Da literatura de massa à literatura culta: uma análise a partir da teoria do degrau sobre a influência da literatura de massa na formação do leitor literário
Da literatura de massa à literatura culta: uma análise a partir da teoria do degrau sobre a influência da literatura de massa na formação do leitor literário
<danielysouza.011@gmail.com>
Este trabalho tem como foco principal a formação do leitor literário através da
literatura de massa e sob influência da Teoria do Degrau. De acordo com Reimão (1996), a
teoria do degrau trata a literatura de massa como ponto inicial de uma trajetória que pode ser
consistente no universo literário, sendo ela uma oportunidade de estruturação do hábito de ler
e de formação do leitor. Tendo em vista esse aspecto, pretende-se apresentar nesta pesquisa a
definição dos termos que a compõem e como a relação entre eles pode resultar no
desenvolvimento de um indivíduo capaz de ler, refletir e intervir no ambiente em que está
inserido. Para isso, foi realizada uma pesquisa de cunho bibliográfico fundamentada pela
teoria de Reimão (1996), Sodré (1978), Eco (2000), Paulino (2004) e outros. E uma pesquisa
aplicada através de questionário em profundidade, com viés qualitativo, buscando reconhecer
praticamente a influência da literatura de massa no cotidiano universitário e nas atividades
diárias de universitários com idade entre 20 e 23 anos. Concluindo ao fim desta pesquisa que
a Literatura de Massa se apresenta como uma oportunidade que pode auxiliar no processo de
desenvolvimento do leitor literário, desde que seja aplicada com responsabilidade.
This work has as main focus the formation of the literary reader through the
mass literature and under the influence of the Step Theory. According to Reimão (1996), the
step theory treats mass literature as the starting point of a trajectory that can be consistent in
the literary universe, being an opportunity to structure the reading habit and the reader's
formation. Given this aspect, we intend to present in this research the definition of the terms
that compose it and how the relationship between them can result in the development of an
individual capable of reading, reflecting and intervening in the environment in which he is
inserted. For this, a bibliographic research based on the theory of Reimão (1996), Sodré
(1978), Eco (2000), Paulino (2004) and others was carried out. It is a research applied through
in-depth questionnaire, with qualitative bias, seeking to practically recognize the influence of
mass literature on university daily life and daily activities of college students aged 20 to 23
years. Concluding at the end of this research that Mass Literature presents itself as an
opportunity that can help in the development process of the literary reader, as long as it is
applied responsibly.
Dr. Silva, Elias André da.
Leitor literário.
Teoria do degrau.