Territórios e direitos: desafios da educação escolar indígena entre os Jiripankó
Territórios e direitos: desafios da educação escolar indígena entre os Jiripankó
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Permeada por uma pesquisa bibliográfica e documental, caracterizada pela análise de entrevistas, fotografias e documentos relacionados ao povo indígena Jiripankó, que habitam o município de Pariconha, no Alto Sertão de Alagoas, organizamos nesta produção uma série de dados e reflexões sobre os vínculos entre a educação escolar diferenciada, realizada na Escola Estadual Indígena José Carapina, única instituição de ensino entre os referidos indígenas, e a noção de território tradicional, defendida pela etnia e legitimada pela legislação brasileira enquanto direito constitucional. Desse modo, analisamos e descrevemos o modo como os jovens são formados na Escola e como, a partir desse processo, alguns passam a se identificar enquanto pertencentes aquele lugar social, aos direitos que lhe são cabidos e, por consequência, a identidade indígena. Visamos contribuir no estudo da temática indígena em Alagoas ao protagonizar a pesquisa que foi realizada entre os Jiripankó; apresentando, nesta monografia de Serviço Social, a sociedade Jiripankó através da ótica do território e educação escolar diferenciada e intercultural.
Permeated by a bibliographic and documentary research, characterized by the analysis of interviews, photographs and documents related to the Jiripankó indigenous people, who inhabit the municipality of Pariconha, in the Alto Sertão de Alagoas, organized in this production a series of data and reflections on the links between education differentiated school, held at the José Carapina Indigenous State School, the only educational institution among the indigenous women, and a notion of traditional territory, defended by ethnicity and legitimized by Brazilian legislation, as a constitutional right. This way, analyzes and describes the way young people are trained in the School and, from this process, some start to identify while belonging to that social place, to the rights of which they are entitled and, consequently,an indigenous identity. We aim to contribute to the study of indigenous themes in Alagoas, tocharacterize a research that was carried out among the Jiripankó; presented in this monograph of Social Work, a Jiripankó society through the perspective of the territory and differentiated and intercultural school education.
Dr. Peixoto, José Adelson Lopes.
Políticas de educação – indígenas.
Índios - educação.