Educação empreendedora: uma experiência a partir dos jovens
Educação empreendedora: uma experiência a partir dos jovens
<limaclaricy@gmail.com>
O empreendedorismo vem ganhando espaço nos assuntos econômicos e sociais
no Brasil. Este país é dotado de pessoas com iniciativas empreendedoras, e por
isso cada vez mais se estuda sobre o empreendedorismo não só nos conceitos
tradicionais voltados aos negócios, mas com outras abordagens voltadas a ação
social e educação. Hoje não basta apenas dar uma educação de forma tradicional
para os alunos, eles têm anseios maiores para seus futuros, necessitam receber
uma formação que garanta a eles o conhecimento e as práticas necessárias para
desenvolverem suas habilidades e atitudes. Assim este trabalho busca analisar o
nível de conhecimento dos estudantes de ensino técnico sobre o
empreendedorismo e de que forma eles percebem a aplicabilidade do
empreendedorismo em suas trajetórias profissionais. Além de ter como objetivo
específico despertar nos estudantes o espírito empreendedor, ao mesmo tempo
levá-los a reflexão sobre a importância do espírito empreendedor, e o
autoconhecimento em relação ao empreendedorismo. Este trabalho serviu-se da
metodologia de Pesquisa Ação, com aplicação de questionários estruturados e
semi-estruturados, e uma oficina. Os alunos do IFAL que participaram da pesquisa
reconheceram ou não em si características empreendedoras, desenvolveram sua
criatividade na oficina, reconheceram a importância do empreendedorismo e da
educação empreendedora. Portanto o empreendedorismo não é apenas para
quem deseja abrir uma empresa, mas o empreendedorismo é para todos. Seus
aprendizados podem ser utilizados para termos uma sociedade cada vez mais
criativa, engajada socialmente, com ideias e práticas inovadoras, de pessoas que
querem ser agente de mudanças em sua realidade.
Entrepreneurship has been gaining ground in economic and social affairs in Brazil.
This country is endowed with people with entrepreneurial initiatives, which is why
we are increasingly studying entrepreneurship not only in traditional business
concepts, but with other approaches to social action and education. Today it is not
enough just to give students a traditional way of education, they have greater
yearnings for their futures, they need to receive training that will provide them with
the knowledge and practices necessary to develop their skills and attitudes. Thus
this paper seeks to analyze the level of knowledge of technical education students
about entrepreneurship and how they perceive the applicability of entrepreneurship
in their professional career. In addition to having as its specific objective to awaken
students or entrepreneurship, at the same time, make a reflection on the
importance of entrepreneurship and self-knowledge in relation to entrepreneurship.
This work used the Action Research methodology, applying structured and semistructured questionnaires, and a workshop. IFAL students who participated in the
research recognized or not entrepreneurial characteristics, developed their
creativity in the workshop, recognized the importance of entrepreneurship and
entrepreneurial education. So entrepreneurship is not just for those who want to
start a business, but entrepreneurship is for everyone, their learning can be used
to have an increasingly creative society, socially engaged with innovative ideas
and practices, of people who want to be agents of changes in your reality.
Dr. Oliveira, Marcos Nunes de.
Empreendedorismo .
Educação empreendedora.