Perfil socioeconômico e trajetória estudantil dos discentes de Matemática e Arquitetura e Urbanismo da UFAL - _Campus_ Arapiraca
Perfil socioeconômico e trajetória estudantil dos discentes de Matemática e Arquitetura e Urbanismo da UFAL - Campus Arapiraca
<felipevanildo@gmail.com>
Diversos aspectos, entre eles, trabalho, distância, renda e alimentação, implicam na
permanência e aproveitamento nos cursos de graduação, principalmente quando o graduando
é proveniente de família que possui dificuldades financeiras. Considerando estes aspectos e a
dinâmica atual de acesso ao ensino superior no Brasil, o objetivo do presente trabalho é
conhecer o perfil socioeconômico, cultural e a trajetória estudantil do alunado dos cursos de
Licenciatura em Matemática e Bacharelado em Arquitetura e Urbanismo, identificando
semelhanças e diferenças em ambas às graduações. Para isso, houve embasamento em
trabalhos de outros autores, como também em dados oficiais de órgãos federais,
possibilitando abordar a situação da população em nível de país juntamente com a situação
local. A pesquisa foi de natureza quantitativa e qualitativa, e a obtenção dos dados foi através
de amostragem aleatória estratificada, em que houve seleção de discentes em todos os
períodos de ambos os cursos, com populações de 132 matriculados na Matemática e 161 em
Arquitetura e Urbanismo, e amostras de 101 e 112 alunos, respectivamente, culminando em
margem de erro de 5% e nível de confiança de 95%. A coleta ocorreu nas turmas do semestre
letivo de 2019.1, no mês de maio de 2019, e a análise dos dados foi feita buscando apresentar
os resultados ao mesmo tempo em que faz traços comparativos entre ambos os cursos. Os
dados revelam que o curso de Matemática tem maioria de matriculados do sexo masculino,
enquanto no de Arquitetura e Urbanismo a maioria é do sexo feminino; a maior parte dos
discentes de ambos os cursos são provenientes de municípios do estado de Alagoas e
cursaram o ensino médio na modalidade regular, como também é grande o acesso deles ao
restaurante universitário localizado nas dependências da instituição, bem como há uma
pequena quantidade deles que trabalham ao mesmo tempo que estudam, indicando que há
alunos participando na composição da renda familiar; além disso, observou-se que as famílias
dos estudantes de Arquitetura e Urbanismo são de situação financeira melhor do que as dos
discentes do outro curso. Outro aspecto foi que muitos deles possuem desencantos com o
curso, pois boa parte possui planos alternativos de carreiras profissionais, como não desejar
exercer a profissão, fora que houve várias opiniões negativas sobre a situação atual do curso,
com críticas à estrutura disponibilizada, à estrutura curricular e carga horária disciplinar. Por
fim, pode-se concluir que não somente aspectos intrínsecos aos discentes interferem em seus
aproveitamentos universitários, mas também fatores externos, como a oferta de bolsas,
estrutura da instituição e horários de aula. Espera-se que os resultados obtidos não apenas
mostrem a situação destes graduandos, mas que auxiliem no planejamento de melhorias
estruturais e no que tange aos aspectos acadêmico e assistencial.
Several aspects, such as work, distance, income and food, imply the permanence and use of
undergraduate courses, especially when the graduate comes from a family that has financial
difficulties. Considering these aspects and the current dynamics of access to higher education
in Brazil, the objective of this work is to know the socioeconomic, cultural profile and the
student trajectory of the undergraduate students in Degree of Mathematics and Bachelor of
Architecture and Urbanism, identifying similarities and differences in both undergraduate
courses. For this, there was basis in the work of other authors, as well as in official data from
federal agencies, enabling to address the situation of the population at the country level along
with the local situation. The research was of a quantitative and qualitative nature, and the data
was obtained through stratified random sampling, in which there was selection of informants
in all periods of both courses, with populations of 132 enrolled in Mathematics and 161 in
Architecture and Urbanism, and samples of 101 and 112 students, respectively, culminating in
a margin of error of 5% and confidence level of 95%. The collection occurred in the classes of
the school semester of 2019.1, in May 2019, and the data analysis was made seeking to
present the results at the same time that makes comparative traces between both courses. The
data reveal that the Mathematics course has most male enrollments, while in Architecture and
Urbanism the majority is female; most students of both courses come from municipalities in
the state of Alagoas and attended high school in regular mode, as well as great access to the
university restaurant located on the premises of the institution, as there is a small amount of
them who work at the same time they study, indicating that there are students participating in
the composition of family income; In addition, it was observed that the families of the
students of Architecture and Urbanism are in a better financial situation than those of the
students of the other course. Another aspect was that many of them have disenchantment with
the course, because most of them have alternative plans for professional careers, such as not
wanting to practice the profession, outside that there were several negative opinions on the
current situation of the course, with criticism of the structure provided, the curriculum
structure and disciplinary workload. Finally, it can be concluded that not only intrinsic aspects
to the students interfere in their university use, but also external factors, such as the offer of
scholarships, the structure of the institution and class schedules. It is expected that the results
obtained not only show the situation of these undergraduates, but also that they help in the
planning of structural improvements and with regard to the academic and assistance aspects.
Dr. Barros, José da Silva.
Matemática - Curso.
Arquitetura e Urbanismo - Curso.
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