Impactos da manutenção da certificação da Norma ISO 9001:2015: um estudo da percepção dos colaboradores e dos gestores de uma organização contábil de Arapiraca / AL

Impactos da manutenção da certificação da Norma ISO 9001:2015: um estudo da percepção dos colaboradores e dos gestores de uma organização contábil de Arapiraca / AL

Autor(a)
Bernardino, Amanda Caroline Laranjeira.
<amandalaranjeira17@gmail.com>
Ano de publicação
2020
Data da defesa
11/05/2020
Curso/Outros
Administração
Número de folhas
66
Tipo
TCC - Trabalho de Conclusão de Curso
Local
UFAL, Campus Arapiraca, Unidade Educacional ARAPIRACA
Resumo

Novos produtos e serviços são lançados diariamente, além dos novos mercados que surgem no mundo, o que faz com que a competitividade aumente. Para conseguir manter a sua posição de mercado, as empresas perceberam a necessidade de se adaptar às necessidades de seus cliente, assim, a implantação da Gestão da qualidade nas organizações passou a ser uma necessidade para a garantia do bom funcionamento e melhoria contínua da empresa. Nesse contexto, o trabalho tem o objetivo de analisar os impactos da certificação na Norma ISO 9001:2015 no Sistema de Gestão da Qualidade na empresa Análise Assessoria Contábil a partir da visão dos gestores e colaboradores. Diante disso, o presente estudo é caracterizado como descritivo e de abordagem quantitativa e qualitativa. Para o levantamento de dados, adotou-se uma investigação por meio da aplicação de um questionário, o qual buscou analisar a percepção de gestores e colaboradores da empresa Análise Assessoria Contábil acerca da certificação na Norma ISO 9001:2015, bem como as principais dificuldades com relação a sua manutenção e a realização da análise da aplicação dos princípios da qualidade na organização. Assim, analisando os dados e resultados da pesquisa, foi possível constatar que a principal causa de dificuldades e pontos negativos vinha da falha na comunicação, bem como a necessidade de melhoria do processo de disseminação da cultura da qualidade na organização. 

Abstract

New products and services are launched daily, in addition to the new markets that appear in the world, which increases competitiveness. In order to maintain their market position, companies realized the need to adapt to the needs of their customers, thus, the implementation of quality Management in organizations has become a necessity to guarantee the smooth functioning and continuous improvement of the company. In this context, the work aims to analyze the impacts of certification in ISO 9001: 2015 on the Quality Management System in the company Assessoria Assessoria Contábil from the perspective of managers and employees. Therefore, the present study is characterized as descriptive and with a quantitative and qualitative approach. For data collection, an investigation was adopted through the application of a questionnaire, which sought to analyze the perception of managers and employees of the company Assessoria Assessoria Contábil about the certification in ISO 9001: 2015, as well as the main difficulties with regarding its maintenance and the analysis of the application of quality principles in the organization. Thus, analyzing the data and results of the research, it was possible to verify that the main cause of difficulties and negative points came from the failure in communication, as well as the need to improve the process of disseminating the culture of quality in the organization.

Orientador(a)
Ma. Souza, Emanuelle de Sales Oliveira.
Banca Examinadora
Dr.ª Souza, Ademária Aparecida de.
Me. Costa, Adriano César Rosa da.
Palavras-chave
Gestão da qualidade.
Certificação.
NBR ISO 9001.
International Organization of Standardization (ISO)..
Áreas do Conhecimento/Localização
Coleção Propriedade Intelectual (CPI) - BSCA.
Categorias CNPQ
6.00.00.00-7 Ciências sociais aplicadas.
Visualizações
173
Observações


Não foi possível exibir o PDF