Teoria dos registros de representação semiótica na aprendizagem das funções exponenciais: um estudo de casos com estudantes de matemática do _Campus _Arapiraca - UFAL

Teoria dos registros de representação semiótica na aprendizagem das funções exponenciais: um estudo de casos com estudantes de matemática do Campus Arapiraca - UFAL

Autor(a)
Leite, Eduardo Vieira.
<eduardo.leite@arapiraca.ufal.br>
Ano de publicação
2020
Data da defesa
19/02/2020
Curso/Outros
Matemática
Número de folhas
101
Tipo
TCC - Trabalho de Conclusão de Curso
Local
UFAL, Campus Arapiraca, Unidade Educacional ARAPIRACA
Resumo

A presente pesquisa pretende investigar a aplicação de uma proposta metodológica para a aprendizagem da Função Exponencial a partir da Engenharia Didática Clássica combinada com a Teoria dos Registros de Representação Semiótica. A metodologia empregada permitiu a observação e registro de dados coletados por meio da sequência de aulas ou atividades concebidas e organizadas de forma coerente a um planejamento baseado em metodologias atuais da Educação Matemática, oriunda da chamada Didática Francesa. Nessa vertente para atingir o objetivo da pesquisa foi realizada uma Sequência Didática com 20 discentes do Curso de Licenciatura Plena em Matemática, do primeiro período, durante 12 horas, nas aulas da Disciplina de Pré-Cálculo na Universidade Federal de Alagoas - Campus Arapiraca, localizada na cidade de Arapiraca-AL, no ano 2019. A pesquisa, do tipo exploratória e experimental, foi permeada pelos pressupostos teóricos da Engenharia Didática Clássica de Michèle Artigue (1988) e para os estudos da Teoria dos Registros de Representação Semiótica, fundamentamos a pesquisa baseado em Raymond Duval (1993, 2009). A pesquisa está dividida em quatro fases: Análises preliminares; Concepção e análise a priori; Experimentação; Análise à posteriori e validação. A partir da análise à posteriori e validação, verificou-se que a Hipótese da pesquisa foi parcialmente atendida, mas a Sequência Didática contribuiu na aprendizagem dos discentes, assim como também serviu de apoio ao professor durante a sua prática docente proporcionando outras formas de aprendizado e tornando suas aulas mais dinâmicas e participativas. Pode-se inferir que a utilização dessa metodologia possibilitou o entendimento dos alunos sobre a Função Exponencial e a mobilização desta, por meio de conversões e tratamentos de diferentes registros de representação do objeto matemático auxiliou os discentes na aprendizagem significativa deste conteúdo. 

Abstract

The present research intends to investigate the application of a methodological proposal for the learning of the Exponential Function from the Classical Didactic Engineering combined with the Theory of the Semiotic Representation Records. The methodology employed allowed the observation and recording of data collected through the sequence of classes or activities designed and organized in a coherent way to a planning based on current methodologies of Mathematical Education, originating from the so-called French Didactics. In this regard, to achieve the research objective, a Didactic Sequence was carried out with 20 students of the Full Mathematics Degree Course, of the first period, for 12 hours, in the classes of the Pre-Calculus Discipline at the Federal University of Alagoas - Campus Arapiraca, located in the city of Arapiraca-AL, in the year 2019. The research, exploratory and experimental, was permeated by the theoretical assumptions of the Classical Didactic Engineering of Michèle Artigue (1988) and for the studies of the Theory of the Semiotic Representation Records, we base the research based on Raymond Duval (1993, 2009). The research is divided into four phases: Preliminary analyzes; A priori design and analysis; Experimentation; Post-analysis and validation. From the posterior analysis and validation, it was found that the Research Hypothesis was partially met, but the Didactic Sequence contributed to the students' learning, as well as supporting the teacher during his teaching practice providing other forms of learning and making your classes more dynamic and participatory. It can be inferred that the use of this methodology enabled students to understand the Exponential Function and its mobilization, through conversions and treatments of different records of representation of the mathematical object, helped students in meaningful learning of this content.

Orientador(a)
Dr. Barros, José da Silva.
Coorientador(a)
Me. Silva, Luciano Pontes da.
Banca Examinadora
Dr.ª Fonseca, Simone Silva da.
Ma. Alves, Vanessa da Silva.
Palavras-chave
Engenharia didática.
Representação semiótica.
Aprendizagem.
Função exponencial.
Áreas do Conhecimento/Localização
Coleção Propriedade Intelectual (CPI) - BSCA.
Categorias CNPQ
1.00.00.00-3 Ciências exatas e da terra.
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