O uso dos jogos eletrônicos nas aulas de educação física
O uso dos jogos eletrônicos nas aulas de educação física
<vini-cius2011@live.com>
Este trabalho teve como objetivo analisar a importância da utilização dos jogos
eletrônicos nas aulas de Educação Física. Para tal, realizamos entrevistas com 3
professores da Escola Municipal de Educação Básica José de Sena Filho, no
município de Coité do Nóia-AL, os quais responderam um roteiro de entrevista semiestruturada com base nos objetivos específicos: analisar a compreensão de Jogos
Eletrônicos para professores; identificar a utilização dos Jogos Eletrônicos pelos
professores nas aulas de Educação Física; compreender os limites e as possibilidades
desta tecnologia nas aulas de Educação Física. A técnica utilizada para interpretação
dos dados da pesquisa foi a de análise de conteúdo. Através da análise dos dados foi
possível perceber que apenas 1 professor citou em algum momento o jogo eletrônico
em suas aulas, mesmo sendo apenas para problematizar outro conteúdo. Todos os
professores mencionaram a falta de material como principal empecilho para a
utilização deste conteúdo, porém possuem ideias de como fazer se fosse possível.
Foi nos permitido identificar que o trabalho com este conteúdo no âmbito de uma
escola sem estrutura adequada para tal é um enorme desafio, mas que não é
impossível a sua realização, basta a criatividade presente em cada professor vir à tona
para poder criar subsídios para o trabalho com o conteúdo. O professor é um agente
transformador da realidade e precisa estar preparado para esses desafios.
This study aimed to analyze the importance of using electronic games in Physical
Education classes. To this end, we conducted interviews with 3 teachers from the José
de Sena Filho Municipal School of Basic Education, in the municipality of Coité do
Nóia-AL, who answered a semi-structured interview script based on the specific
objectives: analyze the comprehension of Electronic Games for teachers; identify the
use of Electronic Games by teachers in Physical Education classes; understand the
limits and possibilities of this technology in Physical Education classes. The technique
used to interpret the research data was content analysis. Through the data analysis it
was possible to realize that only 1 teacher mentioned at any time the electronic game
in his classes, even just to problematize other content. All teachers mentioned the lack
of material as the main obstacle to using this content, but have ideas of how to do it if
possible. We have been allowed to identify that working with this content within a
school without adequate structure is a huge challenge, but it is not impossible to realize
it, the creativity present in each teacher is enough to be able to create subsidies for
the work. I work with the content. The teacher is a reality-transforming agent and needs
to be prepared for these challenges.
Ma. Assis, Vannina de Oliveira.
Jogos eletrônicos.
Análise de conteúdos.