A importância dos estados emocionais durante as competições de futsal escolar

A importância dos estados emocionais durante as competições de futsal escolar

Autor(a)
Lima, Danilo Rafael Morais de.
<drmorais111@gmail.com>
Ano de publicação
2019
Data da defesa
16/12/2019
Curso/Outros
Educação Física
Número de folhas
49
Tipo
TCC - Trabalho de Conclusão de Curso
Local
UFAL, Campus Arapiraca, Unidade Educacional ARAPIRACA
Resumo

O presente trabalho tem como objetivo verificar se os estados emocionais influenciam no desempenho e comportamento dos alunos de futsal durante as competições escolares. Nesse estudo utilizou-se a abordagem qualitativa do tipo descritiva em que foi aplicado um questionário formulado de acordo com a realidade do local em que a pesquisa foi feita. A coleta de dados foi realizada com alunos praticantes de futsal pertencentes a uma Escola da cidade de Arapiraca-AL., em que 150 alunos optam pelo futsal. Foi realizado um estudo piloto com 3 (três) alunos do sexo masculino praticantes da modalidade futsal, com faixa etária entre 10 (dez) e 16 (dezesseis) anos, que aceitaram participar de todos os procedimentos da entrevista. O estudo contou com a participação de 30 (trinta) alunos das idades já citadas anteriormente. Os alunos participantes da entrevista são acostumados a vivenciarem o ambiente de competições escolares, tendo uma bagagem histórica dentro do âmbito esportivo. A análise dos dados foi realizada através da exposição de tabelas com os resultados encontrados. Após obter os resultados, ficou constatado que 27 (vinte e sete) dos entrevistados se sentem ansiosos durante as competições escolares, 17 (dezessete) passam por situações de estresses, 22 (vinte e dois) contam com a presença dos familiares durantes os jogos, 18 (dezoito) sofrem interferência dos mesmos em suas ações e 19 (dezenove) nunca sofrem pressão da torcida. Desta forma, pode-se concluir que os estados emocionais, além da interferência externa dos familiares e da torcida, interferem diretamente de forma positiva ou negativa no desempenho e comportamento dos alunos/atletas durantes as competições de futsal escolar.

Abstract

The present work aims to verify if emotional states influence the performance and behavior of futsal students during school competitions. In this study, a qualitative, descriptive approach was used, in which a questionnaire was formulated according to the reality of the place where the research was conducted. Data collection was carried out with futsal students belonging to a school in the city of Arapiraca-AL., In which 150 students choose futsal. A pilot study was carried out with 3 (three) male students practicing futsal, aged between 10 (ten) and 16 (sixteen) years, who agreed to participate in all interview procedures. The study had the participation of 30 (thirty) students of the ages previously mentioned. Students participating in the interview are accustomed to experiencing the environment of school competitions, having a historical background within the sport. Data analysis was carried out by exposing tables with the results found. After obtaining the results, it was found that 27 (twentyseven) of the interviewees feel anxious during school competitions, 17 (seventeen) go through stressful situations, 22 (twenty-two) have the presence of family members during the games, 18 (eighteen) suffer interference from them in their actions and 19 (nineteen) never suffer pressure from the crowd. Thus, it can be concluded that emotional states, in addition to the external interference of family members and fans, directly interfere positively or negatively in the performance and behavior of students / athletes during school futsal competitions. 

Orientador(a)
Me. Santos, Douglas Henrique Bezerra.
Banca Examinadora
Dr. Giudicelli, Bruno Barbosa.
Esp. Silva, Jonatan de Moura.
Palavras-chave
Crianças.
Futsal .
Psicologia do esporte.
Áreas do Conhecimento/Localização
Coleção Propriedade Intelectual (CPI) - BSCA.
Categorias CNPQ
4.00.00.00-1 Ciências da saúde.
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