As canções: construindo singularidades; o rizoma junto as produções do cinema de Eduardo Coutinho
As canções: construindo singularidades; o rizoma junto as produções do
cinema de Eduardo Coutinho
<linobarros1@gmail.com>
Este trabalho versa sobre a questão das singularidades de pessoas e um olhar sobre o fazer em produções
singulares, adentrando desta forma como um modo potencializador alocado na vivencia sobre a história
de vida de uma pessoa. Usando assim o artifício do cinema documentário brasileiro, em ênfase uma
produção do cineasta Eduardo Coutinnho para uma breve análise, para que, desta forma, possamos
demonstrar o quanto as vivências são importantes, nos momentos, sentidos e emoções que florescem no
momento da fala e dos gestos, é vislumbrar um pouco com o olhar ético e crítico de espectador as
histórias que capturadas por uma câmera foram sendo construídas por seus amores, canções e
sentimentos. Temos, aqui, ou tentamos compor de melhor forma a demonstrar para o leitor que as
histórias contadas vivenciadas neste trabalho e observadas a partir do filme documentário As Canções
trazem grandes sentidos para o quanto toda história carrega afetos e fatores singulares, desta forma, e
como este sentindo pode tempos depois transformam em um novo significado. O uso do documentário
As Canções de Eduardo Coutinho é uma ferramenta para evidenciar a produção de singularidade das
pessoas analisadas via filme documentário, e desta forma, afirmar todo o curso que este trabalho versará
sobre a temática de produção de subjetividade. Diante de tudo, é conceber que o fazer ético na escuta
não está só para uma prática de um profissional diante de pessoa a pessoa e se expressar diante de uma
pessoa ou grupo, mas sim diante das produções de singulares e de desejo, sabendo-se que naqueles
instantes de conversa frente a frente ambos trocam experiências que se colocam como o momento como
algo significante para sua vida.
This work deals with the question of the singularities of people and a look at what to do in singular
productions, entering in this way as a potentializing mode allocated in the experience about a person's
life story. Using the artifice of Brazilian documentary cinema, emphasizing a production by filmmaker
Eduardo Coutinho for a brief analysis, so that, in this way, we can demonstrate how important the
experiences are, in the moments, senses and emotions that flourish in the moment of speech and of the
gestures, it is possible to glimpse a little with the ethical and critical eye of the spectator, the stories
captured by a camera were being built by their loves, songs and feelings. We have here, or we try to
compose in a better way, to demonstrate to the reader that the stories told experienced in this work and
observed from the documentary film As Canções bring great meanings to how much every story carries
affections and singular factors, in this way, and how this feeling may later turn into a new meaning. The
use of the documentary As Canções by Eduardo Coutinho is a tool to highlight the production of
singularity of the people analyzed via documentary film, and in this way, affirm the entire course that
this work will deal with the subjectivity production theme. In the face of everything, it is to conceive
that doing ethical listening is not just for the practice of a professional before person to person and
expressing himself before a person or group, but before the productions of singulars and desire, knowing
that in those moments of face-to-face conversation, both exchange experiences that pose themselves as
the moment as something significant for their life.
Dr. Nascimento, Mayk Andreele do.
Documentário (Cinema).
Filme cinematográfico.