Um olhar sobre o duplo-sujeito: o que pensam alunos dos anos finais do Ensino fundamental do Município de Dois Riachos - AL

Um olhar sobre o duplo-sujeito: o que pensam alunos dos anos finais do Ensino fundamental do Município de Dois Riachos - AL

Autor(a)
Marques, Gabriel Vitor Cavalcante.
<cavalcante.docente@gmail.com>
Ano de publicação
2020
Data da defesa
27/02/2020
Curso/Outros
Letras - Língua Portuguesa
Número de folhas
42
Tipo
TCC - Trabalho de Conclusão de Curso
Local
UFAL, Campus Arapiraca, Unidade Educacional ARAPIRACA
Resumo

A língua não é uma realidade estática, mas está em constante reestruturação. Mudanças não surgem de uma hora para a outra, senão são impulsionadas pelo funcionamento da língua, já que é uma estrutura dinâmica, maleável a cada contexto sociocultural e geográfico, o que possibilita a existência de variedades linguísticas, permitindo que uma mesma língua seja falada de maneiras múltiplas. Todavia, nem todas as variedades gozam de prestígio social; algumas são reprimidas e consideradas menos aceitáveis para o padrão imposto, o que faz com que os falantes considerados cultos evitem-nas, pondo-as em posição marginal. No entanto, quando uma mesma variante está presente na fala de pessoas de posições socioeconômicas, faixas etárias e regiões geográficas diversas, cabe ao pesquisador o papel de investigar se o fenômeno constitui apenas uma variação ou significa uma mudança linguística. Realizar-se-á, por meio deste trabalho, um estudo sobre o que pensam os alunos dos anos finais do Ensino Fundamental do município de Dois Riachos a respeito do duplo-sujeito, fenômeno linguístico compreendido como o deslocamento de sujeito à esquerda e sua retomada, na sentença, por meio de um pronome-cópia, a fim de entender como esse fenômeno linguístico é avaliado na comunidade. Para tanto, utilizou-se como escopo teórico as considerações de Duarte (2012), Olizaroski e Bidarra (2016), Orsini e Vasco (2007), Paula (2013), Paula e Orsini (2016) e Silva, Maurício e Silva (2017), que explicam a gênese do fenômeno abordado. A partir de tais leituras, sustentou-se a hipótese de que o duplo-sujeito é uma variante que constitui um processo de mudança linguística fruto da modificação paramétrica do Parâmetro Sujeito Nulo do português brasileiro. O procedimento metodológico adotado, para o estudo proposto, é de caráter quantitativo, tomando por base um questionário linguístico sobre a variação em estudo, que foi estruturado seguindo as metodologias apontadas pela sociolinguística, cujo fundamento está nas proposições de Weinreich, Labov e Herzog (2006), Labov (2008), Faraco (2006) e Calvet (2002), que discutem questões referentes à variação e à mudança linguística. Os dados mostram que não há uma avaliação negativa quanto ao fenômeno em estudo, não havendo assim preconceito linguístico.

Resumen

La lengua no es una realidad estática, pero está en constante reestructuración. Cambios no surgen de una hora a otra, de lo contrario están impulsados por el funcionamiento de la lengua, ya que es una estructura dinámica, maleable a cada contexto sociocultural y geográfico, lo que hace posible la existencia de variedades lingüísticas, permitiendo que una misma lengua sea hablada de maneras múltiples. Sin embargo, no todas las variedades gozan de prestigio social; algunas son reprimidas y consideradas menos aceptables para el estándar impuesto, lo que hace que los hablantes considerados cultos las eviten, colocándolas en posición marginal. Mientras tanto, cuando una misma variante está presente en la habla de personas de diferentes posiciones socioeconómicas, grupos de edad y regiones geográficas, corresponde al encuestador el papel de investigar si el fenómeno constituye solamente una variación o significa un cambio lingüístico. Por medio de este trabajo, será realizado un estudio sobre lo que piensan los estudiantes de los años finales de la Escuela Primaria del municipio de Dois Riachos sobre el doble-sujeto, fenómeno lingüístico comprendido como el desplazamiento de sujeto a izquierda y su reanudación, en la sentencia, mediante un pronome-copia, con el fin de entender cómo este fenómeno lingüístico es avaluado en la comunidad. Para tanto, fueran utilizadas, como alcance teórico, las consideraciones de Duarte (2012), Olizaroski y Bidarra (2016), Orsini y Vasco (2007), Paula (2013), Paula y Orsini (2016) y Silva, Maurício y Silva (2017), que explican la génesis del fenómeno abordado. A partir de tales lecturas, fue sustentada la hipótesis de que el doble-sujeto es una variante que constituye un proceso de cambio lingüístico fruto de la modificación paramétrica del Parámetro Sujeto Nulo del portugués brasileño. El procedimiento metodológico adoptado, para el estudio propuesto, es de carácter cuantitativo, basado en un cuestionario lingüístico sobre la variación en estudio, que fue estructurado siguiendo las metodologías apuntadas por la sociolingüística, cuyo fundamento se encuentra en las proposiciones de Weinreich, Labov y Herzog (2006), Labov (2008), Faraco (2006) y Calvet (2002), que discuten cuestiones relativas a la variación e a lo cambio lingüístico. Los datos muestran que no hay una evaluación negativa sobre el fenómeno en estudio, por lo que no hay prejuicio lingüístico.

Orientador(a)
Dr.ª Vitório, Elyne Giselle de Santana Lima Aguiar.
Banca Examinadora
Dr.ª Oliveira, Eliane Vitorino de Moura.
Silva, Suziane de Oliveira Porto.
Palavras-chave
Sociolinguística.
Variação linguística.
Duplo-sujeito.
Áreas do Conhecimento/Localização
Coleção Propriedade Intelectual (CPI) - BSCA.
Categorias CNPQ
8.00.00.00-2 Linguística, letras e artes.
Visualizações
745
Observações


Não foi possível exibir o PDF