A importância da inclusão digital no processo de inserção social e educacional: um estudo de caso na Escola Alternativa em Arapiraca / AL
A importância da inclusão digital no processo de inserção social e educacional: um estudo de caso na Escola Alternativa em Arapiraca / AL
<del-al@hotmail.com> Bento, Rodrigo Farias.
<rodrigofb18@gmail.com>
A inclusão digital é uma ferramenta indispensável para um país que pretende evoluir.
Para que ela seja feita de uma maneira significativa deve abranger todas as classes
sociais e os mais variados territórios do mundo. Ela é capaz de democratizar o
conhecimento e inserir o cidadão nesta sociedade que depende cada vez mais de
acessibilidade. O presente trabalho de conclusão de curso tem como objetivo propor
uma discussão e reflexão acerca da importância da inclusão digital no ambiente
escolar e os reflexos da formação do professor na atuação como docente integrante
de uma sociedade digital. O trabalho foi desenvolvido a partir de uma análise
bibliográfica das principais literaturas que discorrem sobre a Lei do Marco Civil da
Internet (lei 12.965 de 23 de abril de 2014) e de uma pesquisa desenvolvida em uma
escola na cidade de Arapiraca que apresenta em seu currículo a inclusão digital.
Adotamos o estudo de caso como metodologia e para a coleta de dados, utilizamos
entrevistas individuais e em grupo para investigar o papel da escola nesse processo
de inclusão digital.
Digital inclusion is an indispensable tool for a country that wants to evolve. For it to
be done in a meaningful way it must cover all social classes and the most varied
territories in the world. It is capable of democratizing knowledge and inserting citizens
in this society that increasingly depends on accessibility. The present work of
completion of course aims to propose a discussion and reflection on the importance
of digital inclusion in the school environment and the reflexes of teacher training in
acting as a member of a digital society. The work was developed from a bibliographic
analysis of the main literatures that discuss the Law of the Marco Civil da Internet
(law 12.965 of April 23, 2014) and a research developed in a school in the city of
Arapiraca that presents in its curriculum digital inclusion. We adopted the case study
as a methodology and for data collection, we used individual and group interviews to
investigate the role of the school in this digital inclusion process.
Me. Silva, Italo Carlo Lopes.
Educação.
Inclusão digital - Legislação.