O professor de física e a prática reflexiva
O professor de física e a prática reflexiva
<marthacanuto@hotmail.com>
Este estudo surgiu da necessidade de buscar soluções para os
problemas que apareciam na prática em sala de aula. Da realidade do curso
universitário à realidade das salas de aula, imensas lacunas apareceram. A
insatisfação por parte dos alunos revelava que havia problemas a serem
enfrentados, tais como a necessidade de rever a prática docente, até então centrada
nos moldes do ensino tradicional. As aulas consistem em explanações sobre temas
do programa; entende-se que basta o professor dominar a Física que leciona para
ensinar bem. Foi constatado que muitos pesquisadores têm-se empenhado em
buscar explicações para os sucessos e insucessos dos que se aventuram pelos
caminhos da aprendizagem Física. A trajetória profissional tem-se mostrado que a
maioria dos alunos encontra dificuldades para aprender os conceitos físicos e
poucos conseguem perceber a utilidade e aplicação do que aprendem. Exigem-se,
hoje, da profissão docente, competências e compromissos não só de ordem cultural,
científica e pedagógica, mas também de ordem pessoal e social. É defendida a ideia
da necessidade de mudança nas propostas pedagógicas e na reformulação do
ensino da Física, até então centrada nos moldes do ensino tradicional. A condição
de reflexão por parte do professor como uma visão de educação voltada para a
prática social, onde as aulas expositivas e os livros didáticos sejam fortes aliados na
construção de um conhecimento que tenha significado.
Ma. Silva, Lívia Maria Omena da.
Professor de física.
Física.
Ensino e aprendizagem.