Análise dos trabalhos de conclusão de curso da Universidade Federal de Alagoas - _campus_ Arapiraca com a temática coordenação motora de crianças e adolescentes
Análise dos trabalhos de conclusão de curso da Universidade Federal de Alagoas - campus Arapiraca com a temática coordenação motora de crianças e adolescentes
<eduardocordeiiro@gmail.com>
O
objetivo desse estudo foi analisar os trabalhos de conclusão de curso (TCC) da Universidade
Federal de Alagoas (UFAL), campus Arapiraca, onde contenham a temática
coordenação motora de crianças e adolescentes. A amostra foi composta por 8
TCC’s com a palavra-chave “coordenação motora”, escolhidos dentre 176 TCC’s do
curso de Educação Física licenciatura, encontrados na biblioteca do campus Arapiraca ou no site http://ud.arapiraca.ufal.br.
O teste Körperkoordinationstest Für Kinder (KTK), foi utilizado em todos
os trabalhos analisados. Nos trabalhos de Pinheiro (2015) e Oliveira (2017),
chegou-se à conclusão de que as crianças avaliadas apresentaram níveis satisfatórios
de coordenação motora. Na relação do KTK com o IMC, a pesquisa de Miranda
(2013) concluiu que só ocorreram diferenças significativas nas tarefas EMR e
SM, já no estudo de Santos (2018), foi constatada que não ouve diferença
significativa no IMC, entretanto, essa diferença na coordenação motora ocorreu
na comparação de meninos e meninas de escolas públicas e privadas. Na pesquisa
de Santos (2013), concluiu-se que não ouve diferenças significativas na
comparação dos grupos estaturais, mas ocorreu decréscimo para os grupos de
maior estatura nas tarefas EMR, SL e TL. Nos trabalhos que correlacionaram o
KTK a diferentes níveis socioeconômicos, o estudo de Alves Neto (2013) detectou
diferença significativa apenas nos saltos monopedais em meninas de diferentes
classes econômicas, já em Silva (2013) não foi encontrada diferenças
significativas. No trabalho de Sales (2018) foi detectada a influência da
aptidão aeróbia nos níveis de coordenação motora de meninas de 8,41 anos de
idade. Ao longo do estudo, pudemos perceber a importância e influência de se
ter um bom desenvolvimento das capacidades motoras em crianças e adolescentes,
visto que só assim elas terão uma base para realizar atividades mais complexas
e necessárias ao longo de suas vidas, sendo exigidos mecanismos para realizar o
diagnóstico e intervir em crianças e adolescentes com atraso no desenvolvimento
motor.
The objective of
this study was to analyze the course conclusion work (TCC) at the Federal
University of Alagoas (UFAL), Arapiraca campus, where they contain a theme of
motor coordination of children and adolescents. A sample consisted of 8 TCCs
with the keyword “motor coordination”, chosen from the 176 TCCs of the Physical
Education Degree course, found in the Arapiraca campus library or on no website
http://ud.arapiraca.ufal.br. The Körperkoordinationstest Für Kinder (KTK) test
was used in all studies analyzed. In the works of pine (2015) and olive tree
(2017), it was concluded that the children evaluated satisfactory levels of
motor coordination. In the relationship between KTK and BMI, a research by
Miranda (2013) detected significant differences in the EMR and SM tasks,
already in study by Santos (2018), found that there was no significant
difference in BMI, however, this difference in motor coordination occurred
comparing boys and girls from public and private schools. In the research by
Santos (2013), he concluded that there was no significant difference in the
comparison of statistical groups, but there was a decrease for the groups of
greater stature in the tasks EMR, SL and TL. In studies that correlated KTK at
different socioeconomic levels, the study by Alves Neto (2013) detected significant
differences only in monopoly jumps in girls from different economic classes,
whereas in Silva (2013) no statistical differences were found. In the work of
Sales (2018), the influence of aerobic capacity on the motor coordination
levels of 8.41-year-old girls was detected. Throughout the study, you can
realize the importance and influence of the development of motor skills in
children and adolescents, since, therefore, they are a basis for carrying out
more complex and applied activities throughout their lives, being required to
perform the diagnosis and intervene in children and adolescents with delayed
motor development.
Dr. Luz, Leonardo Gomes de Oliveira.
Crianças.
Adolescentes.
Desenvolvimento motor.