O papel do gestor escolar frente ao processo de gestão democrática na escola, considerações sobre o que está posto nas orientações legais: avanços e limites
O papel do gestor escolar frente ao processo de gestão democrática na escola, considerações sobre o que está posto nas orientações legais: avanços e limites
<janyellesilva@hotmail.com.br>
O
presente artigo, cuja temática aborda “o papel do gestor escolar frente ao
processo de gestão democrática na escola, considerações sobre o que está posto nas orientações legais: avanços e
limites”, tem como objetivo geral identificar situações quepodem fragilizar a ação do gestor, quanto a organização
de uma gestão democrática na escola. Para isso, foram definidos os seguintes
objetivos específicos: levantar alguns dosprincipais
conceitos sobre gestão escolar democrática; a fim decompreender
a função do gestor escolar, identificando limites e possibilidades atribuídas
por lei a ele. Para a realização deste trabalho utilizamos uma pesquisa
bibliográfica, seguida da pesquisa de campo realizada em duas escolas
municipais de Arapiraca. Durante o processo de levantamento dos dados foi usado
questionário para apreender considerações que foram apresentadas a partir das
leituras e das reflexões encaminhadas ao longo do trabalho. Diante do estudo e
da pesquisa realizada, constatou-se que o papel do gestor escolar em busca de
uma gestão democrática, está substancialmente voltada ao cumprimento das
orientações legais postas por órgãos da administração geral que regem a
educação escolar no Brasil.
This article, whose theme
addresses “the role of the school manager in the face of the democratic
management process at school, considerations about what is put in the legal
guidelines: advances and limits”, has the general objective of identifying
situations that can weaken the action of the manager , as for the organization
of a democratic management in the school. For this, the following specific
objectives were defined: to raise some of the main concepts about democratic
school management; in order to understand the role of the school manager,
identifying limits and possibilities assigned by law to him. For the
accomplishment of this work we used a bibliographic research, followed by the
field research carried out in two municipal schools of Arapiraca. During the
data collection process, a questionnaire was used to apprehend considerations
that were presented based on the readings and reflections forwarded throughout
the work. In view of the study and the research carried out, it was found that
the role of the school manager in search of a democratic management, is
substantially focused on the fulfillment of the legal guidelines put forward by
general administration bodies that govern school education in Brazil.
Dr.ª Santos, Marta Maria Minervino dos.
Gestor escolar.
Legislação.