A inserção das histórias em quadrinhos como recurso didático nas aulas de matemática

A inserção das histórias em quadrinhos como recurso didático nas aulas de matemática

Autor(a)
Silva, Cássia Regina Nunes da.
<cassiaregina2009@gmail.com>
Ano de publicação
2020
Curso/Outros
Matemática
Número de folhas
38
Tipo
TCC - Trabalho de Conclusão de Curso
Local
UFAL, Campus Arapiraca, Unidade Educacional ARAPIRACA
Resumo

Dado o potencial das histórias em quadrinhos (HQs), que com sua estrutura e forma de apresentar o assunto, encantam e atraem seus leitores, este trabalho surgiu justamente da necessidade de reflexão quanto aos possíveis benefícios e ganho dos alunos com a utilização desse recurso em sala de aula na disciplina de matemática. Portanto, o objetivo desse trabalho é identificar melhorias na aprendizagem em matemática a partir da inserção desses quadrinhos. Para isso, fez-se necessário uma pesquisa bibliográfica a fim de responder perguntas e dar suporte para as etapas sequentes. Dessa forma, foram utilizados Fiorentini (2009), Ramos (2009), Silva (2011), Vergueiro (2010), entre outros. A pesquisa de campo foi realizada em uma turma do 7º ano da escola de Ensino Fundamental José Pereira Sobrinho, Zona Rural de Arapiraca-AL. Assim, a fim de obter os dados, foram realizadas quatro etapas, a primeira foi um questionário diagnóstico para identificar as principais dificuldades a serem sanadas. Na segunda, os alunos produziram quadrinhos com o conteúdo trabalhado pelo professor, na outra, foi entregue uma HQ produzida na plataforma pixton, com o intuito de possibilitar o momento de debate e motivação deles para a leitura do conteúdo, por fim foi realizado um questionário pós-projeto, para com ele identificar possíveis avanços e melhoria no desempenho dos discentes. Após essas etapas, ficou evidente o ganho dos alunos com esse recurso, haja vista que motivou e instigou a participação deles na aula em todas as fases. Além disso, no questionário, mais da metade da turma acertou grande parte das questões, demonstrando, portanto, a eficácia do recurso.

Abstract

Given the potential of comic books which with its structure and way of presenting the subject, enchant and attract its readers, this work arose precisely from the need for reflection on the possible benefits and gains of students with the use of this resource in the classroom in the discipline of mathematics. Therefore, the objective of this work is to identify improvements in learning in mathematics from the insertion of these comics. For this, a bibliographical survey was necessary in order to answer questions and support the sequential steps. Thus, Fiorentini (2009), Ramos (2009), Silva (2011), Vergueiro (2010) were used, among others. The field research was conducted in a class of the 7th grade of elementary school José Pereira Sobrinho, Rural Zone of Arapiraca-AL. Thus, in order to obtain the data, four stages were performed, the first being a diagnostic questionnaire to identify the main difficulties to be remedied. On second, the students produced comics with the content worked by the teacher, on the other, was delivered a comic book produced on the pixton platform, in order to enable the moment of debate and motivation for reading the content, Finally, a post-project questionnaire was conducted to identify possible advances and improvement in student performance. After these stages, it was evident the gain of the students with this feature, considering that motivated and instigated their participation in the class at all stages. In addition, in the questionnaire, more than half of the class settled most of the questions, thus demonstrating the effectiveness of the appeal.

Orientador(a)
Me. Porto, José Fábio Boia.
Banca Examinadora
Dr. Barros, José da Silva.
Ma. Alves, Vanessa da Silva.
Palavras-chave
História em quadrinhos.
Recurso didático.
Aprendizagem.
Áreas do Conhecimento/Localização
Coleção Propriedade Intelectual (CPI) - BSCA.
Categorias CNPQ
1.00.00.00-3 Ciências exatas e da terra.
Visualizações
286
Observações


Não foi possível exibir o PDF