O papel do gestor escolar frente ao processo de gestão democrática na escola, considerações sobre o que está posto nas orientações legais: avanços e limites

O papel do gestor escolar frente ao processo de gestão democrática na escola, considerações sobre o que está posto nas orientações legais: avanços e limites

Autor(a)
Silva, Janyelle da Costa.
<janyellesilva@hotmail.com.br>
Ano de publicação
2020
Data da defesa
15/07/2020
Curso/Outros
Pedagogia
Número de folhas
24
Tipo
TCC - Trabalho de Conclusão de Curso
Local
UFAL, Campus Arapiraca, Unidade Educacional ARAPIRACA
Resumo

O presente artigo, cuja temática aborda “o papel do gestor escolar frente ao processo de gestão democrática na escola, considerações sobre o que está posto nas orientações legais: avanços e limites”, tem como objetivo geral identificar situações quepodem fragilizar a ação do gestor, quanto a organização de uma gestão democrática na escola. Para isso, foram definidos os seguintes objetivos específicos: levantar alguns dosprincipais conceitos sobre gestão escolar democrática; a fim decompreender a função do gestor escolar, identificando limites e possibilidades atribuídas por lei a ele. Para a realização deste trabalho utilizamos uma pesquisa bibliográfica, seguida da pesquisa de campo realizada em duas escolas municipais de Arapiraca. Durante o processo de levantamento dos dados foi usado questionário para apreender considerações que foram apresentadas a partir das leituras e das reflexões encaminhadas ao longo do trabalho. Diante do estudo e da pesquisa realizada, constatou-se que o papel do gestor escolar em busca de uma gestão democrática, está substancialmente voltada ao cumprimento das orientações legais postas por órgãos da administração geral que regem a educação escolar no Brasil.

 

Abstract

This article, whose theme addresses “the role of the school manager in the face of the democratic management process at school, considerations about what is put in the legal guidelines: advances and limits”, has the general objective of identifying situations that can weaken the action of the manager , as for the organization of a democratic management in the school. For this, the following specific objectives were defined: to raise some of the main concepts about democratic school management; in order to understand the role of the school manager, identifying limits and possibilities assigned by law to him. For the accomplishment of this work we used a bibliographic research, followed by the field research carried out in two municipal schools of Arapiraca. During the data collection process, a questionnaire was used to apprehend considerations that were presented based on the readings and reflections forwarded throughout the work. In view of the study and the research carried out, it was found that the role of the school manager in search of a democratic management, is substantially focused on the fulfillment of the legal guidelines put forward by general administration bodies that govern school education in Brazil.

Orientador(a)
Dr.ª Brito, Maria Betânea Gomes da Silva.
Banca Examinadora
Dr. Silva, Ivanderson Pereira da.
Dr.ª Santos, Marta Maria Minervino dos.
Palavras-chave
Gestão democrática.
Gestor escolar.
Legislação.
Áreas do Conhecimento/Localização
Coleção Propriedade Intelectual (CPI) - BSCA.
Categorias CNPQ
7.00.00.00-0 Ciências humanas.
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