Impactos da manutenção da certificação da Norma ISO 9001:2015: um estudo da percepção dos colaboradores e dos gestores de uma organização contábil de Arapiraca / AL
Impactos da manutenção da certificação da Norma ISO 9001:2015: um estudo da percepção dos colaboradores e dos gestores de uma organização contábil de Arapiraca / AL
<amandalaranjeira17@gmail.com>
Novos produtos e serviços são lançados diariamente, além dos novos mercados que surgem
no mundo, o que faz com que a competitividade aumente. Para conseguir manter a sua
posição de mercado, as empresas perceberam a necessidade de se adaptar às necessidades de
seus cliente, assim, a implantação da Gestão da qualidade nas organizações passou a ser uma
necessidade para a garantia do bom funcionamento e melhoria contínua da empresa. Nesse
contexto, o trabalho tem o objetivo de analisar os impactos da certificação na Norma ISO
9001:2015 no Sistema de Gestão da Qualidade na empresa Análise Assessoria Contábil a
partir da visão dos gestores e colaboradores. Diante disso, o presente estudo é caracterizado
como descritivo e de abordagem quantitativa e qualitativa. Para o levantamento de dados,
adotou-se uma investigação por meio da aplicação de um questionário, o qual buscou analisar
a percepção de gestores e colaboradores da empresa Análise Assessoria Contábil acerca da
certificação na Norma ISO 9001:2015, bem como as principais dificuldades com relação a sua
manutenção e a realização da análise da aplicação dos princípios da qualidade na organização.
Assim, analisando os dados e resultados da pesquisa, foi possível constatar que a principal
causa de dificuldades e pontos negativos vinha da falha na comunicação, bem como a
necessidade de melhoria do processo de disseminação da cultura da qualidade na organização.
New products and services are launched daily, in addition to the new markets that appear in
the world, which increases competitiveness. In order to maintain their market position,
companies realized the need to adapt to the needs of their customers, thus, the implementation
of quality Management in organizations has become a necessity to guarantee the smooth
functioning and continuous improvement of the company. In this context, the work aims to
analyze the impacts of certification in ISO 9001: 2015 on the Quality Management System in
the company Assessoria Assessoria Contábil from the perspective of managers and
employees. Therefore, the present study is characterized as descriptive and with a quantitative
and qualitative approach. For data collection, an investigation was adopted through the
application of a questionnaire, which sought to analyze the perception of managers and
employees of the company Assessoria Assessoria Contábil about the certification in ISO
9001: 2015, as well as the main difficulties with regarding its maintenance and the analysis of
the application of quality principles in the organization. Thus, analyzing the data and results
of the research, it was possible to verify that the main cause of difficulties and negative points
came from the failure in communication, as well as the need to improve the process of
disseminating the culture of quality in the organization.
Me. Costa, Adriano César Rosa da.
Certificação.
NBR ISO 9001.
International Organization of Standardization (ISO)..