O atletismo nas aulas de educação física
O atletismo nas aulas de educação física
<jailsonrtf.03@bol.com.br>
Este trabalho de conclusão de curso – TCC, propõe uma análise sobre o uso do
atletismo nas aulas de Educação Física por parte dos professores das escolas da
rede pública Estadual da cidade de Limoeiro de Anadia. O objetivo foi investigar,
quais os conteúdos utilizados em suas aulas, se utilizam o atletismo como conteúdo
quais as dificuldades dos professores no uso do conteúdo e o que fazem para
supera-las. Como metodologia, apoiamos no método da pesquisa de cunho
qualitativo. O instrumento de pesquisa utilizado foi uma entrevista semiestruturada
com os professores, no sentido de buscar junto aos sujeitos estudados informações
acerca da seleção do conteúdo (ATLETISMO) e sua metodologia de ensino. Foram
utilizadas cinco questões norteadoras para a entrevistas e as respostas geraram
cinco tópicos, em cada tópico as respostas dos professores sobre;1 formação,2
escolhas dos conteúdos,3 Atletismo como conteúdo das aulas, 4 Atividades
realizadas, 5 Avaliação. Com a realização da pesquisa conclui-se que o conteúdo do
atletismo é negligenciado pelos professores que legam principalmente falta de
espaço adequado, falta de materiais e apoio da direção da escola.
This course conclusion paper - TCC, proposes an analysis about the use of athletics
in Physical Education classes by the teachers of the public schools of the city of
Limoeiro de Anadia. The objective was to investigate, what content is used in their
classes, if they use athletics as content, what are the teachers' difficulties in using the
content and what do they do to overcome them. As a methodology, we support the
method of qualitative research. The research instrument used was a semi-structured
interview with the teachers, in order to search with the studied subject’s information
about the content selection (ATHLETE) and its teaching methodology. Five guiding
questions were used for the interviews and the answers generated five topics, in
each topic the teachers' answers about: 1 training, 2 content choices, 3 Athletics as
class content, 4 Activities performed, 5 Evaluation. With the conduction of the
research it is concluded that the content of athletics is neglected by the teachers who
mainly leave lack of adequate space, lack of materials and support from the school
board.
Ma. Santos, Petra Schnneider Lima dos.
Atividade física.
Atletismo.