As contribuições do estudo de caso no Ensino médio: uma estratégia de ensino- aprendizagem para promover a contextualização e a interdisciplinaridade no ensino de química

As contribuições do estudo de caso no Ensino médio: uma estratégia de ensino-aprendizagem para promover a contextualização e a interdisciplinaridade no ensino de química

Autor(a)
Silva, Adelma Talline.
<tallinequimica@gmail.com>
Ano de publicação
2019
Data da defesa
05/12/2019
Curso/Outros
Química
Número de folhas
75
Tipo
TCC - Trabalho de Conclusão de Curso
Local
UFAL, Campus Arapiraca, Unidade Educacional ARAPIRACA
Resumo

Atualmente, no âmbito educacional é perceptível a busca por práticas pedagógicas que promovam a participação ativa dos alunos nas aulas, correlacionando-as com a vida cotidiana e de maneira interdisciplinar na educação básica. Diante disso, o presente estudo buscou analisar uma proposta de atividade baseada em uma Sequência Didática (SD), que apresentou o foco central na utilização do método Estudo de Caso (EC) como uma estratégia de ensinoaprendizagem, com o intuito de investigar quais as contribuições deste no ensino de química a partir da temática óleo de cozinha. A amostra da pesquisa foi composta por 27 alunos, matriculados nos três anos do Ensino Médio, participantes de um clube de ciência existente em uma escola pública da rede estadual no município de Arapiraca-AL. A metodologia apresenta um caráter qualitativo e quantitativo. E encontra-se estruturada em quatro etapas: a primeira etapa, consistiu em investigar o que os alunos conheciam sobre a temática através de um questionário; a segunda etapa, a elaboração de um caso envolvendo a temática; a terceira etapa consistiu na elaboração e aplicação de uma sequência didática, a qual utilizou como um dos instrumentos metodológicos o estudo de caso; e a quarta etapa consistiu na análise dos resultados obtidos para que pudéssemos inferir sobre o objetivo principal. Foi considerado como principais instrumentos de processo avaliativo a análise da situação-problema e a produção de Histórias em Quadrinhos. Os resultados indicaram que a utilização do método EC, favorece significativamente o processo de ensino-aprendizagem de química e apresenta um grande potencial pedagógico ao colocar o aluno em contato direto com situações problemas do cotidiano possibilitando o desenvolvimento de diversas habilidades. O estímulo à pesquisa acerca do tema trabalhado, a motivação e o incentivo ao desenvolvimento do pensamento crítico-reflexivo, permitiu a participação mais efetiva dos sujeitos na construção do conhecimento. Além disso, a associação desse método ao tema do cotidiano também proporciona a cooperação de outras áreas do conhecimento para a compreensão da situaçãoproblema e dos conceitos científicos sobre tal temática.

Abstract

Currently, in the educational field, it is noticeable the search for pedagogical practices that promote the active participation of students in classes, correlating them with everyday life and in an interdisciplinary way in basic education. Given this, the present study sought to analyze an activity proposal based on a Didactic Sequence (SD), which presented the central focus on the use of the Case Study (EC) method as a teaching-learning strategy, in order to investigate which the contributions of this in the teaching of chemistry from the kitchen oil theme. The research sample consisted of 27 students, enrolled in the three years of high school, who participated in a science club in a public school in the state of Arapiraca-AL. The methodology has a qualitative and quantitative character. It is structured in four stages: the first stage consisted of investigating what students knew about the subject through a questionnaire; the second stage, the elaboration of a case involving the theme; The third stage consisted in the elaboration and application of a didactic sequence, which used as one of the methodological instruments the case study; and the fourth step consisted in analyzing the results obtained so that we could infer about the main objective. The main instruments of the evaluation process were the analysis of the problem situation and the production of comics. The results indicated that the use of the EC method significantly favors the teaching-learning process of chemistry and has a great pedagogical potential by putting the student in direct contact with everyday problems situations enabling the development of various skills. The stimulation of research on the theme, motivation and incentive to the development of critical-reflexive thinking, allowed the most effective participation of the subjects in the construction of knowledge. In addition, the association of this method with the daily theme also provides the cooperation of other areas of knowledge to understand the problem situation and the scientific concepts on such theme. 

Orientador(a)
Dr. Araújo, Adelmo Fernandes.
Coorientador(a)
Dr.ª Cardoso, Sílvia Helena.
Banca Examinadora
Dr. Oliveira, Adeildo Júnior de.
Nunes, Wanessa Padilha Barbosa.
Palavras-chave
Óleo de cozinha.
Interdisciplinaridade.
Ensino de química.
Estudo de casos.
Áreas do Conhecimento/Localização
Coleção Propriedade Intelectual (CPI) - BSCA.
Categorias CNPQ
1.00.00.00-3 Ciências exatas e da terra.
Visualizações
854
Observações


Não foi possível exibir o PDF