Da literatura de massa à literatura culta: uma análise a partir da teoria do degrau sobre a influência da literatura de massa na formação do leitor literário

Da literatura de massa à literatura culta: uma análise a partir da teoria do degrau sobre a influência da literatura de massa na formação do leitor literário

Autor(a)
Ferreira, Anne Daniely Souza.
<danielysouza.011@gmail.com>
Ano de publicação
2020
Data da defesa
07/10/2019
Curso/Outros
Letras - Língua Portuguesa
Número de folhas
19
Tipo
TCC - Trabalho de Conclusão de Curso
Local
UFAL, Campus Arapiraca, Unidade Educacional ARAPIRACA
Resumo

Este trabalho tem como foco principal a formação do leitor literário através da literatura de massa e sob influência da Teoria do Degrau. De acordo com Reimão (1996), a teoria do degrau trata a literatura de massa como ponto inicial de uma trajetória que pode ser consistente no universo literário, sendo ela uma oportunidade de estruturação do hábito de ler e de formação do leitor. Tendo em vista esse aspecto, pretende-se apresentar nesta pesquisa a definição dos termos que a compõem e como a relação entre eles pode resultar no desenvolvimento de um indivíduo capaz de ler, refletir e intervir no ambiente em que está inserido. Para isso, foi realizada uma pesquisa de cunho bibliográfico fundamentada pela teoria de Reimão (1996), Sodré (1978), Eco (2000), Paulino (2004) e outros. E uma pesquisa aplicada através de questionário em profundidade, com viés qualitativo, buscando reconhecer praticamente a influência da literatura de massa no cotidiano universitário e nas atividades diárias de universitários com idade entre 20 e 23 anos. Concluindo ao fim desta pesquisa que a Literatura de Massa se apresenta como uma oportunidade que pode auxiliar no processo de desenvolvimento do leitor literário, desde que seja aplicada com responsabilidade. 

Abstract

This work has as main focus the formation of the literary reader through the mass literature and under the influence of the Step Theory. According to Reimão (1996), the step theory treats mass literature as the starting point of a trajectory that can be consistent in the literary universe, being an opportunity to structure the reading habit and the reader's formation. Given this aspect, we intend to present in this research the definition of the terms that compose it and how the relationship between them can result in the development of an individual capable of reading, reflecting and intervening in the environment in which he is inserted. For this, a bibliographic research based on the theory of Reimão (1996), Sodré (1978), Eco (2000), Paulino (2004) and others was carried out. It is a research applied through in-depth questionnaire, with qualitative bias, seeking to practically recognize the influence of mass literature on university daily life and daily activities of college students aged 20 to 23 years. Concluding at the end of this research that Mass Literature presents itself as an opportunity that can help in the development process of the literary reader, as long as it is applied responsibly. 

Orientador(a)
Dr. Marques, Marcelo Ferreira.
Banca Examinadora
Dr. Melo, Deywid Wagner de.
Dr. Silva, Elias André da.
Palavras-chave
Literatura de massa.
Leitor literário.
Teoria do degrau.
Áreas do Conhecimento/Localização
Coleção Propriedade Intelectual (CPI) - BSCA.
Categorias CNPQ
8.00.00.00-2 Linguística, letras e artes.
Visualizações
251
Observações


Não foi possível exibir o PDF