As contribuições do estudo de caso no Ensino médio: uma estratégia de ensino- aprendizagem para promover a contextualização e a interdisciplinaridade no ensino de química
As contribuições do estudo de caso no Ensino médio: uma estratégia de ensino-aprendizagem para promover a contextualização e a interdisciplinaridade no ensino de química
<tallinequimica@gmail.com>
Atualmente, no âmbito educacional é perceptível a busca por práticas pedagógicas que
promovam a participação ativa dos alunos nas aulas, correlacionando-as com a vida cotidiana
e de maneira interdisciplinar na educação básica. Diante disso, o presente estudo buscou
analisar uma proposta de atividade baseada em uma Sequência Didática (SD), que apresentou
o foco central na utilização do método Estudo de Caso (EC) como uma estratégia de ensinoaprendizagem, com o intuito de investigar quais as contribuições deste no ensino de química a
partir da temática óleo de cozinha. A amostra da pesquisa foi composta por 27 alunos,
matriculados nos três anos do Ensino Médio, participantes de um clube de ciência existente em
uma escola pública da rede estadual no município de Arapiraca-AL. A metodologia apresenta
um caráter qualitativo e quantitativo. E encontra-se estruturada em quatro etapas: a primeira
etapa, consistiu em investigar o que os alunos conheciam sobre a temática através de um
questionário; a segunda etapa, a elaboração de um caso envolvendo a temática; a terceira etapa
consistiu na elaboração e aplicação de uma sequência didática, a qual utilizou como um dos
instrumentos metodológicos o estudo de caso; e a quarta etapa consistiu na análise dos
resultados obtidos para que pudéssemos inferir sobre o objetivo principal. Foi considerado
como principais instrumentos de processo avaliativo a análise da situação-problema e a
produção de Histórias em Quadrinhos. Os resultados indicaram que a utilização do método EC,
favorece significativamente o processo de ensino-aprendizagem de química e apresenta um
grande potencial pedagógico ao colocar o aluno em contato direto com situações problemas do
cotidiano possibilitando o desenvolvimento de diversas habilidades. O estímulo à pesquisa
acerca do tema trabalhado, a motivação e o incentivo ao desenvolvimento do pensamento
crítico-reflexivo, permitiu a participação mais efetiva dos sujeitos na construção do
conhecimento. Além disso, a associação desse método ao tema do cotidiano também
proporciona a cooperação de outras áreas do conhecimento para a compreensão da situaçãoproblema e dos conceitos científicos sobre tal temática.
Currently, in the educational field, it is noticeable the search for pedagogical practices that
promote the active participation of students in classes, correlating them with everyday life and
in an interdisciplinary way in basic education. Given this, the present study sought to analyze
an activity proposal based on a Didactic Sequence (SD), which presented the central focus on
the use of the Case Study (EC) method as a teaching-learning strategy, in order to investigate
which the contributions of this in the teaching of chemistry from the kitchen oil theme. The
research sample consisted of 27 students, enrolled in the three years of high school, who
participated in a science club in a public school in the state of Arapiraca-AL. The methodology
has a qualitative and quantitative character. It is structured in four stages: the first stage
consisted of investigating what students knew about the subject through a questionnaire; the
second stage, the elaboration of a case involving the theme; The third stage consisted in the
elaboration and application of a didactic sequence, which used as one of the methodological
instruments the case study; and the fourth step consisted in analyzing the results obtained so
that we could infer about the main objective. The main instruments of the evaluation process
were the analysis of the problem situation and the production of comics. The results indicated
that the use of the EC method significantly favors the teaching-learning process of chemistry
and has a great pedagogical potential by putting the student in direct contact with everyday
problems situations enabling the development of various skills. The stimulation of research on
the theme, motivation and incentive to the development of critical-reflexive thinking, allowed
the most effective participation of the subjects in the construction of knowledge. In addition,
the association of this method with the daily theme also provides the cooperation of other areas
of knowledge to understand the problem situation and the scientific concepts on such theme.
Nunes, Wanessa Padilha Barbosa.
Interdisciplinaridade.
Ensino de química.
Estudo de casos.