Assistência estudantil: uma abordagem da abrangência e resultados na Universidade Federal de Alagoas, _Campus_ Arapiraca
Assistência estudantil: uma abordagem da abrangência e resultados na Universidade Federal de Alagoas, Campus Arapiraca
<victor.admpublico@gmail.com>
Este trabalho trata-se da política de assistência estudantil, implantada pela Pró-reitoria
Estudantil (PROEST), por meio do Programa Nacional de Assistência Estudantil (PNAES),
analisando se esta política está auxiliando e conduzindo os alunos para a sua formação,
possibilitando os discentes em linha de vulnerabilidade socioeconômica a concluírem seus
cursos de formação superior. A Universidade Federal de Alagoas (UFAL) tem algumas linhas
de auxílios com foco em alunos em condições de carência, dando-lhes condições de
permanência na universidade, com foco no campus de Arapiraca. O trabalho foi desenvolvido
através de pesquisas em artigos da plataforma on-line Google Acadêmico, na plataforma
SciELO, periódicos (Portal da CAPES) e na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e
Dissertações (BDTD), nele, é apresentado a trajetória e os conceitos de políticas públicas,
política de assistência estudantil, a formação do ensino superior no Brasil e a gestão pública,
bem como a política de assistência estudantil geral da UFAL seguida da abrangência do campus
de Arapiraca. Os resultados foram encontrados por meio de levantamento de dados e aplicação
de questionários, formulários online do Google aplicados em uma amostra dos discentes que
são assistidos pelo programa. Os dados foram lançados e analisados para viabilizar a avaliação
de alunos que estão sendo assistidos pelo programa, os pontos de melhoria e principais
problemas enfrentados por eles.
This work deals with the student assistance policy, implemented by the Studently Rectory
PROEST, as the acronym in Portuguese, through the National Student Assistance Program
PNAES, as the acronym in Portuguese, analyzing whether this policy is supporting and leading
students to their formation, enabling those who are ranked on the socioeconomic vulnerability
line to complete their higher education courses. The Federal University of Alagoas, UFAL, as
the acronym in Portuguese, has some education grants focusing on students in poverty
conditions, giving the opportunity conditions of staying at the university, focused on the
Arapiraca campus. The work was developed through research on articles from Google Scholar
online platform, SciELO platform journals (CAPES Portal) and the Brazilian Digital Library
of Theses and Dissertations (BDTD). It brines the trajectory and concepts of public policies,
the policy for student assistance, the development of the higher education in Brazil and public
management, the second part is based on UFAL's policy for general student assistance, followed
by the one implemented at the Arapiraca campus. The results were found through data
collection and questionnaires and Google online forms applied to a sample of students who are
assisted by the program. The data was released and evaluated to enable a proportion of the
number of students being assisted by the program, points of improvement and main problems
faced by them.
Ma. Silva, Fabiana de Cássia de Araújo.
Permanência.
Política de Assistência Estudantil.
Vulnerabilidade socioeconômica.