Assistência estudantil: uma abordagem da abrangência e resultados na Universidade Federal de Alagoas, _Campus_ Arapiraca

Assistência estudantil: uma abordagem da abrangência e resultados na Universidade Federal de Alagoas, Campus Arapiraca

Autor(a)
Silva, José Victor Santos.
<victor.admpublico@gmail.com>
Ano de publicação
2019
Data da defesa
06/11/2019
Curso/Outros
Administração Pública
Número de folhas
49
Tipo
TCC - Trabalho de Conclusão de Curso
Local
UFAL, Campus Arapiraca, Unidade Educacional ARAPIRACA
Resumo

Este trabalho trata-se da política de assistência estudantil, implantada pela Pró-reitoria Estudantil (PROEST), por meio do Programa Nacional de Assistência Estudantil (PNAES), analisando se esta política está auxiliando e conduzindo os alunos para a sua formação, possibilitando os discentes em linha de vulnerabilidade socioeconômica a concluírem seus cursos de formação superior. A Universidade Federal de Alagoas (UFAL) tem algumas linhas de auxílios com foco em alunos em condições de carência, dando-lhes condições de permanência na universidade, com foco no campus de Arapiraca. O trabalho foi desenvolvido através de pesquisas em artigos da plataforma on-line Google Acadêmico, na plataforma SciELO, periódicos (Portal da CAPES) e na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD), nele, é apresentado a trajetória e os conceitos de políticas públicas, política de assistência estudantil, a formação do ensino superior no Brasil e a gestão pública, bem como a política de assistência estudantil geral da UFAL seguida da abrangência do campus de Arapiraca. Os resultados foram encontrados por meio de levantamento de dados e aplicação de questionários, formulários online do Google aplicados em uma amostra dos discentes que são assistidos pelo programa. Os dados foram lançados e analisados para viabilizar a avaliação de alunos que estão sendo assistidos pelo programa, os pontos de melhoria e principais problemas enfrentados por eles.

Abstract

This work deals with the student assistance policy, implemented by the Studently Rectory PROEST, as the acronym in Portuguese, through the National Student Assistance Program PNAES, as the acronym in Portuguese, analyzing whether this policy is supporting and leading students to their formation, enabling those who are ranked on the socioeconomic vulnerability line to complete their higher education courses. The Federal University of Alagoas, UFAL, as the acronym in Portuguese, has some education grants focusing on students in poverty conditions, giving the opportunity conditions of staying at the university, focused on the Arapiraca campus. The work was developed through research on articles from Google Scholar online platform, SciELO platform journals (CAPES Portal) and the Brazilian Digital Library of Theses and Dissertations (BDTD). It brines the trajectory and concepts of public policies, the policy for student assistance, the development of the higher education in Brazil and public management, the second part is based on UFAL's policy for general student assistance, followed by the one implemented at the Arapiraca campus. The results were found through data collection and questionnaires and Google online forms applied to a sample of students who are assisted by the program. The data was released and evaluated to enable a proportion of the number of students being assisted by the program, points of improvement and main problems faced by them.

Orientador(a)
Dr. Miranda, Renato Luís Pinto.
Banca Examinadora
Dr. Gonçalves, Bruno Setton.
Ma. Silva, Fabiana de Cássia de Araújo.
Palavras-chave
Graduação.
Permanência.
Política de Assistência Estudantil.
Vulnerabilidade socioeconômica.
Áreas do Conhecimento/Localização
Coleção Propriedade Intelectual (CPI) - BSCA.
Categorias CNPQ
6.00.00.00-7 Ciências sociais aplicadas.
Visualizações
191
Observações


Não foi possível exibir o PDF