Projeto de uma unidade docente assistencial na Universidade Federal de Alagoas - _Campus_ Arapiraca
Projeto de uma unidade docente assistencial na Universidade Federal de Alagoas - Campus Arapiraca
<maayhferreira@gmail.com>
A Atenção Primaria à Saúde (APS) é considerada a porta de entrada preferencial do Sistema
Único de Saúde (SUS). Tem como objetivo atender em media de 80% a 90% dos problemas
de saúde da população, não havendo a necessidade de encaminhamento para outros serviços,
como emergências e hospitais. A APS trabalha com promoção de saúde, prevenção de agravos
à saúde, tratamentos e ainda pequenas urgências como situações agudas. Nela o usuário
recebe todo acompanhamento a longo prazo - desde o pré-natal até a velhice. Além dessas
funções, uma Unidade Docente Assistencial (UDA) pode subsidiar atividades didáticas e
práticas na formação de profissionais da área de saúde a partir do contato direto com a rotina
dos diferentes tipos de atendimento. Dessa forma, o presente trabalho tem como objetivo
elaborar uma proposta arquitetônica de uma Unidade Docente Assistencial para o Campus
UFAL Arapiraca, como suporte para as necessidades do curso de medicina, enfermagem,
educação física e demais cursos do eixo saúde, como também, atender a demanda atual das
comunidades circunvizinhas ao campus. Procurando atender os objetivos propostos, foram
feitas revisões bibliográficas, estudos de referências, visitas in loco com levantamento
fotográfico, assim como estudo do terreno e das normas específicas para o porte do
estabelecimento. O anteprojeto apresentado conta com soluções arquitetônicas que envolvem:
ventilação e iluminação naturais, acessibilidade, integração com o ambiente externo e jardins.
A contribuição desse trabalho é a integração das informações de diferentes disciplinas como:
arquitetura, saúde e educação, em um texto que articula o papel e a relevância da arquitetura
com o processo de ensino – aprendizagem – prestação de serviço de qualidade. O trabalho
contempla base teórica e prática capaz de contribuir para o desenvolvimento de projetos de
arquitetura para ambientes de saúde, principalmente na atenção básica. Acredita-se, também,
que a aplicação de estratégias bioclimáticas no desenvolvimento da proposta contribuiu para
elaboração de um espaço condizente com as necessidades de seus usuários, e desta forma,
mais humanizados. Por fim, é indispensável o desenvolvimento de pesquisas que abordem
este tema e proponham soluções concretas e viáveis capazes de contribuir para a produção
coletiva do conhecimento nesta área.
Primary Health Care (PHC) is considered the preferential gateway to the Single Health
System (SUS). Its objective is to attend an average of 80% to 90% of the population's health
problems, and there is no need for referral to other services, such as emergencies and
hospitals. The APS works with health promotion, prevention of health problems, treatments
and even small emergencies such as acute situations. In it the user receives all long-term
follow-up - from prenatal to old age. Besides these functions, an Assistential Teaching Unit
(UDA) can subsidize didactic and practical activities in the formation of health professionals,
from the direct contact with the routine of the different types of care. Thus, the objective of
this work is to elaborate an architectural proposal for an Assistential Teaching Unit for the
UFAL Arapiraca Campus, as a support for the needs of the medical, nursing, physical
education and other courses of the health axis, as well as to meet the current demand of the
communities surrounding the campus. In order to meet the proposed objectives, bibliographic
reviews, reference studies, on-site visits with photographic surveys, as well as a study of the
terrain and the specific norms for the size of the establishment were made. The presented
project has architectural solutions that involve: natural ventilation and lighting, accessibility,
integration with the outdoor environment and gardens. The contribution of this work is the
integration of information from different disciplines such as: architecture, health and
education, in a text that articulates the role and relevance of architecture with the teaching
process - learning - quality service provision. The work contemplates theoretical and practical
basis capable of contributing to the development of architectural projects for health
environments, mainly in basic care. It is also believed that the application of bioclimatic
strategies in the development of the proposal has contributed to the elaboration of a space that
is compatible with the needs of its users, and thus more humanized. Finally, it is indispensable
the development of researches that approach this theme and propose concrete and viable
solutions capable of contributing to the collective production of knowledge in this area.
Ma. Christopoulos, Sofia Campos.
Gonçalves, Thaysa Gabriela de Oliveira.
Arquitetura hospitalar.
Unidade docente assistencial.