A utilização do Jogo da Adição, Subtração, Multiplicação e Divisão (Jogo _ASMD_) na sexta série do Ensino fundamental II: um estudo de caso
A utilização do Jogo da Adição, Subtração, Multiplicação e Divisão (Jogo ASMD) na sexta série do Ensino fundamental II: um estudo de caso
<alberto.15_mv@hotmail.com> Silva, Rafael Adelson da.
<adelsonfcm@hotmail.com>
Este trabalho trata-se de um estudo de caso sobre a utilização de jogos em sala de
aula. Com ele as aulas possam ser mais divertidas e participativas e o mais
importante é que o aluno possa aprender brincando. Utilizou-se neste estudo de
caso o jogo ASMD (jogo da Adição, Subtração, Multiplicação e Divisão) que tem
como objetivo amenizar as dificuldades nas operações básicas na turma de sexto
ano do ensino fundamental II da escola Municipal Professor Orlando Lins.
Realizamos um pré-teste para a coleta de dados, aplicamos o jogo e aplicamos um
pós-teste em um intervalo de dez aulas. O resultado obtido foi significativo, visto que
superou as expectativas iniciais. Enfim, com essa metodologia aumentou o interesse
pela disciplina e mudou a forma em que os alunos viam a matemática.
This work deals with a case study on the use of games in the classroom. With it,
classes can be more fun and participatory and the most important is who can learn to
play. Use this case study or ASMD game (Addition, Subtraction, Multiplication and
Division game) which aims to alleviate the difficulties in the basic operations of sex
class and elementary school II at the school of the municipal teacher Orlando Lins.
Perform a pre-test for data collection, apps or games and post-test apps in an
interval of ten lessons. The result was significant, as it exceeded initial expectations.
Anyway, this methodology increased interest in the discipline and changed the way
students saw mathematics.
Me. Ribeiro, Wagner Xavier.
Ensino fundamental.
Matemática - Estudo e ensino.
Aprendizagem lúdica.