Perfil socioeconômico e trajetória estudantil dos discentes de Matemática e Arquitetura e Urbanismo da UFAL - _Campus_ Arapiraca

Perfil socioeconômico e trajetória estudantil dos discentes de Matemática e Arquitetura e Urbanismo da UFAL - Campus Arapiraca

Autor(a)
Silva, Felipe Vanildo da.
<felipevanildo@gmail.com>
Ano de publicação
2019
Data da defesa
04/12/2019
Curso/Outros
Matemática
Número de folhas
61
Tipo
TCC - Trabalho de Conclusão de Curso
Local
UFAL, Campus Arapiraca, Unidade Educacional ARAPIRACA
Resumo

Diversos aspectos, entre eles, trabalho, distância, renda e alimentação, implicam na permanência e aproveitamento nos cursos de graduação, principalmente quando o graduando é proveniente de família que possui dificuldades financeiras. Considerando estes aspectos e a dinâmica atual de acesso ao ensino superior no Brasil, o objetivo do presente trabalho é conhecer o perfil socioeconômico, cultural e a trajetória estudantil do alunado dos cursos de Licenciatura em Matemática e Bacharelado em Arquitetura e Urbanismo, identificando semelhanças e diferenças em ambas às graduações. Para isso, houve embasamento em trabalhos de outros autores, como também em dados oficiais de órgãos federais, possibilitando abordar a situação da população em nível de país juntamente com a situação local. A pesquisa foi de natureza quantitativa e qualitativa, e a obtenção dos dados foi através de amostragem aleatória estratificada, em que houve seleção de discentes em todos os períodos de ambos os cursos, com populações de 132 matriculados na Matemática e 161 em Arquitetura e Urbanismo, e amostras de 101 e 112 alunos, respectivamente, culminando em margem de erro de 5% e nível de confiança de 95%. A coleta ocorreu nas turmas do semestre letivo de 2019.1, no mês de maio de 2019, e a análise dos dados foi feita buscando apresentar os resultados ao mesmo tempo em que faz traços comparativos entre ambos os cursos. Os dados revelam que o curso de Matemática tem maioria de matriculados do sexo masculino, enquanto no de Arquitetura e Urbanismo a maioria é do sexo feminino; a maior parte dos discentes de ambos os cursos são provenientes de municípios do estado de Alagoas e cursaram o ensino médio na modalidade regular, como também é grande o acesso deles ao restaurante universitário localizado nas dependências da instituição, bem como há uma pequena quantidade deles que trabalham ao mesmo tempo que estudam, indicando que há alunos participando na composição da renda familiar; além disso, observou-se que as famílias dos estudantes de Arquitetura e Urbanismo são de situação financeira melhor do que as dos discentes do outro curso. Outro aspecto foi que muitos deles possuem desencantos com o curso, pois boa parte possui planos alternativos de carreiras profissionais, como não desejar exercer a profissão, fora que houve várias opiniões negativas sobre a situação atual do curso, com críticas à estrutura disponibilizada, à estrutura curricular e carga horária disciplinar. Por fim, pode-se concluir que não somente aspectos intrínsecos aos discentes interferem em seus aproveitamentos universitários, mas também fatores externos, como a oferta de bolsas, estrutura da instituição e horários de aula. Espera-se que os resultados obtidos não apenas mostrem a situação destes graduandos, mas que auxiliem no planejamento de melhorias estruturais e no que tange aos aspectos acadêmico e assistencial.

Abstract

Several aspects, such as work, distance, income and food, imply the permanence and use of undergraduate courses, especially when the graduate comes from a family that has financial difficulties. Considering these aspects and the current dynamics of access to higher education in Brazil, the objective of this work is to know the socioeconomic, cultural profile and the student trajectory of the undergraduate students in Degree of Mathematics and Bachelor of Architecture and Urbanism, identifying similarities and differences in both undergraduate courses. For this, there was basis in the work of other authors, as well as in official data from federal agencies, enabling to address the situation of the population at the country level along with the local situation. The research was of a quantitative and qualitative nature, and the data was obtained through stratified random sampling, in which there was selection of informants in all periods of both courses, with populations of 132 enrolled in Mathematics and 161 in Architecture and Urbanism, and samples of 101 and 112 students, respectively, culminating in a margin of error of 5% and confidence level of 95%. The collection occurred in the classes of the school semester of 2019.1, in May 2019, and the data analysis was made seeking to present the results at the same time that makes comparative traces between both courses. The data reveal that the Mathematics course has most male enrollments, while in Architecture and Urbanism the majority is female; most students of both courses come from municipalities in the state of Alagoas and attended high school in regular mode, as well as great access to the university restaurant located on the premises of the institution, as there is a small amount of them who work at the same time they study, indicating that there are students participating in the composition of family income; In addition, it was observed that the families of the students of Architecture and Urbanism are in a better financial situation than those of the students of the other course. Another aspect was that many of them have disenchantment with the course, because most of them have alternative plans for professional careers, such as not wanting to practice the profession, outside that there were several negative opinions on the current situation of the course, with criticism of the structure provided, the curriculum structure and disciplinary workload. Finally, it can be concluded that not only intrinsic aspects to the students interfere in their university use, but also external factors, such as the offer of scholarships, the structure of the institution and class schedules. It is expected that the results obtained not only show the situation of these undergraduates, but also that they help in the planning of structural improvements and with regard to the academic and assistance aspects.

Orientador(a)
Dr.ª Souza, Ademária Aparecida de.
Coorientador(a)
Esp. Sena, Thainnã Thatisuane Oliveira.
Banca Examinadora
Me. Santos, Edler Oliveira.
Dr. Barros, José da Silva.
Palavras-chave
Perfil socioeconômico.
Matemática - Curso.
Arquitetura e Urbanismo - Curso.
Universidade Federal de Alagoas (Campus Arapiraca) - Estrutura da instituição.
Áreas do Conhecimento/Localização
Coleção Propriedade Intelectual (CPI) - BSCA.
Categorias CNPQ
1.00.00.00-3 Ciências exatas e da terra.
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