A influência das mídias sociais sobre a prática de atividade física em adolescentes do Ensino fundamental II
A influência das mídias sociais sobre a prática de atividade física em adolescentes do Ensino fundamental II
<brunosbarbosa94@gmail.com>
A partir do desenvolvimento da internet e o surgimento das mídias sociais, atividades
corriqueiras, que de certa forma mantinham os indivíduos fisicamente ativos, foram
perdendo espaço em meio a comodidade que o meio tecnológico proporcionou. Em
razão de sua faixa etária e desenvolvimento, os adolescentes estão mais susceptíveis
à influência da mídia, estando propensos a desenvolverem sedentarismo e doenças
crônico-degenerativas. O presente estudo tem como principal objetivo compreender a
influência que as mídias sociais podem exercer sobre a prática de atividade física de
adolescentes do Ensino Fundamental II. A amostra foi composta por 33 alunos com
idades entre 13 e 15 anos. Para obtenção do Nível de Atividade Física (NAF)
utilizamos o Questionário Internacional de Atividade Física (IPAQ) na sua versão
curta. Visando analisar a influência das Mídias Sociais, fizemos uma adaptação do
Questionário voltado para usuários de redes sociais online, desenvolvido por SANTOS
(2015). Quanto ao Nível de Atividade Física, pudemos notar que a maioria dos
adolescentes foram classificados como ativo (n 11, 33,33%) e o menor percentual
como sedentários (n 2, 6,06%). Em relação às Mídias sociais, a mais utilizada foi o
YouTube (26 dos 33 alunos o utilizam, cerca de 78,78%). Os dados mostraram ainda
que 81,81% da amostra utilizam as mídias sociais diariamente (27 alunos). Conclui-se que há de fato uma certa influência das mídias sociais sobre a prática de atividade
física dos adolescentes do Ensino Fundamental II, na medida em que 81,81% dos
adolescentes que fizeram parte da amostra as utilizam diariamente e 45,46% destes
não atingiram o NAF recomendado.
From the development of the internet and the emergence of social media, ordinary
activities, which somehow kept individuals physically active, were losing space amid
the convenience that the technological environment provided. Due to their age and
development, adolescents are more susceptible to media influence and are prone to
developing physical inactivity and chronic degenerative diseases. The present study
aims to understand the influence that social media can have on the physical activity
practice of elementary school adolescents. The sample consisted of 33 students aged
13 to 15 years. To obtain the Physical Activity Level we used the International Physical
Activity Questionnaire (IPAQ) in its short version. In order to analyze the influence of
Social Media, we made an adaptation of the Questionnaire aimed at users of online
social networks, developed by SANTOS (2015). Regarding the Physical Activity Level,
we noticed that the highest number of adolescents were classified as active (n 11,
33.33%) and the lowest percentage as sedentary (n 2, 6.06%). Regarding social
media, the most used was YouTube (26 of 33 students use it, about 78.78%). The data
also showed that 81.81% of the sample use social media daily (27 students). It is
concluded that there is indeed a certain influence of social media on the practice of
physical activity of elementary school adolescents, as 81.81% of the adolescents who
use the sample use them daily and 45.46% of them. did not reach the recommended
Physical Activity Level.
Ma. Santos, Petra Schnneider Lima dos.
Adolescentes.
Mídias sociais.