Análise dos trabalhos de conclusão de curso da Universidade Federal de Alagoas - _campus_ Arapiraca com a temática coordenação motora de crianças e adolescentes

Análise dos trabalhos de conclusão de curso da Universidade Federal de Alagoas - campus Arapiraca com a temática coordenação motora de crianças e adolescentes

Autor(a)
Melo, Eduardo Micael Cordeiro de.
<eduardocordeiiro@gmail.com>
Ano de publicação
2019
Data da defesa
06/09/2019
Curso/Outros
Educação Física
Número de folhas
38
Tipo
TCC - Trabalho de Conclusão de Curso
Local
UFAL, Campus Arapiraca, Unidade Educacional ARAPIRACA
Resumo

O objetivo desse estudo foi analisar os trabalhos de conclusão de curso (TCC) da Universidade Federal de Alagoas (UFAL), campus Arapiraca, onde contenham a temática coordenação motora de crianças e adolescentes. A amostra foi composta por 8 TCC’s com a palavra-chave “coordenação motora”, escolhidos dentre 176 TCC’s do curso de Educação Física licenciatura, encontrados na biblioteca do campus Arapiraca ou no site http://ud.arapiraca.ufal.br. O teste Körperkoordinationstest Für Kinder (KTK), foi utilizado em todos os trabalhos analisados. Nos trabalhos de Pinheiro (2015) e Oliveira (2017), chegou-se à conclusão de que as crianças avaliadas apresentaram níveis satisfatórios de coordenação motora. Na relação do KTK com o IMC, a pesquisa de Miranda (2013) concluiu que só ocorreram diferenças significativas nas tarefas EMR e SM, já no estudo de Santos (2018), foi constatada que não ouve diferença significativa no IMC, entretanto, essa diferença na coordenação motora ocorreu na comparação de meninos e meninas de escolas públicas e privadas. Na pesquisa de Santos (2013), concluiu-se que não ouve diferenças significativas na comparação dos grupos estaturais, mas ocorreu decréscimo para os grupos de maior estatura nas tarefas EMR, SL e TL. Nos trabalhos que correlacionaram o KTK a diferentes níveis socioeconômicos, o estudo de Alves Neto (2013) detectou diferença significativa apenas nos saltos monopedais em meninas de diferentes classes econômicas, já em Silva (2013) não foi encontrada diferenças significativas. No trabalho de Sales (2018) foi detectada a influência da aptidão aeróbia nos níveis de coordenação motora de meninas de 8,41 anos de idade. Ao longo do estudo, pudemos perceber a importância e influência de se ter um bom desenvolvimento das capacidades motoras em crianças e adolescentes, visto que só assim elas terão uma base para realizar atividades mais complexas e necessárias ao longo de suas vidas, sendo exigidos mecanismos para realizar o diagnóstico e intervir em crianças e adolescentes com atraso no desenvolvimento motor. 

Abstract

The objective of this study was to analyze the course conclusion work (TCC) at the Federal University of Alagoas (UFAL), Arapiraca campus, where they contain a theme of motor coordination of children and adolescents. A sample consisted of 8 TCCs with the keyword “motor coordination”, chosen from the 176 TCCs of the Physical Education Degree course, found in the Arapiraca campus library or on no website http://ud.arapiraca.ufal.br. The Körperkoordinationstest Für Kinder (KTK) test was used in all studies analyzed. In the works of pine (2015) and olive tree (2017), it was concluded that the children evaluated satisfactory levels of motor coordination. In the relationship between KTK and BMI, a research by Miranda (2013) detected significant differences in the EMR and SM tasks, already in study by Santos (2018), found that there was no significant difference in BMI, however, this difference in motor coordination occurred comparing boys and girls from public and private schools. In the research by Santos (2013), he concluded that there was no significant difference in the comparison of statistical groups, but there was a decrease for the groups of greater stature in the tasks EMR, SL and TL. In studies that correlated KTK at different socioeconomic levels, the study by Alves Neto (2013) detected significant differences only in monopoly jumps in girls from different economic classes, whereas in Silva (2013) no statistical differences were found. In the work of Sales (2018), the influence of aerobic capacity on the motor coordination levels of 8.41-year-old girls was detected. Throughout the study, you can realize the importance and influence of the development of motor skills in children and adolescents, since, therefore, they are a basis for carrying out more complex and applied activities throughout their lives, being required to perform the diagnosis and intervene in children and adolescents with delayed motor development.

Orientador(a)
Me. Santos, Douglas Henrique Bezerra.
Banca Examinadora
Ma. Pinheiro, Ingrid Kelly Alves dos Santos.
Dr. Luz, Leonardo Gomes de Oliveira.
Palavras-chave
Coordenação motora.
Crianças.
Adolescentes.
Desenvolvimento motor.
Áreas do Conhecimento/Localização
Coleção Propriedade Intelectual (CPI) - BSCA.
Categorias CNPQ
4.00.00.00-1 Ciências da saúde.
Visualizações
266
Observações


Não foi possível exibir o PDF