As canções: construindo singularidades; o rizoma junto as produções do cinema de Eduardo Coutinho

As canções: construindo singularidades; o rizoma junto as produções do cinema de Eduardo Coutinho

Autor(a)
Barros, Lino Jamerson de.
<linobarros1@gmail.com>
Ano de publicação
2020
Data da defesa
12/02/2020
Curso/Outros
Psicologia (U. E. Palmeira dos Índios)
Número de folhas
51
Tipo
TCC - Trabalho de Conclusão de Curso
Local
UFAL, Campus Arapiraca, Unidade Educacional PALMEIRA DOS ÍNDIOS
Resumo

Este trabalho versa sobre a questão das singularidades de pessoas e um olhar sobre o fazer em produções singulares, adentrando desta forma como um modo potencializador alocado na vivencia sobre a história de vida de uma pessoa. Usando assim o artifício do cinema documentário brasileiro, em ênfase uma produção do cineasta Eduardo Coutinnho para uma breve análise, para que, desta forma, possamos demonstrar o quanto as vivências são importantes, nos momentos, sentidos e emoções que florescem no momento da fala e dos gestos, é vislumbrar um pouco com o olhar ético e crítico de espectador as histórias que capturadas por uma câmera foram sendo construídas por seus amores, canções e sentimentos. Temos, aqui, ou tentamos compor de melhor forma a demonstrar para o leitor que as histórias contadas vivenciadas neste trabalho e observadas a partir do filme documentário As Canções trazem grandes sentidos para o quanto toda história carrega afetos e fatores singulares, desta forma, e como este sentindo pode tempos depois transformam em um novo significado. O uso do documentário As Canções de Eduardo Coutinho é uma ferramenta para evidenciar a produção de singularidade das pessoas analisadas via filme documentário, e desta forma, afirmar todo o curso que este trabalho versará sobre a temática de produção de subjetividade. Diante de tudo, é conceber que o fazer ético na escuta não está só para uma prática de um profissional diante de pessoa a pessoa e se expressar diante de uma pessoa ou grupo, mas sim diante das produções de singulares e de desejo, sabendo-se que naqueles instantes de conversa frente a frente ambos trocam experiências que se colocam como o momento como algo significante para sua vida.

Abstract

This work deals with the question of the singularities of people and a look at what to do in singular productions, entering in this way as a potentializing mode allocated in the experience about a person's life story. Using the artifice of Brazilian documentary cinema, emphasizing a production by filmmaker Eduardo Coutinho for a brief analysis, so that, in this way, we can demonstrate how important the experiences are, in the moments, senses and emotions that flourish in the moment of speech and of the gestures, it is possible to glimpse a little with the ethical and critical eye of the spectator, the stories captured by a camera were being built by their loves, songs and feelings. We have here, or we try to compose in a better way, to demonstrate to the reader that the stories told experienced in this work and observed from the documentary film As Canções bring great meanings to how much every story carries affections and singular factors, in this way, and how this feeling may later turn into a new meaning. The use of the documentary As Canções by Eduardo Coutinho is a tool to highlight the production of singularity of the people analyzed via documentary film, and in this way, affirm the entire course that this work will deal with the subjectivity production theme. In the face of everything, it is to conceive that doing ethical listening is not just for the practice of a professional before person to person and expressing himself before a person or group, but before the productions of singulars and desire, knowing that in those moments of face-to-face conversation, both exchange experiences that pose themselves as the moment as something significant for their life.

Orientador(a)
Dr. Fernandes, Saulo Luders.
Banca Examinadora
Ma. Simião, Fernanda Cristina Nunes.
Dr. Nascimento, Mayk Andreele do.
Palavras-chave
Psicologia social.
Documentário (Cinema).
Filme cinematográfico.
Áreas do Conhecimento/Localização
Coleção Propriedade Intelectual (CPI) - BSPI.
Categorias CNPQ
7.00.00.00-0 Ciências humanas.
Visualizações
286
Observações


Não foi possível exibir o PDF