Educação empreendedora: uma experiência a partir dos jovens

Educação empreendedora: uma experiência a partir dos jovens

Autor(a)
Silva, Claricy Lima da.
<limaclaricy@gmail.com>
Ano de publicação
2020
Data da defesa
10/12/2019
Curso/Outros
Administração
Número de folhas
68
Tipo
TCC - Trabalho de Conclusão de Curso
Local
UFAL, Campus Arapiraca, Unidade Educacional ARAPIRACA
Resumo

O empreendedorismo vem ganhando espaço nos assuntos econômicos e sociais no Brasil. Este país é dotado de pessoas com iniciativas empreendedoras, e por isso cada vez mais se estuda sobre o empreendedorismo não só nos conceitos tradicionais voltados aos negócios, mas com outras abordagens voltadas a ação social e educação. Hoje não basta apenas dar uma educação de forma tradicional para os alunos, eles têm anseios maiores para seus futuros, necessitam receber uma formação que garanta a eles o conhecimento e as práticas necessárias para desenvolverem suas habilidades e atitudes. Assim este trabalho busca analisar o nível de conhecimento dos estudantes de ensino técnico sobre o empreendedorismo e de que forma eles percebem a aplicabilidade do empreendedorismo em suas trajetórias profissionais. Além de ter como objetivo específico despertar nos estudantes o espírito empreendedor, ao mesmo tempo levá-los a reflexão sobre a importância do espírito empreendedor, e o autoconhecimento em relação ao empreendedorismo. Este trabalho serviu-se da metodologia de Pesquisa Ação, com aplicação de questionários estruturados e semi-estruturados, e uma oficina. Os alunos do IFAL que participaram da pesquisa reconheceram ou não em si características empreendedoras, desenvolveram sua criatividade na oficina, reconheceram a importância do empreendedorismo e da educação empreendedora. Portanto o empreendedorismo não é apenas para quem deseja abrir uma empresa, mas o empreendedorismo é para todos. Seus aprendizados podem ser utilizados para termos uma sociedade cada vez mais criativa, engajada socialmente, com ideias e práticas inovadoras, de pessoas que querem ser agente de mudanças em sua realidade.

Abstract

Entrepreneurship has been gaining ground in economic and social affairs in Brazil. This country is endowed with people with entrepreneurial initiatives, which is why we are increasingly studying entrepreneurship not only in traditional business concepts, but with other approaches to social action and education. Today it is not enough just to give students a traditional way of education, they have greater yearnings for their futures, they need to receive training that will provide them with the knowledge and practices necessary to develop their skills and attitudes. Thus this paper seeks to analyze the level of knowledge of technical education students about entrepreneurship and how they perceive the applicability of entrepreneurship in their professional career. In addition to having as its specific objective to awaken students or entrepreneurship, at the same time, make a reflection on the importance of entrepreneurship and self-knowledge in relation to entrepreneurship. This work used the Action Research methodology, applying structured and semistructured questionnaires, and a workshop. IFAL students who participated in the research recognized or not entrepreneurial characteristics, developed their creativity in the workshop, recognized the importance of entrepreneurship and entrepreneurial education. So entrepreneurship is not just for those who want to start a business, but entrepreneurship is for everyone, their learning can be used to have an increasingly creative society, socially engaged with innovative ideas and practices, of people who want to be agents of changes in your reality. 

Orientador(a)
Dr.ª Corá, Maria Amélia Jundurian.
Banca Examinadora
Dr. David, Acúrcio Castelo.
Dr. Oliveira, Marcos Nunes de.
Palavras-chave
Jovens.
Empreendedorismo .
Educação empreendedora.
Áreas do Conhecimento/Localização
Coleção Propriedade Intelectual (CPI) - BSCA.
Categorias CNPQ
6.00.00.00-7 Ciências sociais aplicadas.
Visualizações
164
Observações


Não foi possível exibir o PDF