O uso de jogos eletrônicos nas aulas de educação física

O uso de jogos eletrônicos nas aulas de educação física

Autor(a)
Oliveira, Marcos Vinicius da Silva.
<vini-cius2011@live.com>
Ano de publicação
2020
Data da defesa
12/12/2019
Curso/Outros
Educação Física
Número de folhas
50
Tipo
TCC - Trabalho de Conclusão de Curso
Local
UFAL, Campus Arapiraca, Unidade Educacional ARAPIRACA
Resumo

Este trabalho teve como objetivo analisar a importância da utilização dos jogos eletrônicos nas aulas de Educação Física. Para tal, realizamos entrevistas com 3 professores da Escola Municipal de Educação Básica José de Sena Filho, no município de Coité do Nóia-AL, os quais responderam um roteiro de entrevista semiestruturada com base nos objetivos específicos: analisar a compreensão de Jogos Eletrônicos para professores; identificar a utilização dos Jogos Eletrônicos pelos professores nas aulas de Educação Física; compreender os limites e as possibilidades desta tecnologia nas aulas de Educação Física. A técnica utilizada para interpretação dos dados da pesquisa foi a de análise de conteúdo. Através da análise dos dados foi possível perceber que apenas 1 professor citou em algum momento o jogo eletrônico em suas aulas, mesmo sendo apenas para problematizar outro conteúdo. Todos os professores mencionaram a falta de material como principal empecilho para a utilização deste conteúdo, porém possuem ideias de como fazer se fosse possível. Foi nos permitido identificar que o trabalho com este conteúdo no âmbito de uma escola sem estrutura adequada para tal é um enorme desafio, mas que não é impossível a sua realização, basta a criatividade presente em cada professor vir à tona para poder criar subsídios para o trabalho com o conteúdo. O professor é um agente transformador da realidade e precisa estar preparado para esses desafios.

Abstract

This study aimed to analyze the importance of using electronic games in Physical Education classes. To this end, we conducted interviews with 3 teachers from the José de Sena Filho Municipal School of Basic Education, in the municipality of Coité do Nóia-AL, who answered a semi-structured interview script based on the specific objectives: analyze the comprehension of Electronic Games for teachers; identify the use of Electronic Games by teachers in Physical Education classes; understand the limits and possibilities of this technology in Physical Education classes. The technique used to interpret the research data was content analysis. Through the data analysis it was possible to realize that only 1 teacher mentioned at any time the electronic game in his classes, even just to problematize other content. All teachers mentioned the lack of material as the main obstacle to using this content, but have ideas of how to do it if possible. We have been allowed to identify that working with this content within a school without adequate structure is a huge challenge, but it is not impossible to realize it, the creativity present in each teacher is enough to be able to create subsidies for the work. I work with the content. The teacher is a reality-transforming agent and needs to be prepared for these challenges.

Orientador(a)
Ma. Santos, Petra Schnneider Lima dos.
Banca Examinadora
Me. Santos, Douglas Henrique Bezerra.
Ma. Assis, Vannina de Oliveira.
Palavras-chave
Educação física.
Jogos eletrônicos.
Análise de conteúdos.
Áreas do Conhecimento/Localização
Coleção Propriedade Intelectual (CPI) - BSCA.
Categorias CNPQ
4.00.00.00-1 Ciências da saúde.
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