discuss the Law of the Marco Civil da Internet (law 12.965 of April 23, 2014) and a research developed in a school in the city of Arapiraca that presents in its curriculum digital inclusion. We adopted the case study as a methodology and for data collection, we used individual and group interviews to investigate the role of the school in this digital inclusion process.

Orientador(a)
Me. Oliveira, Rômulo Nunes de.
Banca Examinadora
Dr. Barbosa, Alexandre de Andrade.
Me. Silva, Italo Carlo Lopes.
Palavras-chave
Inclusão digital.
Educação.
Inclusão digital - Legislação.
Áreas do Conhecimento/Localização
Coleção Propriedade Intelectual (CPI) - BSCA.
Categorias CNPQ
1.00.00.00-3 Ciências exatas e da terra.
Visualizações
564
Observações


Não foi possível exibir o PDF