Arquitetura escolar: uma análise integrada dos aspectos de conforto ambiental da Escola Monsenhor José Soares em Arapiraca - AL

Autor(a)
Nascimento, Alyne Nunes.
<alynenunes57@gmail.com>
Ano de publicação
2020
Data da defesa
08/07/2020
Curso/Outros
Arquitetura e Urbanismo
Tipo
TCC - Trabalho de Conclusão de Curso
Local
UFAL, Campus Arapiraca, Unidade Educacional ARAPIRACA
Resumo

A utilização das estratégias de conforto ambiental no âmbito escolar é muito importante para tornar ambientes mais agradáveis, confortáveis e estimulantes para os alunos e professores contribuindo para o bom desempenho de suas atividades e funções. Por isso, essas estratégias devem ser pensadas e utilizadas, quando possível, de forma integrada a fim de potencializar seus benefícios térmicos, acústicos e visuais. O presente trabalho trata-se de um estudo qualitativo e quantitativo e busca realizar uma análise integrada dos aspectos relacionados com as condições de conforto ambiental (térmico, visual e acústico). Para isso, foi utilizado como estudo de caso as salas de aula da escola municipal de ensino fundamental Monsenhor José Soares, localizada em Arapiraca, Alagoas. As avaliações foram divididas entre análises técnicas, através de ferramentas e simulações computacionais e avaliações técnicas a partir de observação in loco tendo como base os parâmetros indicados através das normas vigentes e indicações dos especialistas classificando-as em adequadas e inadequadas. Além disso, foi realizada a análise de percepção do usuário através da avaliação pós-ocupação (APO) que tem por objetivo avaliar a sensação de conforto dos usuários nas salas de aula realizada através da aplicação de um questionário. Os resultados mostram que a escola não atende às indicações das normas e há presença de conflitos entre os confortos, sendo esse resultado constatado diretamente pelos alunos, podendo prejudicar o processo de ensino e aprendizagem. Dos pontos avaliados, apenas o entorno mostrou-se adequado contribuindo para a qualidade térmica, acústica e visual da escola. Através do estudo realizado, foram apontadas soluções indicadas para amenizar o desconforto das salas de aula demonstrando a possibilidade de alcançar a integração do conforto ambiental através de estratégias simples aplicadas à arquitetura. 

Abstract

Strategies for achieving environmental comfort in school spaces are very important to make environments more pleasant, comfortable and stimulating for students and teachers, contributing to the good performance of their activities and functions. These strategies must be thought and used in an integrated way in order to maximize their thermal, acoustic and visual benefits. This work is based on a qualitative and quantitative study for an integrated analysis of aspects related to environmental comfort conditions (thermal, visual and acoustic). The Monsenhor José Soares municipal school was selected as a case study, located in Arapiraca, Alagoas. The evaluations were developed based on computer simulations and technical evaluations based on on-site observation considering the parameters indicated through the current rules and recommendations of the specialists, classifying them as adequate and inadequate. An analysis of the user's perception was also carried out through the post-occupation assessment (APO), which aims to assess the users' feeling of comfort in the classrooms, carried out by applying a questionnaire. The results show that the school does not meet the guidelines and there are conflicts between the comfort conditions evaluated. This fact could be seen directly by the students, which could harm the teaching and learning process. Among the aspects evaluated, only the surroundings proved to be adequate, contributing to the thermal, acoustic and visual quality of the school. Solutions were indicated to alleviate the discomfort of the classrooms, demonstrating the possibility of achieving the integration of environmental comfort through simple strategies applied to architecture..

Orientador(a)
Dr.ª Torres, Simone Carnaúba.
Banca Examinadora
Dr.ª Gonçalves, Elisabeth de Albuquerque Cavalcanti Duarte.
Me. Araújo, Iuri Ávila Lins de.
Ma. Silva, Mônica Ferreira da.
Palavras-chave
Arquitetura escolar.
Estratégias bioclimáticas.
Conforto ambiental.
Áreas do Conhecimento/Localização
Coleção Propriedade Intelectual - CPI/BCA.
Categorias CNPQ
6.00.00.00-7 Ciências sociais aplicadas.
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