Avaliação de desvios posturais em escolares de uma escola de Ensino fundamental em Arapiraca - AL: implicações no uso da mochila escolar
Avaliação de desvios posturais em escolares de uma escola de Ensino fundamental em Arapiraca - AL: implicações no uso da mochila escolar
<alyssonrafael4@gmail.com>
Durante a infância, crianças e adolescentes estão mais propícios a desenvolverem hábitos posturais incorretos por diversos fatores, como por exemplo, o uso de mochilas com carga excessivas dentre livros e materiais desnecessários, bem como, vícios de postura tanto no decorrer do dia a dia, quanto no período escolar, período este no qual adotam posturas consideradas pela literatura como incorretas, podendo acarretar problemas posturais, que acometem principalmente a coluna vertebral. A pesquisa teve como objetivo avaliar, identificar e quantificar os desvios posturais em escolares em uma escola da rede municipal de ensino de Arapiraca-AL,e as implicações no uso da mochila escolar. O universo de estudo fora constituído por crianças/estudantes de uma escola de ensino fundamental de Arapiraca-AL, sendo a amostra constituída de 100 alunos (50 meninos e 50 meninas), na faixa etária entre 10 e 12 anos de idade. Para a avaliação dos alunos foi feita análise de vista lateral direita, vista anterior e vista posterior, com fotografias que posteriormente à coleta de dados foram analisadas pelo software de avaliação postural SAPO, de modo que, foi gerado relatórios individuais de cada escolar avaliado. Através do presente estudo pode ser concluir que o peso da mochila escolar não é fator determinante para o desenvolvimento de um desvio postural, visto que, nenhum dos escolares avaliados apresentou peso da mochila superior a 10% do seu peso corporal. Todavia, sugere-se que sejam realizados mais estudos com a mesma temática para que possam ser identificados dados com um número maior de participantes.
During childhood, children and adolescents are more likely to develop incorrect postural habits due to various factors, such as the use of over-loaded backpacks among unnecessary books and materials, as well as posture addictions both throughout the day, as for the school period, this period in which they adopt postures considered in the literature as incorrect, which may lead to postural problems, which mainly affect the spine. The research aimed to evaluate, identify and quantify postural deviations in schoolchildren in a school of the Arapiraca-AL municipal school system, and the implications on the use of school bags. The universe of study consisted of children / students from a Arapiraca-AL elementary school, and the sample consisted of 100 students (50 boys and 50 girls), aged between 10 and 12 years old. For the evaluation of the students was made analysis of right lateral view, anterior view and posterior view, with photographs that after the data collection were analyzed by the postural evaluation software SAPO, so that individual reports of each evaluated student were generated. Through the present study it can be concluded that the weight of the school backpack is not a determining factor for the development of a postural deviation, since none of the evaluated students presented a backpack weight higher than 10% of their body weight. However, it is suggested that more studies be conducted with the same theme so that data can be identified with a larger number of participants.
Ma. Pinheiro, Ingrid Kelly Alves dos Santos.
Desvio postural.
Mochila escolar.