A utilização do Jogo da Adição, Subtração, Multiplicação e Divisão (Jogo _ASMD_) na sexta série do Ensino fundamental II: um estudo de caso

A utilização do Jogo da Adição, Subtração, Multiplicação e Divisão (Jogo ASMD) na sexta série do Ensino fundamental II: um estudo de caso

Autor(a)
Pereira, José Alberto Falcão.
<alberto.15_mv@hotmail.com> Silva, Rafael Adelson da.
<adelsonfcm@hotmail.com>
Ano de publicação
2020
Data da defesa
29/11/2019
Curso/Outros
Matemática (EaD)
Número de folhas
36
Tipo
TCC - Trabalho de Conclusão de Curso
Local
UFAL, Campus Arapiraca, Unidade Educacional ARAPIRACA
Resumo

Este trabalho trata-se de um estudo de caso sobre a utilização de jogos em sala de aula. Com ele as aulas possam ser mais divertidas e participativas e o mais importante é que o aluno possa aprender brincando. Utilizou-se neste estudo de caso o jogo ASMD (jogo da Adição, Subtração, Multiplicação e Divisão) que tem como objetivo amenizar as dificuldades nas operações básicas na turma de sexto ano do ensino fundamental II da escola Municipal Professor Orlando Lins. Realizamos um pré-teste para a coleta de dados, aplicamos o jogo e aplicamos um pós-teste em um intervalo de dez aulas. O resultado obtido foi significativo, visto que superou as expectativas iniciais. Enfim, com essa metodologia aumentou o interesse pela disciplina e mudou a forma em que os alunos viam a matemática. 

Abstract

This work deals with a case study on the use of games in the classroom. With it, classes can be more fun and participatory and the most important is who can learn to play. Use this case study or ASMD game (Addition, Subtraction, Multiplication and Division game) which aims to alleviate the difficulties in the basic operations of sex class and elementary school II at the school of the municipal teacher Orlando Lins. Perform a pre-test for data collection, apps or games and post-test apps in an interval of ten lessons. The result was significant, as it exceeded initial expectations. Anyway, this methodology increased interest in the discipline and changed the way students saw mathematics.

Orientador(a)
Me. Mendonça, Fernando Antonio Cavalcante.
Banca Examinadora
Silva, Elisa Fonseca Sena e.
Me. Ribeiro, Wagner Xavier.
Palavras-chave
Jogos matemáticos.
Ensino fundamental.
Matemática - Estudo e ensino.
Aprendizagem lúdica.
Áreas do Conhecimento/Localização
Coleção Propriedade Intelectual (CPI) - BSCA.
Categorias CNPQ
1.00.00.00-3 Ciências exatas e da terra.
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