Histórias em quadrinhos no ensino de física

Autor(a)
Oliveira, Luciméria Soares de.
<lucimeriasoares@gmail.com>
Ano de publicação
2020
Data da defesa
04/05/2020
Curso/Outros
Física
Tipo
TCC - Trabalho de Conclusão de Curso
Local
UFAL, Campus Arapiraca, Unidade Educacional ARAPIRACA
Resumo

Por algum tempo os quadrinhos sofreram preconceito quando foram submetidos à área da educação, no entanto, com o passar do tempo percebeu-se que ele pode ser uma ferramenta importante, além de ser acessível a qualquer indivíduo. Este trabalho tem como objetivo mostrar a utilização de histórias em quadrinhos no ensino de Física no ensino médio e no ensino fundamental. Inicialmente o trabalho foi realizado com os alunos do ensino médio, com turmas do (2º e 3º anos), os conteúdos abordados com os discentes foi calorimetria, a seção sobre propagação do calor e eletrostática com o estudo das cargas elétricas. Após a explicação do conteúdo em sala de aula utilizando como recurso didático algumas histórias em quadrinhos, neste caso já prontas pelos alunos do ensino médio, os alunos tiveram como objetivo desenvolver suas próprias histórias baseadas nos conteúdos estudados anteriormente e se preferissem poderiam desenvolver algumas que respondessem curiosidades do cotidiano que a física explica. O próximo passo deste trabalho foi recolher estas histórias produzidas no ensino médio e utilizá-las nos últimos anos do ensino fundamental, observando através de um questionário após a utilização das mesmas, se os alunos conseguiriam adquirir o conhecimento dos conteúdos propostos nas histórias e situações físicas que eles vivenciam no dia a dia. Esses alunos foram escolhidos devidos serem leigos em relação ao ensino de física.

Abstract

For some time the comics suffered prejudice when they submitted to the area of education, however, over time it was realized that, it can be an important tool, in addition to being accessible to any individual. This work aims to show the use of comic books in teaching physics in high school and with elementary school. Initially the work was carried out with high school students, with classes from (2nd and 3rd years), the content discussed with the students was calorimetry, the section on heat propagation and electrostatics with the study of electrical charges. After explaining the content in the classroom using some comic books as a didactic resource, in this case already ready for high school students, the students had the objective of developing their own stories based on the contents previously studied and, if they preferred, they could develop some that answered curiosities of daily life that physics explains. The next step of this work was to collect these stories produced in high school and use them in the last years of elementary school, observing through a questionnaire after using them, if the students would be able to acquire the knowledge of the contents proposed in the stories and physical situations that they experience on a daily basis. These students chosen because they were lay people in relation to teaching physics.

Orientador(a)
Dr.ª Leão, Lidiane Maria Omena da Silva.
Banca Examinadora
Dr. Moura, André de Lima.
Dr.ª Silva, Lívia Maria Omena da.
Palavras-chave
História em quadrinhos.
Física no Ensino médio.
Física.
Ensino médio.
Áreas do Conhecimento/Localização
Coleção Propriedade Intelectual - CPI/BCA.
Categorias CNPQ
1.00.00.00-3 Ciências exatas e da terra.
Visualizações
50
Observações


Não foi possível exibir o PDF