A utilização de jogos matemáticos no Ensino fundamental II

A utilização de jogos matemáticos no Ensino fundamental II

Autor(a)
Santos, Elessandro Domingos dos.
<sandro83domingos@gmail.com> Rocha, Rosimere da Silva.
<roselmaroccha@hotmail.com>
Ano de publicação
2020
Data da defesa
05/09/2019
Curso/Outros
Matemática (EaD)
Número de folhas
33
Tipo
TCC - Trabalho de Conclusão de Curso
Local
UFAL, Campus Arapiraca, Unidade Educacional ARAPIRACA
Resumo

Este trabalho apresenta uma exploração qualitativa sobre a relevância da utilização dos jogos educativos nos anos finais do Ensino Fundamental, baseado nos Parâmetros Curriculares Nacionais, em livros, artigos, monografias e trabalhos acadêmicos. As Pesquisas revelam que a ludicidade no ensino da matemática propicia a aprendizagem, bem como o desenvolvimento, o raciocínio lógico, a facilidade e a reflexão dos discentes no estudo da matemática. Além disso, os jogos educativos promovem a preocupação dos docentes em buscar trabalhar os conteúdos matemáticos de forma prazerosa, atrativa e procurando conhecer o momento adequado para serem aplicados em sala de aula. A partir da leitura dos autores abordados neste trabalho, conclui-se então que os jogos trabalhados de forma correta servem de ferramenta pedagógica, socialização e concentração, despertando o interesse dos alunos pelos conteúdos didáticos de forma diferente e lúdica. 

Abstract

This paper presents a qualitative exploration about the relevance of the use of the educational games in the final years of Elementary School, based on National Curricular Parameters, books, articles, monographs and academic papers. The researches show that playfulness in the teaching of mathematics facilitates learning, as well as the development, logical reasoning, ease and reflection of students in the mathematics studies. In addition, the educational games promote the concern of teachers to seek to work mathematical content in a pleasurable, attractive and looking for the right time to be applied in the classroom. From the reading of the authors discussed in this work, it is concluded that the games worked correctly serve as pedagogical tool, socialization and concentration, arousing the students' interest in the didactic contents in a different and playful way.

Orientador(a)
Me. Mendonça, Fernando Antonio Cavalcante.
Banca Examinadora
Dr. Barbosa, Isnaldo Isaac.
Dr.ª Santos, Viviane de Oliveira.
Palavras-chave
Ludicidade.
Jogos educativos.
Aprendizagem.
Áreas do Conhecimento/Localização
Coleção Propriedade Intelectual (CPI) - BSCA.
Categorias CNPQ
1.00.00.00-3 Ciências exatas e da terra.
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