Ethos Club: plano de negócio para análise da viabilidade de implantação no município de Arapiraca - AL

Ethos Club: plano de negócio para análise da viabilidade de implantação no município de Arapiraca - AL 

Autor(a)
Silva, Carlos Gabriel.
<cgabrielsilva1@gmail.com>
Ano de publicação
2020
Data da defesa
12/05/2020
Curso/Outros
Administração
Número de folhas
100
Tipo
TCC - Trabalho de Conclusão de Curso
Local
UFAL, Campus Arapiraca, Unidade Educacional ARAPIRACA
Resumo

O empreendedorismo é fonte para grandes ideias, no intuito de encontrar soluções para os problemas enfrentados pelas pessoas. No contexto atual, a vaidade masculina tem aumentado e suas exigências nas compras também, por isso, o trabalho tem como objetivo identificar a viabilidade da abertura de uma loja de vestuário masculino, a qual tem como diferenciais a comodidade, a humanização e praticidade. A abordagem da pesquisa é classificada como qualitativa e quantitativa e quanto às técnicas foi definida pesquisa primária, com pesquisa de mercado e pesquisa secundária, com pesquisa bibliográfica. Para o levantamento de dados adotou-se uma abordagem de investigação quantitativa que se baseou na aplicação de um questionário, contendo 12 questões, com 68 homens moradores de Arapiraca e cidades circunvizinhas. As informações colhidas serviram como base para a elaboração do plano de negócio, desenvolvido através do software livre “Plano de Negócio” do SEBRAE/Minas Gerais. Conforme apontado na pesquisa, foi possível observar que a implantação do negócio é viável.

Abstract

Entrepreneurship is a source for great ideas, in order to find solutions to the problems faced by people. In the current context, male vanity has increased and its demands on purchases also, therefore, the work aims to identify the viability of opening a men's clothing store, which has the differentials of convenience, humanization and practicality. The research approach is classified as qualitative and quantitative and as for the techniques, primary research was defined, with market research and secondary research, with bibliographic research. For data collection, a quantitative research approach was adopted, which was based on the application of a questionnaire, containing 12 questions, with 68 men living in Arapiraca and surrounding cities. The information collected served as a basis for the elaboration of the business plan, developed through the free software “Business Plan” of SEBRAE / Minas Gerais. As pointed out in the research, it was possible to observe that the implementation of the business is feasible. 

Orientador(a)
Me. Costa, Adriano César Rosa da.
Banca Examinadora
Almeida, Caio César Araújo de.
Dr. Santos, Fabiano Santana dos.
Palavras-chave
Viabilidade econômica.
Plano de negócios.
Vestuário masculino.
Atendimento humanizado.
Áreas do Conhecimento/Localização
Coleção Propriedade Intelectual (CPI) - BSCA.
Categorias CNPQ
6.00.00.00-7 Ciências sociais aplicadas.
Visualizações
185
Observações


Não foi possível exibir o PDF