Projeto de uma unidade docente assistencial na Universidade Federal de Alagoas - Campus Arapiraca

Autor(a)
Silva, Elisangela Mayara Ferreira da.
<maayhferreira@gmail.com>
Ano de publicação
2020
Data da defesa
19/02/2020
Curso/Outros
Arquitetura e Urbanismo
Tipo
TCC - Trabalho de Conclusão de Curso
Local
UFAL, Campus Arapiraca, Unidade Educacional ARAPIRACA
Resumo

A Atenção Primaria à Saúde (APS) é considerada a porta de entrada preferencial do Sistema Único de Saúde (SUS). Tem como objetivo atender em media de 80% a 90% dos problemas de saúde da população, não havendo a necessidade de encaminhamento para outros serviços, como emergências e hospitais. A APS trabalha com promoção de saúde, prevenção de agravos à saúde, tratamentos e ainda pequenas urgências como situações agudas. Nela o usuário recebe todo acompanhamento a longo prazo - desde o pré-natal até a velhice. Além dessas funções, uma Unidade Docente Assistencial (UDA) pode subsidiar atividades didáticas e práticas na formação de profissionais da área de saúde a partir do contato direto com a rotina dos diferentes tipos de atendimento. Dessa forma, o presente trabalho tem como objetivo elaborar uma proposta arquitetônica de uma Unidade Docente Assistencial para o Campus UFAL Arapiraca, como suporte para as necessidades do curso de medicina, enfermagem, educação física e demais cursos do eixo saúde, como também, atender a demanda atual das comunidades circunvizinhas ao campus. Procurando atender os objetivos propostos, foram feitas revisões bibliográficas, estudos de referências, visitas in loco com levantamento fotográfico, assim como estudo do terreno e das normas específicas para o porte do estabelecimento. O anteprojeto apresentado conta com soluções arquitetônicas que envolvem: ventilação e iluminação naturais, acessibilidade, integração com o ambiente externo e jardins. A contribuição desse trabalho é a integração das informações de diferentes disciplinas como: arquitetura, saúde e educação, em um texto que articula o papel e a relevância da arquitetura com o processo de ensino – aprendizagem – prestação de serviço de qualidade. O trabalho contempla base teórica e prática capaz de contribuir para o desenvolvimento de projetos de arquitetura para ambientes de saúde, principalmente na atenção básica. Acredita-se, também, que a aplicação de estratégias bioclimáticas no desenvolvimento da proposta contribuiu para elaboração de um espaço condizente com as necessidades de seus usuários, e desta forma, mais humanizados. Por fim, é indispensável o desenvolvimento de pesquisas que abordem este tema e proponham soluções concretas e viáveis capazes de contribuir para a produção coletiva do conhecimento nesta área. 

Abstract

Primary Health Care (PHC) is considered the preferential gateway to the Single Health System (SUS). Its objective is to attend an average of 80% to 90% of the population's health problems, and there is no need for referral to other services, such as emergencies and hospitals. The APS works with health promotion, prevention of health problems, treatments and even small emergencies such as acute situations. In it the user receives all long-term follow-up - from prenatal to old age. Besides these functions, an Assistential Teaching Unit (UDA) can subsidize didactic and practical activities in the formation of health professionals, from the direct contact with the routine of the different types of care. Thus, the objective of this work is to elaborate an architectural proposal for an Assistential Teaching Unit for the UFAL Arapiraca Campus, as a support for the needs of the medical, nursing, physical education and other courses of the health axis, as well as to meet the current demand of the communities surrounding the campus. In order to meet the proposed objectives, bibliographic reviews, reference studies, on-site visits with photographic surveys, as well as a study of the terrain and the specific norms for the size of the establishment were made. The presented project has architectural solutions that involve: natural ventilation and lighting, accessibility, integration with the outdoor environment and gardens. The contribution of this work is the integration of information from different disciplines such as: architecture, health and education, in a text that articulates the role and relevance of architecture with the teaching process - learning - quality service provision. The work contemplates theoretical and practical basis capable of contributing to the development of architectural projects for health environments, mainly in basic care. It is also believed that the application of bioclimatic strategies in the development of the proposal has contributed to the elaboration of a space that is compatible with the needs of its users, and thus more humanized. Finally, it is indispensable the development of researches that approach this theme and propose concrete and viable solutions capable of contributing to the collective production of knowledge in this area.

Orientador(a)
Dr.ª Torres, Simone Carnaúba.
Coorientador(a)
Ferreira, Ricardo Jansen Santos.
Banca Examinadora
Ma. Cavalcante, Renata Torres Sarmento de Castro.
Ma. Christopoulos, Sofia Campos.
Ma. Gonçalves, Thaysa Gabriela de Oliveira.
Palavras-chave
Unidade Básica de Saúde (UBS).
Arquitetura hospitalar.
Unidade docente assistencial.
Áreas do Conhecimento/Localização
Coleção Propriedade Intelectual - CPI/BCA.
Categorias CNPQ
6.00.00.00-7 Ciências sociais aplicadas.
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