A influência das mídias sociais sobre a prática de atividade física em adolescentes do Ensino fundamental II

A influência das mídias sociais sobre a prática de atividade física em adolescentes do Ensino fundamental II

Autor(a)
Barbosa, Bruno da Silva.
<brunosbarbosa94@gmail.com>
Ano de publicação
2019
Data da defesa
16/12/2019
Curso/Outros
Educação Física
Número de folhas
42
Tipo
TCC - Trabalho de Conclusão de Curso
Local
UFAL, Campus Arapiraca, Unidade Educacional ARAPIRACA
Resumo

A partir do desenvolvimento da internet e o surgimento das mídias sociais, atividades corriqueiras, que de certa forma mantinham os indivíduos fisicamente ativos, foram perdendo espaço em meio a comodidade que o meio tecnológico proporcionou. Em razão de sua faixa etária e desenvolvimento, os adolescentes estão mais susceptíveis à influência da mídia, estando propensos a desenvolverem sedentarismo e doenças crônico-degenerativas. O presente estudo tem como principal objetivo compreender a influência que as mídias sociais podem exercer sobre a prática de atividade física de adolescentes do Ensino Fundamental II. A amostra foi composta por 33 alunos com idades entre 13 e 15 anos. Para obtenção do Nível de Atividade Física (NAF) utilizamos o Questionário Internacional de Atividade Física (IPAQ) na sua versão curta. Visando analisar a influência das Mídias Sociais, fizemos uma adaptação do Questionário voltado para usuários de redes sociais online, desenvolvido por SANTOS (2015). Quanto ao Nível de Atividade Física, pudemos notar que a maioria dos adolescentes foram classificados como ativo (n 11, 33,33%) e o menor percentual como sedentários (n 2, 6,06%). Em relação às Mídias sociais, a mais utilizada foi o YouTube (26 dos 33 alunos o utilizam, cerca de 78,78%). Os dados mostraram ainda que 81,81% da amostra utilizam as mídias sociais diariamente (27 alunos). Conclui-se que há de fato uma certa influência das mídias sociais sobre a prática de atividade física dos adolescentes do Ensino Fundamental II, na medida em que 81,81% dos adolescentes que fizeram parte da amostra as utilizam diariamente e 45,46% destes não atingiram o NAF recomendado. 

Abstract

From the development of the internet and the emergence of social media, ordinary activities, which somehow kept individuals physically active, were losing space amid the convenience that the technological environment provided. Due to their age and development, adolescents are more susceptible to media influence and are prone to developing physical inactivity and chronic degenerative diseases. The present study aims to understand the influence that social media can have on the physical activity practice of elementary school adolescents. The sample consisted of 33 students aged 13 to 15 years. To obtain the Physical Activity Level we used the International Physical Activity Questionnaire (IPAQ) in its short version. In order to analyze the influence of Social Media, we made an adaptation of the Questionnaire aimed at users of online social networks, developed by SANTOS (2015). Regarding the Physical Activity Level, we noticed that the highest number of adolescents were classified as active (n 11, 33.33%) and the lowest percentage as sedentary (n 2, 6.06%). Regarding social media, the most used was YouTube (26 of 33 students use it, about 78.78%). The data also showed that 81.81% of the sample use social media daily (27 students). It is concluded that there is indeed a certain influence of social media on the practice of physical activity of elementary school adolescents, as 81.81% of the adolescents who use the sample use them daily and 45.46% of them. did not reach the recommended Physical Activity Level. 

Orientador(a)
Me. Santos, Douglas Henrique Bezerra.
Banca Examinadora
Me. Lima, Braúlio Patrick da Silva.
Ma. Santos, Petra Schnneider Lima dos.
Palavras-chave
Atividade física.
Adolescentes.
Mídias sociais.
Áreas do Conhecimento/Localização
Coleção Propriedade Intelectual (CPI) - BSCA.
Categorias CNPQ
4.00.00.00-1 Ciências da saúde.
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