A importância dos estados emocionais durante as competições de futsal escolar
A importância dos estados emocionais durante as competições de futsal escolar
<drmorais111@gmail.com>
O presente trabalho tem como objetivo verificar se os estados emocionais influenciam
no desempenho e comportamento dos alunos de futsal durante as competições
escolares. Nesse estudo utilizou-se a abordagem qualitativa do tipo descritiva em que
foi aplicado um questionário formulado de acordo com a realidade do local em que a
pesquisa foi feita. A coleta de dados foi realizada com alunos praticantes de futsal
pertencentes a uma Escola da cidade de Arapiraca-AL., em que 150 alunos optam
pelo futsal. Foi realizado um estudo piloto com 3 (três) alunos do sexo masculino
praticantes da modalidade futsal, com faixa etária entre 10 (dez) e 16 (dezesseis)
anos, que aceitaram participar de todos os procedimentos da entrevista. O estudo
contou com a participação de 30 (trinta) alunos das idades já citadas anteriormente.
Os alunos participantes da entrevista são acostumados a vivenciarem o ambiente de
competições escolares, tendo uma bagagem histórica dentro do âmbito esportivo. A
análise dos dados foi realizada através da exposição de tabelas com os resultados
encontrados. Após obter os resultados, ficou constatado que 27 (vinte e sete) dos
entrevistados se sentem ansiosos durante as competições escolares, 17 (dezessete)
passam por situações de estresses, 22 (vinte e dois) contam com a presença dos
familiares durantes os jogos, 18 (dezoito) sofrem interferência dos mesmos em suas
ações e 19 (dezenove) nunca sofrem pressão da torcida. Desta forma, pode-se
concluir que os estados emocionais, além da interferência externa dos familiares e da
torcida, interferem diretamente de forma positiva ou negativa no desempenho e
comportamento dos alunos/atletas durantes as competições de futsal escolar.
The present work aims to verify if emotional states influence the performance and
behavior of futsal students during school competitions. In this study, a qualitative,
descriptive approach was used, in which a questionnaire was formulated according to
the reality of the place where the research was conducted. Data collection was carried
out with futsal students belonging to a school in the city of Arapiraca-AL., In which 150
students choose futsal. A pilot study was carried out with 3 (three) male students
practicing futsal, aged between 10 (ten) and 16 (sixteen) years, who agreed to
participate in all interview procedures. The study had the participation of 30 (thirty)
students of the ages previously mentioned. Students participating in the interview are
accustomed to experiencing the environment of school competitions, having a
historical background within the sport. Data analysis was carried out by exposing
tables with the results found. After obtaining the results, it was found that 27 (twentyseven) of the interviewees feel anxious during school competitions, 17 (seventeen) go
through stressful situations, 22 (twenty-two) have the presence of family members
during the games, 18 (eighteen) suffer interference from them in their actions and 19
(nineteen) never suffer pressure from the crowd. Thus, it can be concluded that
emotional states, in addition to the external interference of family members and fans,
directly interfere positively or negatively in the performance and behavior of students /
athletes during school futsal competitions.
Esp. Silva, Jonatan de Moura.
Futsal .
Psicologia do esporte.