Arquitetura escolar: uma análise integrada dos aspectos de conforto ambiental da Escola Monsenhor José Soares em Arapiraca - AL
Arquitetura escolar: uma análise integrada dos aspectos de conforto ambiental da Escola Monsenhor José Soares em Arapiraca - AL
<alynenunes57@gmail.com>
A utilização das estratégias de conforto ambiental no âmbito escolar é muito
importante para tornar ambientes mais agradáveis, confortáveis e estimulantes para
os alunos e professores contribuindo para o bom desempenho de suas atividades e
funções. Por isso, essas estratégias devem ser pensadas e utilizadas, quando
possível, de forma integrada a fim de potencializar seus benefícios térmicos,
acústicos e visuais. O presente trabalho trata-se de um estudo qualitativo e
quantitativo e busca realizar uma análise integrada dos aspectos relacionados com
as condições de conforto ambiental (térmico, visual e acústico). Para isso, foi
utilizado como estudo de caso as salas de aula da escola municipal de ensino
fundamental Monsenhor José Soares, localizada em Arapiraca, Alagoas. As
avaliações foram divididas entre análises técnicas, através de ferramentas e
simulações computacionais e avaliações técnicas a partir de observação in loco
tendo como base os parâmetros indicados através das normas vigentes e indicações
dos especialistas classificando-as em adequadas e inadequadas. Além disso, foi
realizada a análise de percepção do usuário através da avaliação pós-ocupação
(APO) que tem por objetivo avaliar a sensação de conforto dos usuários nas salas
de aula realizada através da aplicação de um questionário. Os resultados mostram
que a escola não atende às indicações das normas e há presença de conflitos entre
os confortos, sendo esse resultado constatado diretamente pelos alunos, podendo
prejudicar o processo de ensino e aprendizagem. Dos pontos avaliados, apenas o
entorno mostrou-se adequado contribuindo para a qualidade térmica, acústica e
visual da escola. Através do estudo realizado, foram apontadas soluções indicadas
para amenizar o desconforto das salas de aula demonstrando a possibilidade de
alcançar a integração do conforto ambiental através de estratégias simples aplicadas
à arquitetura.
Strategies for achieving environmental comfort in school spaces are very important to
make environments more pleasant, comfortable and stimulating for students and
teachers, contributing to the good performance of their activities and functions. These
strategies must be thought and used in an integrated way in order to maximize their
thermal, acoustic and visual benefits. This work is based on a qualitative and
quantitative study for an integrated analysis of aspects related to environmental
comfort conditions (thermal, visual and acoustic). The Monsenhor José Soares
municipal school was selected as a case study, located in Arapiraca, Alagoas. The
evaluations were developed based on computer simulations and technical
evaluations based on on-site observation considering the parameters indicated
through the current rules and recommendations of the specialists, classifying them as
adequate and inadequate. An analysis of the user's perception was also carried out
through the post-occupation assessment (APO), which aims to assess the users'
feeling of comfort in the classrooms, carried out by applying a questionnaire. The
results show that the school does not meet the guidelines and there are conflicts
between the comfort conditions evaluated. This fact could be seen directly by the
students, which could harm the teaching and learning process. Among the aspects
evaluated, only the surroundings proved to be adequate, contributing to the thermal,
acoustic and visual quality of the school. Solutions were indicated to alleviate the
discomfort of the classrooms, demonstrating the possibility of achieving the
integration of environmental comfort through simple strategies applied to
architecture..
Me. Araújo, Iuri Ávila Lins de.
Silva, Mônica Ferreira da.
Estratégias bioclimáticas.
Conforto ambiental.