A inserção das histórias em quadrinhos como recurso didático nas aulas de matemática
A inserção das histórias em quadrinhos como recurso didático nas aulas de matemática
<cassiaregina2009@gmail.com>
Dado o potencial das histórias em quadrinhos (HQs), que com sua estrutura e forma
de apresentar o assunto, encantam e atraem seus leitores, este trabalho surgiu
justamente da necessidade de reflexão quanto aos possíveis benefícios e ganho dos
alunos com a utilização desse recurso em sala de aula na disciplina de matemática.
Portanto, o objetivo desse trabalho é identificar melhorias na aprendizagem em
matemática a partir da inserção desses quadrinhos. Para isso, fez-se necessário uma
pesquisa bibliográfica a fim de responder perguntas e dar suporte para as etapas
sequentes. Dessa forma, foram utilizados Fiorentini (2009), Ramos (2009), Silva
(2011), Vergueiro (2010), entre outros. A pesquisa de campo foi realizada em uma
turma do 7º ano da escola de Ensino Fundamental José Pereira Sobrinho, Zona Rural
de Arapiraca-AL. Assim, a fim de obter os dados, foram realizadas quatro etapas, a
primeira foi um questionário diagnóstico para identificar as principais dificuldades a
serem sanadas. Na segunda, os alunos produziram quadrinhos com o conteúdo
trabalhado pelo professor, na outra, foi entregue uma HQ produzida na plataforma
pixton, com o intuito de possibilitar o momento de debate e motivação deles para a
leitura do conteúdo, por fim foi realizado um questionário pós-projeto, para com ele
identificar possíveis avanços e melhoria no desempenho dos discentes. Após essas
etapas, ficou evidente o ganho dos alunos com esse recurso, haja vista que motivou
e instigou a participação deles na aula em todas as fases. Além disso, no questionário,
mais da metade da turma acertou grande parte das questões, demonstrando,
portanto, a eficácia do recurso.
Given the potential of comic books which with its structure and way of presenting the
subject, enchant and attract its readers, this work arose precisely from the need for
reflection on the possible benefits and gains of students with the use of this resource
in the classroom in the discipline of mathematics. Therefore, the objective of this work
is to identify improvements in learning in mathematics from the insertion of these
comics. For this, a bibliographical survey was necessary in order to answer questions
and support the sequential steps. Thus, Fiorentini (2009), Ramos (2009), Silva (2011),
Vergueiro (2010) were used, among others. The field research was conducted in a
class of the 7th grade of elementary school José Pereira Sobrinho, Rural Zone of
Arapiraca-AL. Thus, in order to obtain the data, four stages were performed, the first
being a diagnostic questionnaire to identify the main difficulties to be remedied. On
second, the students produced comics with the content worked by the teacher, on the
other, was delivered a comic book produced on the pixton platform, in order to enable
the moment of debate and motivation for reading the content, Finally, a post-project
questionnaire was conducted to identify possible advances and improvement in
student performance. After these stages, it was evident the gain of the students with
this feature, considering that motivated and instigated their participation in the class at
all stages. In addition, in the questionnaire, more than half of the class settled most of
the questions, thus demonstrating the effectiveness of the appeal.
Ma. Alves, Vanessa da Silva.
Recurso didático.
Aprendizagem.