A utilização de jogos matemáticos no Ensino fundamental II
A utilização de jogos matemáticos no Ensino fundamental II
<sandro83domingos@gmail.com> Rocha, Rosimere da Silva.
<roselmaroccha@hotmail.com>
Este trabalho apresenta uma exploração qualitativa sobre a relevância da utilização
dos jogos educativos nos anos finais do Ensino Fundamental, baseado nos
Parâmetros Curriculares Nacionais, em livros, artigos, monografias e trabalhos
acadêmicos. As Pesquisas revelam que a ludicidade no ensino da matemática
propicia a aprendizagem, bem como o desenvolvimento, o raciocínio lógico, a
facilidade e a reflexão dos discentes no estudo da matemática. Além disso, os jogos
educativos promovem a preocupação dos docentes em buscar trabalhar os
conteúdos matemáticos de forma prazerosa, atrativa e procurando conhecer o
momento adequado para serem aplicados em sala de aula. A partir da leitura dos
autores abordados neste trabalho, conclui-se então que os jogos trabalhados de
forma correta servem de ferramenta pedagógica, socialização e concentração,
despertando o interesse dos alunos pelos conteúdos didáticos de forma diferente e
lúdica.
This paper presents a qualitative exploration about the relevance of the use of the
educational games in the final years of Elementary School, based on National
Curricular Parameters, books, articles, monographs and academic papers. The
researches show that playfulness in the teaching of mathematics facilitates learning,
as well as the development, logical reasoning, ease and reflection of students in the
mathematics studies. In addition, the educational games promote the concern of
teachers to seek to work mathematical content in a pleasurable, attractive and
looking for the right time to be applied in the classroom. From the reading of the
authors discussed in this work, it is concluded that the games worked correctly serve
as pedagogical tool, socialization and concentration, arousing the students' interest in
the didactic contents in a different and playful way.
Dr.ª Santos, Viviane de Oliveira.
Jogos educativos.
Aprendizagem.