O atletismo nas aulas de educação física

O atletismo nas aulas de educação física

Autor(a)
Silva, Jailson Galdino da.
<jailsonrtf.03@bol.com.br>
Ano de publicação
2019
Data da defesa
16/12/2019
Curso/Outros
Educação Física
Número de folhas
39
Tipo
TCC - Trabalho de Conclusão de Curso
Local
UFAL, Campus Arapiraca, Unidade Educacional ARAPIRACA
Resumo

Este trabalho de conclusão de curso – TCC, propõe uma análise sobre o uso do atletismo nas aulas de Educação Física por parte dos professores das escolas da rede pública Estadual da cidade de Limoeiro de Anadia. O objetivo foi investigar, quais os conteúdos utilizados em suas aulas, se utilizam o atletismo como conteúdo quais as dificuldades dos professores no uso do conteúdo e o que fazem para supera-las. Como metodologia, apoiamos no método da pesquisa de cunho qualitativo. O instrumento de pesquisa utilizado foi uma entrevista semiestruturada com os professores, no sentido de buscar junto aos sujeitos estudados informações acerca da seleção do conteúdo (ATLETISMO) e sua metodologia de ensino. Foram utilizadas cinco questões norteadoras para a entrevistas e as respostas geraram cinco tópicos, em cada tópico as respostas dos professores sobre;1 formação,2 escolhas dos conteúdos,3 Atletismo como conteúdo das aulas, 4 Atividades realizadas, 5 Avaliação. Com a realização da pesquisa conclui-se que o conteúdo do atletismo é negligenciado pelos professores que legam principalmente falta de espaço adequado, falta de materiais e apoio da direção da escola. 

Abstract

This course conclusion paper - TCC, proposes an analysis about the use of athletics in Physical Education classes by the teachers of the public schools of the city of Limoeiro de Anadia. The objective was to investigate, what content is used in their classes, if they use athletics as content, what are the teachers' difficulties in using the content and what do they do to overcome them. As a methodology, we support the method of qualitative research. The research instrument used was a semi-structured interview with the teachers, in order to search with the studied subject’s information about the content selection (ATHLETE) and its teaching methodology. Five guiding questions were used for the interviews and the answers generated five topics, in each topic the teachers' answers about: 1 training, 2 content choices, 3 Athletics as class content, 4 Activities performed, 5 Evaluation. With the conduction of the research it is concluded that the content of athletics is neglected by the teachers who mainly leave lack of adequate space, lack of materials and support from the school board. 

Orientador(a)
Me. Santos, Douglas Henrique Bezerra.
Banca Examinadora
Me. Lima, Braúlio Patrick da Silva.
Ma. Santos, Petra Schnneider Lima dos.
Palavras-chave
Educação física.
Atividade física.
Atletismo.
Áreas do Conhecimento/Localização
Coleção Propriedade Intelectual (CPI) - BSCA.
Categorias CNPQ
4.00.00.00-1 Ciências da saúde.
Visualizações
287
Observações


Não foi possível exibir o PDF