Compreensão diagnóstica à luz da Gestalt-terapia: um olhar diferenciado sobre os modos de existência humana
Compreensão diagnóstica à luz da Gestalt-terapia: um olhar diferenciado
sobre os modos de existência humana
<luziabhetania@hotmail.com> Alves, Maria do Socorro Magalhães.
<marialves.sm@gmail.com>
Esta pesquisa teve como objetivo geral desvelar a compreensão diagnóstica em Gestalt-Terapia,
buscando reconfigurar o olhar sobre os aspectos adoecidos, restritivos ou disfuncionais da existência
humana, indo ao encontro da sua totalidade singular. Para isso, buscamos, através dos objetivos
específicos, inicialmente, apresentar o processo de desenvolvimento e reformulação do
Psicodiagnóstico, sua conceituação terminológica atualizada e a sua operacionalização interventiva;
para, em seguida, explanar acerca da Gestalt-Terapia, contemplando sua compreensão de homem e
mundo; e, por fim, evidenciar as especificidades desta abordagem ao empreender sua prática
diagnóstica. Iniciamos conhecendo o Psicodiagnóstico, perpassando pelo seu surgimento,
desenvolvimento, ascensão e declínio. Discorremos sobre a Gestalt-terapia, possibilitando uma
aproximação de suas especificidades filosóficas, teóricas e conceituais. Concernente aos aspectos
metodológicos, configuramos uma pesquisa bibliográfica e qualitativa, na qual realizamos um
levantamento de materiais acerca do tema em tela na plataforma de pesquisa Portal de Periódicos da
CAPES. Para a nossa análise, selecionamos 4 artigos científicos em português, como também
realizamos leituras complementares que contribuíram significativamente para a nossa discussão. O
processo de análise ocorreu a partir do método de análise de conteúdo de Bardin, resultando em 3
categorias de análise: 1) Desvendando o contato e o funcionamento humano saudável; 2) Refletindo
sobre as vicissitudes da vida contemporânea e a dimensão ontológica do contato; e 3) Evidenciando as
concepções psicopatológicas e a prática clínica-diagnóstica em Gestalt-Terapia. Os resultados surgidos
a partir das análises e discussões impactam no entendimento do funcionamento humano considerado
saudável e não saudável para a Gestalt-Terapia, os quais se desvelam pelo construto contato, visto que
é a partir dele que ocorre o processo de ininterrupta integração homem-mundo. Os resultados
evidenciam ainda uma concepção gestáltica de psicopatologia que é caracterizada como relacional,
funcional e processual, sendo compreendida a partir dos bloqueios e da perda do contato. A prática
clínica-diagnóstica gestáltica é sustentada em dois pilares: na valorização e apreensão da realidade
subjetiva-experiencial; e no entrelaçamento entre os recursos diagnósticos favoráveis ao
autodesenvolvimento e uma postura fenomenológica, dialógica e colaborativa por parte dos
envolvidos no processo psicoterapêutico, que é configurado como uma totalidade na qual se encontra
inserto o pensamento diagnóstico gestáltico. Este trabalho proporcionou uma importante reflexão,
especialmente por evidenciar um tema presentificado em nossos contextos e por mostrar a necessidade
de se empreender um saber-fazer sensível, responsável e comprometido com o reconhecimento, a
aceitação e a apreensão de novas situações, experiências ou fenômenos, mesmo que estes não se
encaixem nos padrões já catalogados, mas que certamente refletem as formas singulares da existência,
bem como as condições e vicissitudes do espaço-tempo vivenciado. Por fim, destacamos que esta
leitura é significativa para estudantes, profissionais e familiares-cuidadores que buscam conhecer as
questões explanadas a partir de um outro olhar, que é a compreensão clínica-diagnóstica gestáltica.
This research had as general objective to unveil the diagnostic understanding in Gestalt-Therapy,
seeking to reconfigure the look on the sick, restrictive or dysfunctional aspects of human existence,
going to meet its singular totality. For this, we seek, through the specific objectives, initially, to
present the process of development and reformulation of Psychodiagnosis, its updated terminological
conceptualization and its interventive operationalization; to then explain about Gestalt-Therapy,
contemplating its understanding of man and world; and, finally, to highlight the specificities of this
approach when undertaking its diagnostic practice. We begin by knowing the Psychodiagnosis, going
through its emergence, development, rise and decline. We will discuss Gestalt-therapy, enabling an
approximation of its philosophical, theoretical and conceptual specificities. Regarding methodological
aspects, we set up a bibliographic and qualitative research, in which we conducted a survey of
materials on the subject on screen in the research platform Portal de Periódicos da CAPES. For our
analysis, we selected 4 scientific articles in Portuguese, as well as conducting complementary readings
that contributed significantly to our discussion. The analysis process occurred from Bardin's content
analysis method, resulting in 3 categories of analysis: 1) Unveiling contact and healthy human
functioning; 2) Reflecting on the vicissitudes of contemporary life and the ontological dimension of
contact; and 3) Evidencing the psychopathological conceptions and clinical-diagnostic practice in
Gestalt-Therapy. The results arising from the analyses and discussions impact on the understanding of
human functioning considered healthy and unhealthy for Gestalt-Therapy, which are revealed by the
contact construct, since it is from it that occurs the process of uninterrupted human-world integration.
The results also show a gestaltic conception of psychopathology that is characterized as relational,
functional and procedural, being understood from the blocks and loss of contact. The gestaltic clinicaldiagnostic practice is supported by two pillars: in the valorization and apprehension of the subjectiveexperiential reality; and the intertwining between diagnostic resources favorable to self-development
and a phenomenological, dialogical and collaborative posture on the part of those involved in the
psychotherapeutic process, which is configured as a totality in which the diagnostic thinking of Gestalt
is inserted in. This work provided an important reflection, especially for highlighting a theme
presented in our contexts and for showing the need to undertake a sensitive, responsible and
committed know-how with the recognition, acceptance and apprehension of new situations,
experiences or phenomena, even if they do not fit the patterns already catalogued, but that certainly
reflect the singular forms of existence, as well as the conditions and vicissitudes of the space-time
experienced. Finally, we highlight that this reading is significant for students, professionals and
family-caregivers who seek to know the questions explained from another perspective, which is the
gestalt clinical-diagnostic understanding.
Ma. Magalhães, Caroline Cavalcanti Padilha.
Psicoterapia.
Psicodiagnóstico.